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10 hábitos que diminuem a vida útil dos pneus do seu carro

Os pneus de um carro exercem a função fundamental de serem os únicos pontos de contato entre o veículo e o solo, proporcionando estabilidade, poder de frenagem e desempenho ao automóvel. Dessa forma, ajudam no conforto dos ocupantes, segurança e podem até gerar economia de combustível

Com toda essa importância, é essencial que o motorista fique atento para não cometer erros que diminuam a vida útil dos pneus do seu carro. Quer saber alguns dos principais hábitos que podem prejudicar esses componentes? Continue a leitura!

10 hábitos que diminuem a vida útil dos pneus do seu carro

Os hábitos vão desde coisas que podem ser realizadas no dia a dia até ajustes que precisam ser feitos no veículo após eles rodarem uma determinada quilometragem. 

1 – Não alinhar o carro no período correto

Profissional realizando o alinhamento de um veículo
Profissional realizando o alinhamento de um veículo – Imagem: Freepik

Especialistas recomendam que seja feito o alinhamento do carro a cada 10 mil km rodados. Por isso, fique atento ao quanto você já rodou com o carro. Também vale observar como o veículo está se comportando na pista, caso a direção esteja irregular, leve o automóvel a uma oficina de sua confiança para ver se ele está desalinhado. 

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Além de proporcionar uma boa dirigibilidade e controle do carro, o alinhamento ajuda a conservar os pneus. Se a roda do veículo estiver desalinhada, o pneu vai “esfregar” a banda no piso e gerar desgaste nas laterais do item, diminuindo a vida útil dele. 

2 – Não realizar o rodízio dos pneus

Profissional realizando o rodízio dos pneus
Profissional realizando o rodízio dos pneus – Imagem: Freepik

O rodízio dos pneus também é recomendado a cada 10 mil km rodados, mas muitas vezes essa manutenção é ignorada pelos motoristas. Porém, isso pode encurtar a vida útil destes componentes. 

O rodízio dos pneus nivela o desgaste desses itens, uma vez que o eixo motriz (local onde se instalam as rodas) precisa de um maior esforço em relação às rodas que estão livres. Se o carro tiver tração traseira, o correto é trocar a roda dianteira direita com a traseira esquerda, e dianteira esquerda com a traseira direita. 

Já se o carro tiver tração dianteira, a troca pode ser feita com os pneus do mesmo lado. Dessa forma, a banda de rodagem fica com um desgaste mais homogêneo e eleva a vida útil dos pneus. 

3 – Dirigir sempre em alta velocidade

Carro rápido; velocidade
Carro em alta velocidade – Imagem: Jag_cz / Shuttestock

Seja em curvas ou retas, conduzir o veículo sempre em alta velocidade gera um superaquecimento dos pneus, o que faz o desgaste ser acelerado e, consequentemente, diminui a durabilidade dos componentes. 

Além disso, quem dirige em alta velocidade muitas vezes pode precisar frear de forma brusca, desgastando a banda de rodagem dos pneus. 

4 – Levar mais peso do que pode dentro do carro

Foto traz um certo exagero, mas retrata um claro excesso de pessoas e, consequentemente, peso no veículo
Foto traz um certo exagero, mas retrata um claro excesso de pessoas e, consequentemente, peso no veículo – Crédito editorial: De Jongh Photography / Shutterstock.com

Um carro superlotado, seja de pessoas ou outras bagagens, pode prejudicar a estrutura dos pneus e reduzir a capacidade de frenagem do automóvel. Por isso, o ideal é sempre respeitar o limite de carga. 

5 – Calibragem inadequada dos pneus

pessoa calibrando o pneu de um carro
(Imagem: Freepik)

Motoristas que têm o hábito de não calibrar os pneus do carro ou fazer a calibragem de forma inadequada, sem seguir a pressão indicada no manual do veículo, podem estar contribuindo para prejudicar a distância de frenagem.

Além disso, aumentam o risco de possíveis explosões dos pneus. Vale destacar que a calibragem deve ser realizada a cada 15 dias ou semanalmente para quem usa o carro muitas vezes. 

6 – Não ter cuidado ao andar por ruas cheias de buracos

Carro passando cobre veículo
Carro passando cobre veículo – Imagem: Moomin201/Shutterstock

Quem anda muito rápido, passando sem o mínimo de cuidado por buracos em ruas mal conservadas, está colocando em risco o funcionamento das molas, calibragem dos pneus, suspensão e alinhamento do veículo, o que pode, consequentemente, afetar a vida útil dos pneus.

7 – Utilizar produtos abrasivos nos pneus

Pessoa passando pretinho no pneu
Pessoa passando pretinho no pneu – Imagem: Freepik

Sabe os famosos pretinhos que são muito utilizados em lava-rápidos? Então, dependendo da composição química do produto, é possível que ele afete a vida útil dos pneus. 

Uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, a GoodYear, por exemplo, destaca que apenas o uso de água, sabão neutro e secagem completa são suficientes para deixar os pneus limpos.

8 – Raspar os pneus no meio-fio

Carro com o pneu encostando no meio-fio
Carro com o pneu encostando no meio-fio – Imagem: Tricky_Shark/Shutterstock

Este é um hábito que não acontece porque a pessoa quer, mas é importante ficar muito atento para evitá-lo, pois além de prejudicar a estética, danificando as rodas e calotas, ele contribui para o desgaste da borracha e gera bolhas. Dessa forma, pode ser necessário trocar logo o pneu afetado. 

Por isso, preste muita atenção na hora de estacionar. Outro ponto é que caso os pneus fiquem prensados na guia, a direção pode ser forçada, provocando o desalinhamento das rodas, gerando uma deformidade na lateral dos pneus e prejudicando as bandas de rodagem. 

9 – Subir ou descer desníveis

imagem mostra o movimento do pneu de um carro durante uma manobra de baliza
Carro fazendo baliza (Reprodução: Redyar Rzgar/Pexels)

Há quem tenha o hábito de subir ou descer desníveis com uma certa frequência. Muitas vezes, por exemplo, isso é feito para estacionar o carro em cima de uma calçada. Entretanto, saiba que isso é um hábito muito ruim, pois deforma a estrutura do pneu. 

10 – Deixar os pneus sem as tampinhas nas válvulas de segurança

Michelin está lançando pneus exclusivos para veículos elétricos... mas, por que?. Imagem: KULLAPONG PARCHERAT / Shutterstock.com
Pneu da Michelin – Imagem: KULLAPONG PARCHERAT / Shutterstock.com

Há quem não ligue para a tampinha na válvula de segurança (bico de encher o pneu). Porém, a falta dela pode fazer com que muita sujeira se acumule no interior do item e assim prejudicar o núcleo da válvula, fazendo os pneus perderem pressão. 

Além disso, se o carro ficar exposto muito tempo ao sol e os pneus não tiverem as tampinhas, pode ocorrer um ressecamento da válvula de segurança. Também é importante substituir as válvulas sempre que os pneus forem trocados.

Qual o tempo médio de duração de um pneu?

Em média, o pneu de um carro deve durar entre 40 e 60 mil km rodados. Porém, é essencial manter os cuidados adequados paro componente ter esse tempo de vida útil.

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