DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Astronauta mais velho da NASA diz que passou mal após viagem ao espaço

Já imaginou ficar sete meses no espaço? E fazer isso aos 70 anos? Don Pettit realizou esse feito. O astronauta, o mais velho da NASA a ir ao espaço, voltou para a Terra no último dia 20, mas sua viagem de retorno parece não ter sido tão tranquila assim.

Em entrevista coletiva realizada no Centro Espacial Johnson da NASA na última segunda-feira (28), Pettit admitiu que não parecia muito bem nas imagens de sua saída da cápsula da Soyuz no Cazaquistão — e, de fato, não estava.

“Eu não parecia muito bem porque não me sentia muito bem. Eu estava no meio de esvaziar o conteúdo do meu estômago nas estepes do Cazaquistão”, explicou Pettit, com bom humor.

O astronauta contou que saiu de cena para vomitar no deserto o que havia comido em sua última refeição. Por isso, não apareceu em algumas imagens do retorno.

Don Pettit
Don Pettit logo após pousar em 19 de abril de 2025.(Crédito da imagem: NASA/Bill Ingalls)

“Eles são educados e não colocam uma câmera na sua cara quando você está no meio disso”, disse Pettit. “Eles cortam a filmagem para dar um pouco de privacidade quando você não está se sentindo bem. Afinal, ninguém quer ser filmado nessa situação.”

Apesar do mal-estar, ele afirmou que já está recuperado e que ama ser astronauta. Pettit ainda disse que, se tiver a chance, voltará ao espaço.

“Ser um explorador espacial parece ser o meu destino na vida, e estou pronto para isso”, declarou. “Sei que John Glenn voou aos 76 anos, mais ou menos, e eu tenho apenas 70. Ainda tenho alguns bons anos pela frente. Posso imaginar mais um ou dois voos antes de estar pronto para aposentar meus sapatos de foguete.”

Lançamento da Soyuz
Lançamento da Soyuz (Imagem: Roscosmos)

Astronauta mais velho da NASA volta à Terra

Pettit aterrissou junto com seus colegas Alexei Ovchinin e Ivan Vagner na espaçonave Soyuz MS-26, encerrando uma longa missão na Estação Espacial Internacional (ISS).

Leia mais:

Durante a missão, Ovchinin e Vagner realizaram experimentos científicos e conduziram uma caminhada espacial de 7 horas e 17 minutos para instalar um espectrômetro de raios X no módulo Zvezda. Eles também testemunharam a chegada da Soyuz MS-28 e das naves de carga Progress MS-29 e MS-30, além da partida das Progress MS-27 e MS-28.

O post Astronauta mais velho da NASA diz que passou mal após viagem ao espaço apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box