Projeto sustentável com blockchain feito por brasileiro pode ir para COP 30, da ONU

Um projeto chamado GaiaXS, que conta com blockchain, inteligência artificial e outras tecnologias para mitigar impactos ambientais, poderá ser um dos apresentados durante a COP 30 da ONU, que ocorre no Brasil em 2025.
O projeto participou do programa Inova Clima Brasil, do Centro de Inovação e Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC). O programa ocorre em correalização com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).
Selecionado entre os 30 melhores, o projeto poderá contar até com aceleração para melhorar o desempenho da aplicação. O criador é o Ailton Rodrigues, analista de TI em exercício no Polo de Tecnologia do Instituto Federal do Piauí, o INOVAIFPI.
COP 30 da ONU ocorre no Brasil em novembro de 2025 e poderá avaliar projeto com blockchain de brasileiro
Com a seleção escolhendo o projeto GaiaXS, Ailton garantiu aceleração técnica para seu projeto, além da oportunidade de representar o seu estado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes). O evento terá sede em Belém (PA).
A proposta do analista de TI brasileiro integra várias ferramentas de tecnologia, como IA, blockchain, IoT, materiais nanoestruturados, entre outras. O objetivo principal é o de contribuir para a mitigação de impactos ambientais e promover a resiliência climática.
A aplicação pode se dar em áreas climáticas, agricultura sustentável, energia limpa e descarbonização.
“Estou honrado por representar o IFPI e o Piauí nessa jornada. Essa conquista reflete o potencial do nosso Polo de Tecnologia em fomentar inovações que unam TI e sustentabilidade. A COP30 será um marco para o Brasil, e quero contribuir com soluções que inspirem mudanças reais“, destacou Ailton Rodrigues.
Projeto deve passar por ajustes técnicos antes da COP 30
Recém escolhido como um dos principais projetos do Inova Clima BR, o projeto GaiaXS seguirá para fase de aceleração. A nova fase deve contar com capacitações e ajustes técnicos para melhorar a aplicação.
A expectativa é que antes de novembro de 2025 a solução já esteja pronta para apresentação na COP 30. O IFPI acredita que tal apresentação mostra que o instituto se apresenta como um centro de excelência em inovação climática.
Promovido por instituições como o CIETEC e parceiros estratégicos, o programa InovaClima BR busca impulsionar ideias transformadoras que alinhem desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental. A seleção entre centenas de inscritos coloca Ailton e o IFPI em um ecossistema de referência, com mentoria, networking e visibilidade internacional.
Vale lembrar que várias soluções blockchain tem ganhado espaço em programas, como um de alunos do ensino médio do SESI Joinville, nos últimos dias, que ganhou uma premiação nacional.
Fonte: Projeto sustentável com blockchain feito por brasileiro pode ir para COP 30, da ONU
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.