Jogamos: Earthion, novidade de Mega Drive, brilha na Gamescom Latam
Em pleno 2025, lançar um jogo para Mega Drive requer talento único e um tempero nostálgico como pouco se vê por aí. É basicamente nessa mistura de genialidade com carta de amor aos fãs que Earthion será lançado.
Desenvolvido pela japonesa Ancient Corporation e publicada pela Limited Run Games, especializada em edições físicas premium de videogames, o título vem sob a batuta de ninguém menos que Yuzo Koshiro, lendário compositor de Streets of Rage, ActRaiser e The Revenge of Shinobi, entre outros.
Earthion é um shoot’em up de progressão lateral que segue o estilo clássico do “jogo de navinha”, com sprites esporando canto a canto da tela, gameplay fluido e trilha sonora espetacular. É isso que o Flow Games constatou ao experimentar o game durante a Gamescom Latam 2025, facilmente o nosso favorito do evento. Saiba mais adiante!

Imagem: Limited Run Games
Earthion: carta de amor aos clássicos
Em Earthion, os jogadores assumem o controle da destemida Azusa Takanashi em uma jornada por oito fases, cada qual com ambientes únicos, inimigos variados e batalhas contra chefes que requerem reflexos afiados do jogador.
Em nosso teste, feito num Steam Deck, pudemos experimentar as duas primeiras fases, que são um “túnel do tempo” capaz de transportar o jogador aos anos 90 e contemplar cada efeito sonoro e cada movimento com a fluidez que o gênero merece ter.
Earthion foi criado para rodar nativamente no hardware original do Mega Drive, levando os limites do console 16-bit ao extremo. Foi nosso melhor e mais surpreendente teste da Gamescom Latam 2025

Imagem: Limited Run Games
E sim, a plataforma primária de desenvolvimento é o Mega Drive mesmo, com direito a cartucho e tudo, além de localização completa para o português brasileiro. Sistemas atuais também receberão Earthion (PS5, PS4, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC).
O trailer de anúncio, exibido como parte da programação da Gamescom Latam 2025, trouxe uma mensagem especial de Yuzo Koshiro para os fãs brasileiros. Confira:
Estilo, nostalgia e classe
Earthion conta com uma trilha sonora original composta Koshiro, com nada menos que 27 faixas inéditas que resgatam o estilo clássico do compositor, além de efeitos sonoros que recriam a atmosfera da era de ouro dos jogos retrô.
Também é possível configurar linhas de varredura e outros filtros visuais para uma experiência autêntica em telas modernas. Pudemos ver o game rodando num Mega Drive e afirmamos: o trabalho realizado aqui é realmente impressionante, pois reúne o semblante antigo com um toque moderno único.
Múltiplos níveis de dificuldade, incluindo um modo desafio, aguardam o jogador. Entre as opções, “Fera” é o jeito mais difícil de jogar Earthion, resgatando o verdadeiro sentimento da era arcade e 16-bits que tanto se caracterizou pelas doses cavalares de masoquismo.

Imagem: Limited Run Games
Filtros de imagem simulam o efeito visual das TVs de tubo e até mesmo um sistema de “password” está presente para manter a chama nostálgica acesa. Nos sistemas atuais, há ainda ranqueamento online de sua pontuação.
Earthion, um projeto de paixão aos fãs, será lançado ainda este ano para PS5, PS4, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC, além é claro, do Mega Drive, que contará com cartucho físico. Ansioso? Escreva para nós aqui embaixo, no campo reservado aos comentários!
—
Quer encontrar os melhores preços de games na internet? Conheça o Low Games! Descontos em jogos, acessórios, consoles, gift cards e muito mais para todas as marcas! Visite: https://www.lowgames.com.br/