8 vezes que heróis e vilões se apaixonaram nas HQs
Ainda que enfrentem diversas ameaças e problemas, os heróis também estão sujeitos a uma grande tragédia ao longo de sua carreira: se apaixonar perdidamente por um vilão ou vilã. Há algo na vida criminosa que atrai nossos maiores benfeitores das HQs, levando eles a cair de amores por alguém que está vivendo intensamente o outro lado da moeda.
- 10 melhores quadrinhos de todos os tempos
- 6 HQs de heróis tão tristes que depois de ler você precisará de um abraço
Celebrando as paixões proibidas, nós do Canaltech trazemos oito casais formados entre os heróis e vilões da Marvel e DC Comics. São personagens que levam a sério demais o lema de “se aliar ao inimigo”, criando um laço que pode (ou não) durar para todo o sempre.
Elevando os padrões do que chamamos de amor bandido, veja abaixo os principais personagens que encontraram, nos seus conflitos diários, uma batida mais forte de seu coração:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
8. Homem de Ferro e Madame Máscara
Muitos consideram Tony Stark/Homem de Ferro um babaca de primeira categoria, já que ele consegue intoxicar sua relação com os próprios Vingadores e com suas maiores paixões. Mas há algo pulsando ali que vai além do seu reator Ark e isso se revelou a partir de Iron Man #17 (1969)
Ao encontrar a Madame Máscara, eles acabaram se apaixonando e criando um relacionamento. O herói, inclusive, é um dos poucos que aceita a sua verdadeira aparência por baixo da máscara e criou uma grande e fofa conexão entre os dois. Claro que isso não deu certo, já que os ideais de cada um ficou no caminho dos dois, mas marcou bastante o personagem dali em diante.

7. Supergirl e Lex Luthor
Kara Zor-El entrou naquele tipo de relacionamento que não pode trazer o namorado para os almoços de domingo, já que neste caso ela se envolveu com nada mais, nada menos do que Lex Luthor. E ver seu primo Superman e o amado caindo no soco durante a preparação dos pratos não é algo que os deixaria com muito apetite para aproveitar.
No crossover Panic in the Sky (1992), a super-heroína e Lex Luthor Jr. se aproximam e começam a ter um envolvimento romântico. No entanto, eles descobrem posteriormente que ele não é um clone do vilão, mas sim o próprio oponente do Superman. Além da identidade, ela também descobriu que aquela versão também tinha o seu DNA, levando o amor entre os dois ao fim definitivo.

6. Ciclope e Emma Frost
Ainda que hoje Emma Frost seja vista como uma grande aliada dos X-Men, é inegável que ela enfrentou o grupo diversas vezes como uma vilã. Ciclope, como líder do grupo, sabia disso e mesmo assim acabou envolvido nessa situação de forma que nem mesmo os fãs do personagem com Jean Grey podiam negar a química existente.
A relação dos dois começou em New X-Men (2001), com a personagem assumindo uma posição como professora na Escola Charles Xavier para Jovens Superdotados. Ela o “confortava” de forma psíquica, mas a paixão dos dois aflorou e passou a agir também de forma física. Enquanto ela o ajuda a enxergar o mundo como um lugar complexo e, muitas vezes, difícil de se lidar, o mutante mostra parte da humanidade e da misericórdia que eles levam no seu dia-a-dia.

5. Arsenal e Lince
Após ser treinado pelo Arqueiro Verde e cair nas drogas, Arsenal (também chamado de Ricardito pelos saudosistas) acabou se apaixonando perdidamente pela vilã Lince. Ainda que ela seja um “espírito livre”, o amor entre os dois é muito forte e gerou até mesmo uma criança para eles criarem juntos.
A personagem apareceu pela primeira vez em New Teen Titans Annual #2 (1983) e só depois encontrou o jovem, quando se apaixonaram instantaneamente. Porém, é importante reforçar que mesmo com uma filha e um grande amor entre os dois, nenhum deles abriu mão de sua vida: Arsenal continua um herói, Lince continua uma vilã. O máximo que ele faz é deixar ela escapar quando precisam se enfrentar aqui e ali.

