Detalhes da Jogabilidade de Borderlands 4
Semeie o caos no perigoso novo planeta Kairós quando Borderlands 4 sair em 12 de setembro de 2025. Eu sou Graeme Timmins, diretor criativo na Gearbox Entertainment, e hoje eu e a equipe queremos apresentar um dossiê aprofundado de algumas das nossas mecânicas explosivas e sangrentas, tudo rodando no PlayStation 5 Pro! Vamos mostrar dois dos quatro novos Caça-Arcas e algumas das Façanhas deles, situações intensas de tiro e saque com detalhes de todo tipo de equipamento novo, as regiões mortíferas a explorar no novo planeta Kairós e muito mais!
Após o cataclismo visto no trailer promocional e o embate acirrado no trailer de prévia, o tirânico Senhor do Tempo chegou para dar um sermão enquanto conhecemos nossos quatro novos Caça-Arcas nesse trailer eletrizante de jogabilidade:

Desde que a Gearbox fundou o gênero de tiro e saque há quase 16 anos, continuamos a refinar a fórmula, proporcionando mais ação e espólios com cada novidade. Eu trabalhei nos principais títulos de Borderlands desde que comecei como líder de design de fases no primeiro jogo da série, e meu colega para esse nosso mergulho, Anthony Nicholson, produtor de projeto sênior de Borderlands 4, trabalha nesses jogos desde Borderlands 2. Com Borderlands 4, acreditamos mesmo que a equipe está criando o melhor e mais ambicioso Borderlands já feito.
Esta aventura inédita é um ótimo ponto de partida para novos jogadores. Veteranos também terão a jogabilidade que conhecem e amam mais forte do que nunca, com novas habilidades de movimento, os maiores e mais violentos inimigos que já fizemos, um novo e vasto planeta para explorar e, claro, bilhões de armas para colecionar.

Semeie o caos como um Caça-Arcas
Os jogos Borderlands ocorrem em um universo inclemente de ficção científica em que a vida é barata e as armas, abundantes. Você joga como um Caça-Arcas, um mercenário em busca de Arcas alienígenas, empregando armas exóticas e habilidades devastadoras. Nesse olhar aprofundado das habilidades, vamos mostrar dois dos quatro Caça-Arcas inéditos: Vex, a Ninfa, que usa energia fásica sobrenatural para se fortalecer e é capaz de conjurar lacaios mortíferos, e Rafa, o Exossoldado, ex-agente da Tediore que emprega um exotraje experimental capaz de digiconstruir um arsenal. Eu mesmo sou um grande fã do familiar felino espectral de Vex, Encrenca, capaz de trucidar qualquer inimigo que tentar me flanquear em um tiroteio.
Cada classe de Caça-Arcas em Borderlands 4 proporciona um estilo de combate único que permite escolher três técnicas especiais que servem como Façanhas. Estamos implementando nosso sistema de árvore de talentos mais avançado até então, que possibilita melhorar suas Façanhas com implantes especiais e habilidades de apogeu. Você pode escolher de três caminhos de ramificação de habilidades passivas que permitem uma diversidade bem ampla de builds distintamente poderosas.
Cada Caça-Arcas também tem uma Característica exclusiva que define seu modo de jogar. Por exemplo, a de Vex faz suas Façanhas corresponderem ao elemento da arma que ela tiver equipada no momento, o que incentiva manter um arsenal de armas elementais para eletrificar, queimar ou congelar inimigos de acordo com a situação.
Um dos princípios que nos orientou na criação dos Caça-Arcas é que jogar como eles deve passar a impressão de que você é uma força implacável no campo de batalha, capaz de usar Façanhas para controlar o fluxo de combate e arrasar com inimigos com um arsenal de armamento bizarro. Dá para usar a flexibilidade para arranjar ainda mais expressão de perícia em combate, com uma ampla gama de novas técnicas de movimento, incluindo planar, correr, pular duas vezes e usar um arpéu.

Boas-vindas a Kairós
Em Borderlands 4, vamos largar você no meio de Kairós, um planeta inédito repleto de facções em guerra, com uma fauna mortífera e habitantes desesperados. Por milhares de anos, o opressivo Senhor do Tempo manteve o planeta escondido, controlando seus habitantes com implantes cibernéticos chamados Pinos e um exército de soldados sintéticos conhecidos como A Ordem.
Mas, seis anos antes de Borderlands 4, uma nova lua se teletransportou do nada para a órbita de Kairós, estilhaçando o véu protetor do planeta e mergulhando o mundo no caos. Agora, os moradores de Kairós começaram a se rebelar, com alguns inclusive arrancando os Pinos do crânio. É nessa situação que chegam nossos quatro Caça-Arcas: um planeta com uma população prestes a explodir. Você é a fagulha.
Na sua jornada para iniciar uma revolução contra o Senhor do Tempo, você encontrará facções únicas que precisará recrutar para a sua causa, incluindo um elenco de personagens novos e alguns rostos familiares para fãs de Borderlands. É com muita alegria que vamos trazer de volta personagens favoritos dos fãs, como Claptrap, Moxxi e Zane, mas também estamos animados para vocês conhecerem alguns dos aliados charmosos e adversários odiosos à espera em Kairós.

