DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Rodízio de carros em SP: saiba quando será a suspensão e a volta

O rodízio de carros em SP é uma medida que visa melhorar a circulação de veículos na capital paulista. No entanto, como no fim de todos os anos há uma diminuição no fluxo de veículos, é comum que a prefeitura de São Paulo suspenda a restrição por alguns dias. E nesse ano essa suspensão vai acontecer nos próximos diasem breve, mas volta em janeiro.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp GWM vai produzir 2 SUVs e picape híbrida para brigar com BYD no Brasil Neta Aya vendido no Brasil decepciona em teste de segurança

Em 2024, o rodízio municipal de veículos será suspenso no dia 23 de dezembro. Dessa forma, a partir dessa data, todas as placas podem rodar normalmente pelo centro expandido da capital paulista, sem nenhuma restrição e sem riscos de multas. No entanto, a restrição estará de volta no dia 13 de janeiro de 2025.

Sendo assim, a partir dessa data, todas as regras voltam a valer. Também é importante mencionar que a suspensão do rodízio é válida apenas para os carros e veículos considerados leves. No caso de veículos pesados, como caminhões, e os ônibus fretados, a restrição de circulação não será suspensa, mesmo nesse período de 23 de dezembro a 13 de janeiro.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os caminhões, ônibus fretados e demais veículos que não são considerados leves, devem respeitar a Zona Máxima de Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona Máxima de Restrição ao Fretamento (ZMRF). Portanto, é importante estar atento caso precise rodar em São Paulo com alguns desses veículos.

Suspensão do rodízio de carros em SP começa em breve (Imagem: Rawpixel.com/Freepik/CC)

Como funciona o rodízio de carros em SP?

Em vigor desde outubro de 1997, o rodízio de carros em SP é uma medida municipal. Ela restringe a circulação de veículos de acordo com o final de suas placas e em duas faixas de horários: das 7h às 10h e das 17h às 20h. A cada dia, dois finais de placa são proibidos de circular no centro expandido de São Paulo.

Caso o condutor seja flagrado pelas autoridades com um carro que não poderia rodar naquele horário, o ato é considerado uma infração média. Dessa forma, é aplicada uma multa de R$ 130,16, além da adição de quatro pontos na carteira do motorista.

Rodar durante o rodízio é considerado uma infração média de trânsito (Imagem: Kaique Rocha/Pexels)

Na segunda-feira, são proibidos os carros com placas que terminam com 1 e 2. Na terça-feira, são as placas 3 e 4. Na quarta-feira, 5 e 6. Na quinta-feira, 7 e 8. Por fim, na sexta-feira os finais proibidos são 9 e 0. Aos finais de semana, não há nenhuma restrição de circulação.

Leia também:

Como funciona um rodízio de veículos? Quais cidades no mundo já adotaram o rodízio de carros? SP quer carros elétricos livres de rodízio e com desconto no IPVA até 2030

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box