BYD tenta romper tradição no Japão com novo mini elétrico
Para muitos, a BYD desbancou a Tesla e já é a maior montadora de carros elétricos do mundo. Os resultados financeiros do ano passado mostraram isso. A companhia chinesa também vem batendo com frequência os rivais americanos nas vendas mensais.
Mesmo com esse crescimento expressivo, a BYD não parece satisfeita e planeja voos ainda mais altos. Para isso, no entanto, a empresa deve enfrentar grandes desafios. E o primeiro já ocorre no quintal da casa deles.
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O Japão é um dos maiores mercados automotivos do mundo, atrás apenas da China, dos Estados Unidos e da Índia. O japonês, no entanto, tem gostos muito específicos para carros – e preferência pelas marcas locais.
A Toyota é líder isolada de vendas no país. Foram mais de 1,53 milhões de unidades em 2024. Entre os EVs, o Nissan Sakura e o Mitsubishi eK X responderam por 40% de todos os emplacamentos no mesmo período.
São números que demonstram a dificuldade que as montadoras estrangeiras enfrentam no território. A BYD, porém, parece ter encontrado uma forma de romper essa barreira.

Um mini carro – ou um kei car?
- Segundo informa o site gringo Electrek, a marca chinesa planeja lançar um novo mini EV no mercado japonês em 2026.
- E ele será mini mesmo: deve ser um pouco maior do que o Honda N-Box, que tem 3.395 mm de comprimento, 1.475 mm de largura e 1.790 mm de altura.
- Para você ter uma ideia, um Renault Kwid 2025, que é um carro compacto, tem 3.731 mm de comprimento, 1.759 mm de largura e 1.481 mm de altura.
- Esses veículos pequeninos têm um nome específico no país: são os K-Car, ou kei car.
- São carros de tamanho reduzido, eficientes, acessíveis e regulamentados pelo governo japonês.
- Essa modalidade nasceu após a Segunda Guerra Mundial
- , numa tentativa de estimular a indústria local.
- E o tamanho faz todo sentido: estamos falando de um país com uma grande população, mas com uma extensão territorial pequena.
- É justamente por isso também que as SUVs e caminhonetes não fazem tanto sucesso por lá.
Modelo secreto – por enquanto
O Electrek fala apenas sobre a disposição da BYD em entrar no mercado dos kei cars no Japão. Não há, porém, nenhuma outra informação sobre características desse novo modelo.

A aposta é de que ele será barato – barato a ponto de incomodar a liderança das montadoras japonesas no país. O novo mini elétrico deve custar a partir de 2,6 milhões de ienes, ou aproximadamente US$ 18 mil. É o mesmo preço do Nissan Sakura, o elétrico mais vendido no Japão no ano passado.
Vale destacar que a BYD já fabrica carros elétricos ultra acessíveis no mundo todo. E tem como vantagem, nesse caso, a proximidade com a China e as suas próprias baterias BYD Blade.
De concreto, a empresa já começou a recrutar talentos com “ampla experiência” no setor de veículos leves no país. E, tendo em vista os últimos anos, a BYD deve entrar no negócio para valer.
As informações são do Electrek.
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