Esta técnica dos egípcios podia diminuir o calor do deserto
Uma equipe de arqueólogos descobriu um verdadeiro projeto de paisagismo criado no deserto do Sinai. Escavações revelaram a existência de um caminho com centenas de árvores que dava acesso a uma grande fortaleza do Egito Antigo.
A construção tem mais de dois mil anos e o sítio arqueológico é conhecido há décadas pelos cientistas. No entanto, a mais recente descoberta sugere que os egípcios eram capazes de cultivar plantas em larga escala.
Cerca de 500 árvores foram plantadas ao longo da estrada antiga
- Localizada em Tell Abu Saifi, a fortaleza foi construída durante o período ptolomaico (de 304 a 30 a.C.).
- Nesta época, Ptolomeu I, um general de Alexandre, o Grande, e seus descendentes governavam o Egito.
- Segundo os pesquisadores do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, a construção também foi utilizada durante o período de domínio romano da região, entre 30 a.C. a 642 d.C.
- Mas o que chamou a atenção da equipe foi a descoberta de 500 círculos de argila em ambos os lados da estrada que levava à entrada da fortaleza.
- Isso indica que os egípcios plantaram centenas de árvores, provavelmente para amenizar o clima desértico do local.

Leia mais
- Porta rosa gigante de 4.400 anos revela túmulo de príncipe egípcio
- Via Láctea é retratada em achados milenares no Egito
- Ramsés III: achado lança luz sobre rotas do Antigo Egito
Outras descobertas feitas na fortaleza
Os arqueólogos ainda descobriram que, durante os tempos ptolomaicos, a fortaleza era cercada por um fosso com mais de dois metros de profundidade. Isso teria ajudado os egípcios a defenderem a fortificação em vários momentos da história.
Também foram localizados no local alojamentos de soldados e talvez de suas famílias. Além disso, os pesquisadores desenterraram um trecho de estrada com 100 metros de comprimento, 11 metros de largura e pavimentado com lajes de calcário. Este caminho teria sido utilizado para chegar à fortaleza.

Por fim, a equipe encontrou vestígios de uma estrutura que pode ser de um período ainda anterior. A principal hipótese é que se trate de uma fortaleza ainda mais antiga, que possivelmente foi substituída pela fortificação mais recente.
O post Esta técnica dos egípcios podia diminuir o calor do deserto apareceu primeiro em Olhar Digital.