Superman é oficialmente banido de seu vínculo mais próximo com Krypton
A cena do jovem Kal-El sendo enviado ainda criança para fora de seu mundo natal é uma das mais icônicas da cultura pop. Como o Superman nunca cresceu entre outros kryptonianos, seu posterior acesso à Cidade Engarrafada de Kandor permitiu que ele experimentasse a cultura de Krypton, mesmo após sua destruição prematura. Agora, em uma reviravolta chocante, o Homem de Aço está oficialmente exilado do vínculo mais próximo com seu legado alienígena.
Atenção para spoilers de Action Comics #1078!
A Cidade Engarrafada de Kandor estreou em Action Comics #242, de 1958, como uma versão encolhida de uma cidade kryptoniana salva pelo Superman em meio à coleção de mundos em miniatura de Brainiac.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
É uma parte sagrada da tradição do Superman, pois permite que o herói visite o que sobrou de Krypton sem a necessidade de flashbacks gravados na Fortaleza da Solidão e de excursões temporais ao passado do planeta. Kandor serve como o último pedaço sobrevivente de seu mundo natal destruído.
Após os eventos recentes da saga Absolute Power, a Cidade Engarrafada de Kandor voltou a ser relevante, pois os kryptonianos que estavam preservados em um local da Fortaleza da Solidão foram acionados em uma batalha contra a Rainha Brainiac.
Superman discute com o Conselho Científico da Cidade Engarrafada de Kandor (Imagem: Reprodução/DC Comics)
As derrotas da Liga da Justiça nas últimas grandes sagas, assim como o fato de a Fortaleza da Solidão ter sido invadida pelos vilões de Amanda Waller em Absolute Power, abalaram um pouco a confiança e o relacionamento entre os kryptonianos de Kandor e o Superman.
E, nas últimas edições de Action Comics, Superman tem lidado atividade incomum acontecendo na Zona Fantasma, a dimensão paralela usada para abrigar criminosos julgados em Krypton. Ao investigar o que vem acontecendo, o Homem de Aço descobre que Aethyr, uma entidade cósmica nativa da Zona Fantasma, vem abusando de seu poder.
Por que o Superman é banido?
Em Action Comics #1078, lançado recentemente, a luta de Superman contra Aethyr culmina na destruição iminente da Zona Fantasma. Em um esforço para salvar as vidas dos prisioneiros, o herói decide esvaziar a dimensão antes que seja tarde demais.
Superman é alertado que será banido de Kandor (Imagem: Reprodução/DC Comics)
Contudo, os moradores da Cidade Engarrafada de Kandor se opõem à decisão do Superman de libertar os prisioneiros porque isso vai contra a decisão do Conselho Científico, atualmente comandado pela kryptoniana Bry-Zan.
Bry-Zan informa ao Superman que, se ele libertar os prisioneiros da Zona Fantasma, será exilado permanentemente de Kandor, afinal, se o Conselho Científico os sujeitou à prisão, então ela quer que essa sentença permaneça intacta. O Homem de Aço, por outro lado, prefere salvar todas as vidas — criminosos ou não. Essa postura o coloca contra seu próprio povo, e ele é forçado a desafiá-los.
O banimento impede o Superman de interagir com o povo de Krypton, efetivamente removendo seu elo final com sua herança. Enquanto Bry-Zan ameaça exilá-lo, o herói adere ao seu código moral, mesmo que isso signifique perder tudo o que resta de seu mundo natal.
Leia mais:
Superman estreia poder que combina seus super sentidos de maneira genial Superman tem sua origem recontada à perfeição em apenas 4 painéis Mundo Bélico | Entenda por que o maior poder do Superman é sua humanidade
Leia a matéria no Canaltech.