5 super-heróis da DC Comics que mudaram da água para o vinho
Ainda que os super-heróis da DC Comics sejam muito bem estabelecidos nas HQs, muitos deles já não são mais os mesmos desde a época que foram criados. Alguns foram modificados de forma drástica e hoje são outros personagens — com motivações e um caminho bem diferente daquele que começaram.
- 8 vezes que heróis e vilões se apaixonaram nas HQs
- 5 histórias de origem de super-heróis mais perturbadoras da DC Comics
Nesta lista do Canaltech, você conhecerá 5 deles que mudaram da água para o vinho com o passar dos anos — se aprimorando e criando uma grande comunidade de fãs conforme as alterações passaram a valer nas páginas das revistas e em outras aventuras.
Veja 5 super-heróis da DC Comics que mudaram drasticamente ao longo das décadas e hoje são muito diferentes daqueles que foram apresentados no passado:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
5. Mutano
Apresentado em Doom Patrol #99 (1965), Mutano era um super-herói completamente diferente daquele que vemos nas HQs da DC Comics hoje em dia. É o verdadeiro exemplo de personagem que mudou da água para o vinho ao longo das décadas.
Na Patrulha do Destino, Garfield Logan tinha muita raiva do mundo por causa da morte de seus pais. Além disso, ele era muito hostilizado por seu tom de pele verde. Ou seja, ele estava bem longe do bom-humor e das piadas que viraram costumeiras em seu cotidiano. Não que seu trauma tenha sido esquecido, mas ele não deixa mais essa dor impactar sua missão como herói.

4. Batman
Apresentado em Detective Comics #27 (1939), o Batman que foi mostrado pela DC Comics era um personagem bem distante daquele que conhecemos hoje. Para ter uma ideia, ele carregava em seu cinto de utilidades algumas pistolas carregadas — armas que ele não tinha o menor pudor em usar contra seus inimigos.
Após muitos anos, a DC Comics mudou sua forma de enxergar os super-heróis e fez leves alterações no modus operandi de Bruce Wayne: afirmando que ele não matava, dado ao trauma que sofreu pela noite que seus pais foram assassinados. Atualmente, o personagem carrega apenas equipamentos não-letais em seu cotidiano.

3. Arqueiro Verde
Por décadas após sua aparição em More Fun Comics #73 (1941), o Arqueiro Verde foi visto como uma mera cópia do Batman, com a única diferença sendo a sua extravagante representação de Robin Hood moderno. Não que a DC Comics se incomodasse com isso, já que deu ao personagem a sua própria Batcaverna e um carro similar ao Batmóvel.
No entanto, a editora compreendeu o erro que cometia e decidiu mudar o super-herói da água para o vinho: ele passou a atuar em causas sociais, com uma busca por ajudar as pessoas na fonte dos problemas — ao invés de apenas sair batendo e jogando flechas por aí. Isso inclusive rendeu diversos debates contra outros membros da Liga da Justiça, já que nem todos concordam com a abordagem de defender os direitos básicos das pessoas.

2. Jason Todd
É inegável que Jason Todd, como Robin, era odiado e irritava muitos fãs que liam as HQs desde sua criação em Batman #357 (1983). Ele era um jovem alegre, algo que não combinava muito com o clima das histórias do Homem-Morcego e isso era constantemente lembrado pelos leitores. Não é à toa que a DC Comics decidiu matá-lo e manter ele esfriando na geladeira.
Porém, quando ele voltou como Capuz Vermelho, era um super-herói completamente diferente. Ao retornar do mundo dos mortos, ele guardou um forte rancor do Coringa e de Batman e passou a agir como um vigilante isolado — inclusive, atuando contra seu próprio mentor algumas vezes. Antes odiado, hoje ele é visto como descolado e adorado pelos fãs, o que garante a ele seu lugar nessa lista de super-heróis que mudaram da água para o vinho.

1. Gladiador Dourado
Por fim, temos a presença do Gladiador Dourado. Sendo apresentado em Booster Gold #1 (1986), o super-herói da DC Comics era visto como uma figura obcecada em ganhar dinheiro e se auto-promover. Além disso, não era raro ver as confusões que ele aprontava dentro do universo das HQs, algo que também não era visto com bons olhos pelos outros heróis.
No entanto, foi revelada a verdade por trás de seus atos após várias edições: ele veio do futuro para ajudar a manter a linha do tempo intacta, então adotou essa “persona” e estas palhaçadas para que ninguém perceba seus esforços. Inclusive, agir assim exige muito esforço dele, já que ele é um super-herói honrado e cheio de princípios. A intenção dele é que ninguém perceba que está salvando o dia, ao agir de forma infantil e cheia de falhas.

Super-heróis da DC em constante mudança
É importante notar que, por mais que a DC Comics defenda sua continuidade, muitos super-heróis passaram por mudanças importantes ao longo das décadas. Nem mesmo o Superman é uma exceção, já que pudemos ver no passado várias HQs em que ele agiu como um grande babaca ao invés de vermos o heroísmo que estávamos acostumados.
Porém, quem merece um destaque por ter mudado da água para o vinho são:
- Gladiador Dourado
- Jason Todd
- Arqueiro Verde
- Batman
- Mutano
Leia mais no Canaltech:
- Superman assume nova forma dourada poderosa baseada em kryptonita
- DC insiste na asneira de apagar um grupo que define sua maior característica
- DC vandaliza critérios ao comparar poder do Superman com o Papai Noel
Leia a matéria no Canaltech.