DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Gigabyte manda indireta pra ASUS e mostra 100 encaixes da GPU sem desgastes

A Gigabyte do Japão está aproveitando para se promover em cima de uma pequena controvérsia envolvendo o novo sistema de encaixe do PCIe em placas-mãe da ASUS, chamado Q-Release. Em um vídeo estilo timelapse, a Gigabyte mostra uma GPU sendo encaixada e removida 100 vezes de uma de suas placas, sem mostrar sinais de desgaste.

É uma nítida indireta contra a ASUS, que teve que se pronunciar contra acusações de que o Q-Release poderia danificar GPUs de leve, porque, segundo alguns usuários, o sistema não é tão simples de ser usado e pode enroscar a placa de vídeo. Alguns dos testes envolveram usar o Q-Release 60 vezes seguidas, o que está bem distante de um cenário de uso comum para uma GPU.

Por isso, em sua defesa, a ASUS declarou: “É importante enfatizar que qualquer tipo de placa PCIe vai exibir sinais de uso e marcas de desgaste depois de 60 inserções e remoções contínuas”.

Sem mencionar a ASUS diretamente, a Gigabyte parece ter aceitado a aposta. A empresa mostra então 100 inserções e remoções, sem desgaste algum no encaixe da GPU.

Gigabyte mostra GPU sem danos depois de teste
Fonte: Gigabyte

Qual a diferença do encaixe da Gigabyte e o Q-Release?

O novo sistema de encaixe da ASUS ganha até um nome porque foi uma tentativa da empresa de facilitar a vida do usuário. Com as placas de vídeo ficando cada vez maiores, pode ser difícil alcançar o tradicional botão com mola da trava do PCIe para tirar a GPU, então o Q-Release se livra do botão de uma vez. O usuário precisa apenas fazer o movimento certo que a placa, teoricamente, se desencaixa com facilidade.

Notícias relacionadas:

A Gigabyte optou por manter o botão, mas o colocou num lugar mais acessível na placa-mãe. Além disso, não é mais um mecanismo de mola, o usuário aperta uma vez e a placa solta, então precisa ser retirada e encaixada novamente para travar.

Detalhe do sistema de desencaixe do PCIe
Fonte: Gigabyte

Apesar de defender que o Q-Release usado corretamente não danifica a placa, a ASUS prometeu uma versão “revisada” do sistema em modelos futuros.

Via: VideoCardz

Facebook Comments Box