Sony faz testes com inteligência artificial usando personagens do PlayStation
Apesar de não ter demonstrado o mesmo entusiasmo público que a Microsoft tem em relação à inteligência artificial, a Sony também está conduzindo vários testes internos com a tecnologia. Um deles foi descoberto pelo The Verge e envolve usar técnicas modernas para dar mais interatividade a personagens dos jogos da linha PlayStation.
O site afirma que teve acesso a um vídeo hospedado no YouTube (que já foi retirado do ar) no qual Aloy, protagonista da série Horizon, respondia a comandos de voz feitos por uma pessoa. Narrado por Sharwin Raghoebardajal, diretor de engenharia de software da Sony Interactive Entertainment, o material mostra a personagem respondendo com uma voz sintetizada e movimentos faciais que correspondiam às suas falas.

Conforme o próprio Raghoebardajal deixa claro, no momento a Sony está usando os personagens de PlayStation somente como uma forma de testar tecnologias internamente. A demonstração veiculada internamente foi desenvolvida com ajuda da Guerrilla Games e tem como objetivo mostrar o potencial da inteligência artificial para projetos futuros.
Testes da Sony dependem de várias tecnologias
O funcionário da Sony esclarece que, para chegar ao resultado obtido, é preciso usar a tecnologia de conversão de texto para discurso da OpenAI, bem como o GPT-4 e o Llama 3. Essas soluções ajudam a determinar quais tipos de respostas Aloy é capaz de oferecer diante das perguntas que são feitas pelos jogadores.

Já a tecnologia proprietária Emotional Voice Synthesis (EVS) é a responsável pela voz da personagem, enquanto o sistema Mockinbird cuida de suas expressões faciais. Enquanto a demonstração estava rodando no PC, Raghoebardajal garante que ela também poderia rodar no PlayStation 5 com algumas poucas adaptações.
O funcionário da Sony Interactive Entertainment afirma que a demonstração é somente “um relance do que é possível” no futuro. No entanto, ele não esclarece como isso pode ajudar a criar games mais divertidos e imersivos, tampouco qual tipo de adaptação desenvolvedores terão que fazer para trazer essa tecnologia para dentro de seus projetos.
Fonte: The Verge