DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Fim da onda de calor: frente fria já tem data para chegar

Para quem se pergunta até quando dura a onda de calor, a resposta pode estar mais perto do que se imagina: a previsão menciona a chegada de uma frente fria no domingo (9), no Rio Grande do Sul. O fenômeno deve trazer chuva, ventos e uma queda na temperatura.

Nos últimos dias, diversas cidades gaúchas registraram temperaturas próximas ou superiores aos 40°C. Esse calor extremo foi causado por um bloqueio atmosférico associado à Alta Semi-Estacionária do Atlântico Sul (ASAS), que impediu a entrada de frentes frias e reduziu as chuvas na região.

Enquanto isso, áreas da Argentina e do Uruguai receberam volumes elevados de precipitação devido ao deslocamento do canal de umidade amazônico.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Onda de calor

A onda de calor já dura mais de 12 dias, com máximas muito acima da média histórica. Algumas das cidades que registraram os maiores valores foram:

  • Santiago: 40,5°C
  • São Gabriel: 39,4°C
  • Santa Maria: 38,0°C
  • Quaraí: 38,5°C
  • Campo Bom: 37,4°C

Conforme as previsões do Metsul, o cenário deve permanecer quente até sábado (9), com temperaturas ainda elevadas.

Chegada da frente fria

A chegada da frente fria está prevista para o fim de semana, com as primeiras mudanças no sábado (9), começando pela fronteira com o Uruguai e avançando pelo estado. No domingo (10), a frente fria trará chuvas intensas para várias cidades e uma queda expressiva na temperatura.

A previsão aponta que:

  • No domingo, as máximas devem ficar entre 22°C e 25°C na maioria das cidades gaúchas, podendo ser ainda menores em áreas de maior altitude.
  • No início da próxima semana, algumas regiões da Campanha e do Sul do estado podem registrar mínimas entre 10°C e 13°C.
  • A Serra Gaúcha também sentirá o impacto da mudança, com temperaturas amenas já na madrugada de segunda-feira (11).

O próprio instituto de meteorologia relembra que, embora o nome sugira temperaturas frias, frentes frias no verão costumam apenas reduzir o calor extremo. Dessa vez, no entanto, a massa de ar mais seco e frio na retaguarda do sistema deve trazer um alívio significativo.

Chuva no Brasil

A previsão também diz que vai haver chuva no Brasil nos próximos dez dias, com volta da precipitação para muitas áreas do Sul e do Sudeste e volumes excessivos mais ao Norte do país por conta da atuação da Zona de Convergência Intertropical.

Além da queda na temperatura, a passagem da frente fria pode provocar instabilidade atmosférica, incluindo chuvas intensas, trovoadas e até temporais isolados. Por isso, o fim de semana será marcado por mudanças bruscas no tempo.

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box