As 10 melhores animações 2D da Disney, segundo a crítica
Parte da força que o estúdio Walt Disney tem hoje se deve às suas animações no estilo tradicional, lançadas para o cinema ao longo de quase todo o século 20.
Quando falamos de animações tradicionais, estamos nos referindo ao estilo 2D, diferente das produções mais modernas em 3D, feitas com computação gráfica.
Muitas dessas animações foram inspiradas em contos de fadas e encantaram tanto o público quanto a crítica com suas histórias, músicas e qualidades visuais.
Com isso em mente, elaboramos uma lista das 10 melhores animações 2D da Disney, segundo a crítica. Levamos em consideração apenas os longas-metragens animados no estilo tradicional, lançados nos cinemas (Disney Feature Films), excluindo sequências e spin-offs lançados diretamente em vídeo. Como critério, usamos as avaliações e aprovações dos principais agregadores de crítica da internet.

Disney em 2D: melhores animações
10º – Bambi (1942)

- Onde assistir: Disney+
Baseado no romance “Bambi, a Life in the Woods” (1923), de Felix Salten, esta clássica animação ganhou maior reconhecimento ao longo dos anos.
A Biblioteca do Congresso dos EUA selecionou o filme para preservação no National Film Registry por ser considerado “cultural, histórico e esteticamente significativo”.
A animação conta a história do cervo Bambi desde a infância até a vida adulta.

- IMDb: 7,3/10
- Metacritic: 91/100
- Rotten Tomatoes: 91%
- Letterboxd: 3.5/5
9º – 101 Dálmatas (1961)

- Onde assistir: Disney+
Adaptação do romance de Dodie Smith, “101 Dálmatas” foi um sucesso de público e teve ampla recepção positiva da crítica.
O consenso da mídia especializada apontou o filme como divertido e espirituoso, além de ressaltar a vilã Cruella de Vil como um dos principais fatores da qualidade da obra.
Na trama, um casal de cachorros da raça dálmata tem uma ninhada de quinze filhotes sequestrados pela socialite Cruella de Vil, que planeja usar suas peles para fazer casacos. Os pais partem em uma missão para resgatar os filhotes e acabam encontrando mais 84 dálmatas.

- IMDb: 7,3/10
- Metacritic: 83/100
- Rotten Tomatoes: 98%
- Letterboxd: 3.7/5
8º – A Pequena Sereia (1989)

- Onde assistir: Disney+
Baseado no conto de fadas dinamarquês de 1837, escrito por Hans Christian Andersen, “A Pequena Sereia” é um dos maiores trunfos da Disney. O longa é creditado por ter revitalizado as animações do estúdio, que enfrentava dificuldades desde meados dos anos 1960.
“A Pequena Sereia” também é considerado o marco inicial da era conhecida como o Renascimento da Disney – um período entre 1989 e 1999 em que o estúdio voltou a produzir filmes de animação bem-sucedidos comercial e criticamente.

Um grande sucesso comercial, o filme foi a sexta maior bilheteria de 1989. Aclamado pela crítica, especialmente por sua animação e trilha sonora, venceu dois Oscars: Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original (“Under the Sea”).
Na trama, a princesa sereia Ariel sonha em se tornar humana e se apaixona por um príncipe. Para realizar seu desejo, ela faz um pacto com a bruxa do mar Úrsula.
- IMDb: 7,6/10
- Metacritic: 88/100
- Rotten Tomatoes: 92%
- Letterboxd: 3.7/5
7º – Dumbo (1941)

- Onde assistir: Disney+
Aclamado pela crítica por sua história, música, humor e visuais, “Dumbo” também foi um grande sucesso comercial. O longa ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora e foi selecionado para preservação no National Film Registry.
Na trama, o elefante Jumbo Jr. é ridicularizado por suas orelhas grandes e ganha o apelido de “Dumbo”. No entanto, ele é capaz de voar usando-as como asas.

- IMDb: 7,2/10
- Metacritic: 96/100
- Rotten Tomatoes: 95%
- Letterboxd: 3.4/5
6º – Branca de Neve e os Sete Anões (1937)

- Onde assistir: Disney+
Baseado no conto de fadas alemão de 1812 dos Irmãos Grimm, “Branca de Neve e os Sete Anões” é o primeiro longa-metragem de animação produzido nos Estados Unidos e o primeiro filme de animação em técnica de celuloide.
Além de ser um marco inicial na animação e na adaptação de contos de fadas, “Branca de Neve e os Sete Anões” teve amplo impacto cultural que perpassou países e gerações. Sucesso de público, foi a maior bilheteria de 1938. O filme faz parte do catálogo de preservação da National Filme Registry por sua importância histórica.