4. Demolidor e Elektra
Ainda que Elektra Natchios aja como uma anti-heroína, ela começou a aparecer nas HQs da Marvel como uma vilã. Ela e Matt Murdock já se conheciam no passado, o que reforçou os seus laços quando acabaram se reencontrando em Daredevil #168 (1981) e gerou um grande romance entre os dois personagens.
E mesmo com eles sendo um dos maiores casais da editora, eles têm um relacionamento muito disfuncional. A paixão por lutar e vencer os une, mas ambos passaram por tantos traumas que se torna difícil conviver um com o outro. Ele usa suas habilidades para salvar as pessoas, enquanto ela foi treinada como uma assassina — o que torna as coisas mais difíceis entre os pombinhos.

3. Mulher-Hulk e Fanático
Pode parecer esquisito, mas a Mulher-Hulk e o Fanático já se envolveram romanticamente nas HQs. Ela trabalhava em sua defesa nos tribunais, mas eles se aproximaram demais em Uncanny X-Men #435 (2004) e isso levou a um curto namoro e até uma possibilidade de Cain Marko se converter ao lado dos heróis.
Ainda que os fãs não tenham gostado muito dessa aproximação dos dois e do caminho que a Marvel seguiu com o romance (rolou até retcon, para ter uma ideia), isso reforça que os dois são apenas humanos buscando o carinho e afeto de alguém —- de preferência de quem saiba lidar com os ataques de fúria que cada um carrega.

2. Homem-Aranha e Gata Negra
Peter Parker tem muitos fãs que o desejam ao lado de Mary Jane Watson. Outros queriam que Gwen Stacy voltasse, já que faziam um casal perfeito. Porém, uma parcela não consegue negar que o coração do nosso amigão da vizinhança bate bem forte quando vê uma certa moça de cabelos brancos pulando entre os prédios de Nova York.
A vilã apareceu pela primeira vez em The Amazing Spider-Man #194 (1979) e, de lá para cá, se tornou um caso recorrente do Homem-Aranha. Eles se enfrentam e se batem, depois partem para os beijos e agarração, para ela ou ele desapontar em algum momento e o ciclo se repetir eternamente. Ela já o ajudou diversas vezes no combate ao crime, mas volta a roubar e causar confusão com certa frequência.

1. Batman e Mulher-Gato
Ainda que essa lista traga muitos relacionamentos disfuncionais, nenhum ganhou tanta notoriedade quanto o de Bruce Wayne e Selina Kyle. Ou melhor dizendo, Batman e Mulher-Gato. A vilã apareceu pela primeira vez em Batman #1 (1940) e desde então se tornou o maior romance que o herói já se envolveu desde os primórdios de suas HQs, com uma dinâmica e química de milhões.
Para ter uma noção, eles engataram um romance e terminaram diversas vezes, mas recentemente um grande evento foi realizado para casar as duas figuras e trazer o seu “felizes para sempre”. Mesmo com a DC unindo os pombinhos, é importante reforçar que ele não faz parte do cânone atual das histórias em quadrinhos e pode ocorrer em qualquer momento no futuro. Quando? Um dia descobriremos.

Paixão entre heróis e vilões nas HQs
Vale notar que o relacionamento e paixão entre heróis e vilões não é tão incomum, apesar de ocorrer com muita frequência nas HQs da Marvel em comparação ao que se vê na DC Comics. Além disso, nenhum deles está imune a isso: o que pode complicar e muito suas aventuras.
Entre as 8 vezes que os heróis e vilões se apaixonaram nas HQs, temos:
- Batman e Mulher-Gato
- Homem-Aranha e Gata Negra
- Mulher-Hulk e Fanático
- Demolidor e Elektra
- Arsenal e Lince
- Ciclope e Emma Frost
- Supergirl e Lex Luthor
- Homem de Ferro e Madame Máscara
Leia também no Canaltech:
- 6 melhores reviravoltas em sagas da DC
- O Eternauta: conheça a HQ que virou o Dia do Quadrinho Argentino
- Sentinela: quem é e quais os poderes do “Superman da Marvel” em Thunderbolts*?
Leia a matéria no Canaltech.