Esse avião foi do Japão à China com um combustível diferente: óleo de cozinha
A Japan Airlines concluiu com sucesso um voo de passageiros usando óleo de cozinha como combustível. A aeronave partiu do Aeroporto Internacional de Kansai, na região de Osaka, com destino ao Aeroporto Internacional de Pudong, em Xangai, na China.
O Boeing 787 decolou às 10h13, horário local, no dia 1º de maio de 2025, e, após um voo de duas horas e 48 minutos, chegou a Xangai às 12h01.
Essa não foi a primeira viagem operada pela JAL utilizando Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês). Mas o voo marca o início de uma rede de suprimentos que possibilita a produção e fornecimento contínuos de SAF no Japão.
Em 2021, a British Airways também operou um voo movido parcialmente a óleo de cozinha entre Londres e Glasgow. A viagem produziu 62% menos emissões de CO² do que um trajeto semelhante há uma década, segundo a companhia.

Por voos mais sustentáveis
O óleo de cozinha foi fornecido pela Saffaire Sky Energy LLC, empresa que obtém certificação internacional para produtos sustentáveis, de acordo com comunicado da Airports Council International.
O SAF foi produzido em massa na Refinaria Sakai da Cosmo Oil, também em Osaka. A unidade foi concluída em 2023 e vai de encontro com a meta de reduzir significativamente as emissões de CO² por aeronaves.
A Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) estabeleceu a meta de reduzir as emissões de voos internacionais em 15% em relação aos níveis de 2019 a partir de 2024 e atingir emissões líquidas zero até 2050.
Leia Mais:
- Japão compra jatos da Embraer — e quer combustível brasileiro
- Tecnologia híbrida da NASA pode acabar com emissões em voos
- Óleo comum no Brasil está ligado a câncer agressivo, segundo estudo

Um projeto que une o país
A matéria-prima usada no voo da Japan Airlines provém de uma campanha nacional organizada pela própria companhia aérea, o Projeto Fry to Fly (“Fritar para Voar”, na tradução literal).
Empresas, governos locais e organizações têm apoiado a coleta de óleo de cozinha usado em residências e companhias pelo país. O programa começou com a adesão de 29 membros em 2023, e, agora, já acumula mais de 200 participantes.
O Grupo JAL pretende atingir a meta de substituir 1% do combustível total a bordo por SAF até 2025 e 10% até 2030. A empresa diz que vai aprofundar a colaboração entre empresas e governos locais para aumentar a coleta de óleo usado e expandir o uso de SAF no Japão.
O post Esse avião foi do Japão à China com um combustível diferente: óleo de cozinha apareceu primeiro em Olhar Digital.