Intel Arrow Lake apresenta gargalo em SSDs PCIe 5.0 que limita velocidades de 14GB/s para 12GB/s
Depois das polêmicas envolvendo a performance da geração Arrow Lake de processadores Intel em jogos, agora temos a confirmação que os Core Ultra 200S também causam gargalo em SSDs NVMe PCIe 5.0 conectados em portas M.2. A informação vem do site The SSD Review, que conduziu testes variados com o hardware e depois obteve declaração da própria Intel sobre o problema.
O problema foi observado quando reviewers do site observaram que um SSD que deveria alcançar 14GB/s não passava de 12GB/s em um sistema baseado em Arrow Lake. Foram feitos então diversos testes em placas Z890 com diferentes SSDs, comparando com placas Z790. Depois de ver os resultados e contatar as empresas envolvidas, o site concluiu que o gargalo está nos processadores Intel.

Os SSDs usados foram um Samsung 9100 Pro e um Micron 4600. Eles foram testados em placas Z890 com Arrow Lake e comparados com a geração passada da própria Intel – processadores Raptor Lake em placas Z790.

Na geração atual os drives alcançaram no máximo 12,3GB/s, enquanto não tiveram problemas em bater 14,3GB/s nas placas mais “antigas”. O site afirma ainda que não conseguiu encontrar nenhum SSD M.2 capaz de chegar em 14GB/s em sistemas Arrow Lake. E os testes foram reproduzidos em placas-mãe de diferentes fabricantes, com resultados semelhantes.
Intel admite latência maior em determinadas lanes do PCIe nos Arrow Lake
O The SSD Review conta que entrou em contato com as fabricantes de placas, e ASUS e ASRock foram capazes de replicar o problema internamente. As duas empresas disseram que a latência extra na operação dos SSDs vem do componente I/O Extender em CPUs da série Intel Core 200S.
Notícias relacionadas:
- Microcódigo 0x114 parece não resolver performance das CPUs Intel Arrow Lake-S
- Linha Raptor Lake da Intel ainda vende mais do que suas CPUs para IA
- Intel anuncia demissões e cortes de US$ 1,5 bilhão em custos
Complementando a informação, o site recebeu uma declaração da própria Intel, confirmando mais latência em certas lanes do PCIe para os Arrow Lake. “A Intel pode confirmar que as lanes 21 a 24 PCI Gen5 root port nos processadores da série Intel Core 200S podem apresentar latências aumentadas em relação às lanes do 1 a 16 PCIe Gen5 root port, devido a um caminho de dados die-to-die mais longo.”
Segundo o site de testes, as lanes 21 a 24 passam pelo tile do I/O Extender, confirmando as conclusões apresentadas por ASUS e ASRock.
Via: Tom’s Hardware