5 filmes com carros que falam, de Transformers ao Fusca Herbie
Ainda que veículos antropomórficos sejam mais comuns nos desenhos animados, ao longo dos anos, o fascínio do público por carros impulsionou dezenas de histórias de automóveis conscientes nos cinemas, transformando-os de fato em personagens de suas tramas.
- 10 filmes sobre automobilismo que todo fã precisa assistir
- 7 filmes e séries sobre carros e seus criadores
De carros que literalmente conversam como o icônico Benny de Uma Cilada Para Roger Rabbit, até aqueles que se comunicam por gestos e ações, como o querido fusquinha Herbie da franquia homônima, há vários carros que fizeram sucesso nas telonas por exprimirem inteligência e personalidade (boa ou má) em suas histórias.
Filmes com carros conscientes
Para relembrar alguns desses veículos icônicos, que fizeram fama nas telonas, o Canaltech montou uma lista de 5 longa-metragens que possuem carros conscientes, com vida própria. Confira e dê play na maratona!
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Transformers (2007)
- Uma Cilada Para Roger Rabbit (1988)
- Herbie – Meu Fusca Turbinado (2005)
- Carros (2006)
- Christine, o Carro Assassino (1983)
1. Transformers
Primeiro filme de uma das franquias de ação de maior bilheteria da história, Transformers introduziu nas telonas o conceito dos veículos não apenas inteligentes, mas também super poderosos, guerreiros e, literalmente, robôs de outro planeta.
Início de uma saga que hoje conta com sete filmes, o longa-metragem dirigido por Michael Bay se debruça sobre a história de duas raças alienígenas robóticas, que após anos de duelo vêm para a Terra em busca de um cubo superpoderoso.
Bumblebee, um batedor Autobot, fica por aqui disfarçado como um Camaro antigo, em imaginar que seu caminho vai se cruzar com o de Sam Witwicky (Shia LaBeouf), um jovem que só queria ganhar um carro, mas é presenteado com um possante com vida própria.
No título, personagens como Optimus Prime, Jazz, Ratchet e o próprio Bumblebee, todos disfarçados como veículos, possuem capacidades físicas e intelectuais variadas, podendo falar, mudar de forma para diferentes tipos de armas e objetos, e, claro, duelar.
Transformers pode ser visto na Netflix, Telecine e Universal+.
2. Uma Cilada Para Roger Rabbit
Um dos primeiros filmes de animação e live-action a fazer sucesso nos cinemas, Uma Cilada Para Roger Rabbit conta com Benny, um táxi amarelo falante de desenho animado, bastante engraçado e debochado.
Vencedor de três Oscar, o título de Robert Zemeckis se passa em uma cidade em que humanos e desenhos animados conscientes coexistem, e onde um detetive de carne e osso é contratado para investigar Jessica, a esposa do coelho Roger.
Quando o amante de Jessica, no entanto, é encontrado morto, Roger torna-se o principal suspeito do caso, e, enquanto tenta provar sua inocência com a ajuda de Eddie, um vilão surge em Toonstown querendo acabar de vez com os desenhos animados.
Em meio a toda essa confusão, Benny age muitas vezes salvando a vida de Roger e de Eddie, acelerando, tirando sarro e mudando de tamanho sempre que necessário.
Uma Cilada Para Roger Rabbit faz parte do catálogo do Disney+.
3. Herbie – Meu Fusca Turbinado
Um dos carros mais famosos do audiovisual, Herbie, o fusquinha branco 1963, já foi protagonista de muitos filmes, estrelando títulos como Se Meu Fusca Falasse, de 1968, até o mais recente Herbie – Meu Fusca Turbinado, de 2005.
O longa-metragem estrelado por Lindsay Lohan, inclusive, gira em torno de Maggie Peyton, uma jovem que cresceu em uma família de pilotos de corrida e ganha um carro “velho” como presente de formatura. O automóvel é ninguém menos do que Herbie, um fusca que fez sucesso no passado, mas que agora amarga seus dias em um ferro-velho.
Querendo voltas às pistas, Herbie engana Maggie para fazer com que ela desafie o campeão da NASCAR para uma corrida. Uma disputa que acaba mudando a vida da jovem e o destino do fusquinha para sempre.
Famoso por ser bem-humorado, determinado e cheio de truques, Herbie imortalizou sua imagem em Hollywood, e virou sinônimo de nostalgia e diversão em histórias de corrida.
Herbie – Meu Fusca Turbinado está disponível no Disney+.
4. Carros
Filme responsável por cravar de vez o protagonismo que esses veículos tanto mereciam, Carros é a largada para uma das franquias de maior sucesso do mundo das animações.
Primeiro título de uma saga que conta ainda com mais duas sequências e dois spin-offs, o longa-metragem segue os passos de Relâmpago McQueen, um carro de corridas ambicioso, que acredita poder fazer tudo sozinho, mas sofre um acidente no meio da estrada enquanto viaja para a Califórnia.
Sem conseguir encontrar Mack, o caminhão de sua equipe, Relâmpago chega na pequena cidade de Radiator Springs e se vê em uma realidade completamente diferente da sua. Um castigo que, pouco a pouco, começa a tornar-se uma benção.
Com personagens amados por diferentes gerações como Doc Hudson, Tom Mate, Ramone, Sally Carrera e o próprio Relâmpago McQueen, Carros dá vida a essas máquinas de maneira leve e divertida, imprimindo personalidade e estilos diversos para cada veículo da história.
Carros pode ser assistido no Disney+.
5. Christine, o Carro Assassino
Provando que nem só carros bonzinhos existem nos cinemas, Christine, o Carro Assassino chegou às telonas em 1983, causando frisson pelas maldades chocantes cometidas por seu Plymouth Fury vermelho e branco de 1958.
Baseado no romance de mesmo nome de Stephen King, o filme dirigido por John Carpenter conta a história do adolescente Arnie Cunningham, que obcecado em reformar o carro que comprou, começa a se afastar de seus amigos e família, e da própria realidade.
Ciumento e possessivo, o automóvel faz com que Arnie fique completamente submisso às suas vontades, e passa a eliminar todos aqueles a sua volta que ameaçam seu poder.
O carro diabólico transformou o filme em um clássico cult e ganhou uma legião de fãs que até hoje sentem fascínio e horror por Christine.
Christine, o Carro Assassino está disponível para compra e locação no iTunes e Amazon.
Leia a matéria no Canaltech.