Para conseguir se deslocar pelos espaços imensos e interligados de Kairós, você poderá chamar um veículo Digiturbo quando quiser e usar os turbos a jato para correr rumo ao horizonte. Criamos um mundo artesanal que encoraja a exploração no seu próprio ritmo, com a opção de orientação pelo seu amigo robô ECHO-4, conforme você enfrenta novos inimigos, encontra eventos globais e descobre tesouros ocultos.
De patrulhas da Ordem até chefes do mundo aberto, sempre há alguma coisa para encher de tiros e saquear enquanto você explora Kairós. Você também topará com experiências curtas de jogabilidade e novas atividades que concederão automaticamente uma missão rastreada onde quer que você as encontrar. Por exemplo, os Silos, que abrigam tecnologia desativada antiga da Ordem que você pode tomar para a Resistência Carmesim com a ajuda de ECHO-4.
Quando você retomar um Silo, ele revelará a localização aproximada de um Fragmento de Chave de Arca. Junte fragmentos suficientes e você desbloqueará uma Arca escondida, uma masmorra de nível alto com combate desafiador e espólios de primeira. Você também pode usar Silos retomados como pontos de Viagem Rápida, ou ainda usar uma tirolesa até o balão de comunicação hackeado para começar a planar em direção ao seu próximo objetivo!
Espalhar o caos por Kairós já é ótimo sozinho, mas é ainda melhor com amigos. Por isso, deixamos fácil como nunca entrar no modo multijogador cooperativo, seja dividindo a tela entre 2 jogadores ou por meio do nossos sistema melhorado de salas, em que até 4 jogadores online podem entrar e sair quando quiserem, com integração entre plataformas já no lançamento.* Borderlands 4 foi projetado do zero para jogatina cooperativa, com espólios instanciados para cada jogador, escalonamento dinâmico de níveis, configurações de dificuldade individuais e a opção de realizar Viagem Rápida direto até outros jogadores, para a equipe permanecer unida e se divertir junta a campanha toda.

Equipando-se para a luta
Nas novas imagens de jogo, vocês podem nos ver partir para a ofensiva pela Cordilheira Terminus, onde um dos generais do Senhor do Tempo, Vil Lictor, andou conduzindo experimentos nefastos. Estamos invadindo essa área secreta com a ajuda de Amara, Ninfa aliada e ex-Caça-Arcas.
Também dá para ver o poder destrutivo de alguma das armas mortíferas de oito fabricantes diferentes. Ordem, Retalhador, Daedalus, Tediore, Maliwan, Jakobs, Vladof e Torgue, cada uma com pontos fortes devastadores. Os fãs de longa data de Borderlands vão perceber que as primeiras três dessas fabricantes são inéditas, com características novas em folha:
- As armas da Ordem focam em precisão, com rajadas de alta potência
- Armas da Retalhador carregam até se tornarem totalmente automáticas
- As armas da Daedalus são fáceis de usar e incorporam vários tipos de munição
- Armas da Tediore recarregam quando são arremessadas como granadas
- Armas da Maliwan se especializam em dano elemental para queimar, congelar e eletrificar
- Armas da Jakobs disparam balas na velocidade que você conseguir atirar, com ricochetes em caso de acerto crítico
- Armas da Vladof têm alta cadência de tiro e carregadores de enorme capacidade
- Armas da Torgue têm projéteis de alta carga explosiva que podem ser alterados para projéteis adesivos.
Com o novo sistema de Peças Licenciadas, você pode encontrar armas que incorporam comportamentos e habilidades de várias fabricantes em uma única arma, gerando nossa maior variedade de espólios até hoje. Além disso, Borderlans 4 reformula nossa abordagem para as emblemáticas armas Lendárias, com efeitos únicos que você não encontrará em nenhum outro equipamento. Em Borderlands 3, as Lendárias apareciam com frequência demais, o que diminuía seu valor e deixava outros espólios menos especiais no geral. Com nosso novo sistema, não só todas as armas são ótimas, como as Lendárias agora serão eventos especiais de verdade.
Trouxemos a magia de volta aos espólios, e sabemos que vocês vão adorar caçar todos os melhores equipamentos em Kairós. Buscar o equipamento que você quer ficou bem mais intuitivo, agora que dá para rejogar missões inteiras ou usar a Máquina de Grande Bis da Moxxi para enfrentar chefes sempre que você quiser. Falando em chefes, Borderlands 4 os tornou maiores e melhores do que nunca – como o próprio Vil Lictor, uma monstruosidade que você pode vislumbrar no fim dos Detalhes da Jogabilidade. Essas lutas contra chefes testarão ao máximo todas as suas novas habilidades, equipamentos e façanhas, exigindo raciocínio rápido e capacidade de adaptação ao que o chefe usar contra você.
Também temos novos espaços do equipamento para especializar ainda mais as builds:
- Armamento, um espaço compartilhado para granadas e armas pesadas como lança-foguetes, recarrega em um tempo de espera para manter você sempre com tudo em dia em embates mais difíceis.
- Aprimoramentos, que substituem o espaço de Artefato de Borderlands 3, melhoram sua arma com base na fabricante, concedendo mais poder de fogo ao otimizar seu arsenal
- Kits de Reparo vêm como utilidade para se curar ou ativar bônus temporários para ajudar a virar o jogo em uma batalha acirrada.
Estamos bem animados para mostrar mais de Borderlands 4 no nosso primeiro evento com o jogo em mãos em junho, com muito mais coisa para exibir até o lançamento em 12 de setembro de 2025. Adicione Borderlands 4 à sua lista de desejos agora mesmo e fique de olho para novas revelações nos próximos meses!
*Para jogar online, é preciso ter uma conexão com a internet, uma conta SHiFT e uma assinatura do PlayStation Plus. Os termos se aplicam.