Na trama, a madrasta malvada, com ciúmes da beleza da princesa Branca de Neve, manda matá-la. Porém, a vilã descobre que a jovem não morreu e está morando na casa de sete anões mineiros que fica na floresta.
- IMDb: 7,6/10
- Metacritic: 96/100
- Rotten Tomatoes: 97%
- Letterboxd: 3.4/5
5º – Aladdin (1992)

- Onde assistir: Disney+
Baseado no conto árabe “Aladim”, de “As Mil e Uma Noites”, esta animação nostálgica marcou a infância de muita gente. “Aladdin” foi um grande sucesso comercial, sendo a maior bilheteria de 1992.
Com amplo reconhecimento da crítica, a animação ganhou dois Oscars: Melhor Canção Original e Melhor Trilha Sonora.
A trama segue Aladdin, um jovem das ruas da Arábia que descobre uma lâmpada mágica com um gênio capaz de conceder desejos.

- IMDb: 8,0/10
- Metacritic: 86/100
- Rotten Tomatoes: 96%
- Letterboxd: 3.9/5
Leia mais
- 9 filmes que adaptam a Branca de Neve para assistir nos streamings
- Branca de Neve: 5 reclamações mais comuns sobre o live-action da Disney
- 6 filmes com Rachel Zegler para assistir no streaming e no cinema
4º – Pinóquio (1940)

- Onde assistir: Disney+
Baseado no romance italiano “As Aventuras de Pinóquio” (1883), de Carlo Collodi, esta clássica animação é um marco cultural.
Aclamado pela crítica, “Pinóquio” foi o primeiro filme animado a vencer um Oscar competitivo, ganhando dois prêmios: Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original. A animação é mais uma produção da Disney preservada no National Film Registry.

A trama segue Pinóquio, um boneco de madeira criado por um velho entalhador, Gepeto, e que ganha vida graças a uma fada azul. Sonhando em ser um menino de verdade, toda vez que Pinóquio mente, seu nariz cresce.
- IMDb: 7,5/10
- Metacritic: 99/100
- Rotten Tomatoes: 100%
- Letterboxd: 3.5/5
3º – Fantasia (1940)

- Onde assistir: Disney+
A animação musical “Fantasia” é uma antologia composta por oito segmentos, acompanhados por músicas clássicas conduzidas por Leopold Stokowski. Sete dessas peças foram executadas pela Orquestra da Filadélfia, e o longa não segue uma narrativa tradicional. Cada segmento apresenta uma história única.
Aclamado pela crítica por sua proposta “experimental”, “Fantasia” foi selecionado para preservação no National Film Registry. O segmento “O Aprendiz de Feiticeiro”, estrelado por Mickey Mouse, é o grande destaque.

- IMDb: 7,7/10
- Metacritic: 96/100
- Rotten Tomatoes: 95%
- Letterboxd: 3.9/5
2º – A Bela e a Fera (1991)

- Onde assistir: Disney+
Baseado no conto de fadas francês homônimo de Gabrielle-Suzanne Barbot de Villeneuve, “A Bela e a Fera” recebeu aclamação da crítica por sua história, músicas e animação. Além disso, a cena do salão de baile é considerada um dos momentos mais memoráveis do estúdio.
Em relação a prêmios, “A Bela e a Fera” foi a primeira animação a ganhar o Globo de Ouro de Melhor Filme – Musical ou Comédia. No Oscar, conquistou duas estatuetas: Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original. Também foi o primeiro filme de animação a receber indicação ao Oscar de Melhor Filme. O longa também foi selecionado para preservação no National Film Registry.

Ambientado na França do século XVIII, a trama segue um príncipe egoísta transformado em monstro. Para quebrar o feitiço, a Fera precisa conquistar o amor da jovem Bela, sua prisioneira.
- IMDb: 8,0/10
- Metacritic: 95/100
- Rotten Tomatoes: 95%
- Letterboxd: 3.9/5
1º – O Rei Leão (1994)

- Onde assistir: Disney+
No topo da lista está “O Rei Leão”, animação que marcou época e emocionou gerações. Quem viveu esse período lembra da comoção que o filme gerou. Amplamente aclamado pela crítica, o longa recebeu elogios pela qualidade técnica, músicas, e história.
Considerado por muitos especialistas e pelo público como a maior animação americana da história, “O Rei Leão” conquistou dois Oscars, além do Globo de Ouro de Melhor Filme – Musical ou Comédia. O filme também faz parte da seleção de filmes para preservação do National Film Registry.

Além do reconhecimento da crítica, “O Rei Leão” alcançou um sucesso estrondoso de bilheteria. A trama acompanha o crescimento do leão Simba, que foge de seu reino após a morte de seu pai, o Rei Mufasa, assassinado por seu tio, Scar.
- IMDb: 8,5/10
- Metacritic: 88/100
- Rotten Tomatoes: 93%
- Letterboxd: 4.2/5
O post As 10 melhores animações 2D da Disney, segundo a crítica apareceu primeiro em Olhar Digital.