DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

8 perguntas e respostas sobre gripe aviária e como afeta as aves e os humanos

A gripe aviária, doença viral que atinge principalmente aves, volta a ficar em pauta a cada novo surto ou foco, mas raramente atinge seres humanos. Da família de vírus Orthomyxoviridae, o patógeno possui diversas variantes, algumas mais preocupantes para mamíferos como nós, e outras pouco transmissíveis. Pensando numa maneira de melhor informar, separamos as perguntas mais frequentes sobre o assunto e as responderemos em seguida.

O que é a gripe aviária?

Também chamada de influenza aviária, a doença é um tipo de gripe, gerando os sintomas já conhecidos a partir da gripe sazonal. Seu nome vem do fato de infectar majoritariamente as aves, mas mamíferos já foram vistos com a doença, como bovinos, por exemplo. Humanos raramente são infectados.

Como é a transmissão?

Segundo pesquisas, o vírus é passado para populações de aves geralmente pela incursão de pássaros selvagens migratórios. Em humanos, é necessário contato direto ou indireto com o animal infectado, bem como ambientes ou superfícies contaminadas por fezes ou outros fluidos. Depenar ou manusear as carcaças das aves infectadas também oferece risco — no consumo de carne e ovos em casa, não há perigo de infecção.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A gripe aviária é transmitida de aves selvagens para populações domésticas, e costuma afetar mais os tratadores dos animais (Imagem: Artem Beliaikin/Unsplash)
A gripe aviária é transmitida de aves selvagens para populações domésticas, e costuma afetar mais os tratadores dos animais (Imagem: Artem Beliaikin/Unsplash)

Quais os sintomas da gripe aviária?

Em humanos, os sintomas podem variar de assintomáticos e leves a graves. Os mais comuns são febre, tosse, resfriado, dores musculares e abdominais e conjuntivite, com casos mais moderados gerando sintomas gastrointestinais e problemas respiratórios.

Qual o tratamento?

Em geral, a gripe aviária é tratada com medicamentos antivirais — a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o oseltamivir, conhecido comercialmente como Tamiflu. O uso de remédios é mais comum em pacientes com comorbidades, como idosos e portadores de doenças crônicas.

É possível morrer de gripe aviária?

Como seres humanos não possuem imunidade prévia à doença, casos mais graves podem ocorrer. Segundo a OMS, é difícil generalizar por conta da mutação histórica do vírus. Desde 2003, 900 casos da variante H5N1 foram registrados, com mortalidade superior a 50%. Outras cepas, no entanto, podem ser menos mortais.

Como não possuímos anticorpos para variantes da gripe aviária de infecções anteriores, ela pode ser mortal, mas é difícil cravar números por conta da mutação constante do patógeno (Imagem: Engajar akyurt/Unsplash)
Como não possuímos anticorpos para variantes da gripe aviária de infecções anteriores, ela pode ser mortal, mas é difícil cravar números por conta da mutação constante do patógeno (Imagem: Engajar akyurt/Unsplash)

Há vacina para a gripe aviária?

Como o vírus está em constante mutação, organizações como a OMS atualizam vacinas para se preparar para o caso de pandemias. A variante H5N1, por exemplo, já detectada em vacas leiteiras, tem vacinas prontas no Sistema Global de Vigilância e Resposta à Influenza.

Não há vacinas para humanos sendo aplicadas atualmente, mas a OMS tem acordos com 15 fabricantes com previsão de 10% da produção em tempo real em caso de pandemia. Vale apontar que a vacina contra a gripe sazonal não protege contra a gripe aviária.

É seguro beber leite de vacas infectadas?

Quantidades altas da variante H5N1 foram detectadas no leite cru de rebanhos infectados, mas o leite pasteurizado passa por um processo que elimina o vírus e outros patógenos. Estudos indicam que amostras comerciais de leite pasteurizado nos Estados Unidos continham fragmentos do vírus, mas não o suficiente para infectar humanos. Na carne desses animais, não foi detectado o vírus.

Gatos podem pegar gripe aviária?

Gatos domésticos e selvagens são suscetíveis ao vírus da gripe aviária, com os fatores de risco sendo o contato com aves doentes ou mortas ou ingestão de leite cru. Os sintomas podem ser graves e até mortais. A gripe sazonal pode ser transmitida de humanos para gatos, mas a chance de gatos infectados passarem a doença para humanos é baixa. Recomenda-se higiene ao lidar com animais de estimação.

Veja também:

VÍDEO: Por que o nariz entope quando estamos gripados?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box