5 carrões que foram transformados em viaturas policiais
É muito comum veículos esportivos e de luxo serem transformados em viaturas policiais. No Brasil, por exemplo, isso normalmente acontece com carros apreendidos em ações contra crime organizado ou outros tipos de delito. Eles não são efetivamente usados pela polícia, mas servem como um “prêmio” pela captura.
- Tesla Cybertruck é transformada em carro de polícia nos EUA
- Lamborghini Urus vira super viatura policial em Dubai
Em Dubai (Emirados Árabes), por exemplo, há diversos veículos de luxo disponíveis na frota de carros da polícia. Ferrari, Lamborghini, Bugatti e outras marcas premium são utilizadas pelo policiamento da cidade.
Mas não é só lá que isso acontece. É possível encontrar carrões sendo utilizados como viatura em diversas partes do planeta. Alemanha, Estados Unidos e outros países também são conhecidos por essa prática.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Por conta disso, separamos cinco carrões que foram transformados em viaturas.
5. Rolls-Royce Cullinan
Durante o evento Arabian Travel Market de 2025, a força policial de Dubai apresentou mais um modelo de luxo para a sua frota. O escolhido da vez foi o Rolls-Royce Cullinan, um veículo “humilde”, avaliado em mais de R$ 8 milhões.
Disponível para compra no Brasil, o enorme SUV recebeu a característica pintura verde e branca da polícia de Dubai. A personalização foi realizada pela Mansory, conhecida empresa de modificações de carros.
Vale também destacar que o Cullinan utilizado pela polícia dos Emirados Árabes não é uma versão comum do SUV. A Mansory adicionou ao modelo diversos componentes em fibra de carbono, além de diversas tecnologias avançadas e um computador de bordo sofisticado.
Debaixo do capô, claro, está o conhecido motor V12 biturbo da Rolls-Royce. Ele também foi modificado, entregando agora 610 cv de potência. Essa configuração permite o SUV atingir 100 km/h em apenas 5 segundos.

4. Tesla Cybertruck
A Tesla Cybertruck foi outro modelo transformado em viatura. Modificada pela empresa de customizações UP.FIT, a caminhonete elétrica desde o ano passado já faz parte da frota de carros da polícia de Irvine, na Califórnia (EUA).
O veículo, que custa mais de US$ 150.000, gerou muito debate por sua escolha como viatura pela força policial da Califórnia. Seu preço é relativamente superior aos carros comuns da polícia estadunidense, além de contar com motorização elétrica.
Apesar disso, a picape será utilizada no policiamento da cidade. Ela conta com diversas modificações específicas, como a pintura, sistema de holofotes para patrulha noturna e até mesmo um sistema elétrico inovador, permitindo até um suporte para rifle nos assentos traseiros.








3. Lamborghini Urus
O Lamborghini Urus é mais um que faz parte da frota policial de Dubai. O SUV, que tem debaixo do capô um enorme motor V8 biturbo de 666 cv e 86,6 kgfm, é um verdadeiro animal sob rodas, que pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos.
Pintado com as cores da polícia local, o modelo também recebeu diversas modificações, como compartimento interno blindado para armas, display de mensagens rebatível, um compartimento especial para guardar equipamentos de serviço e um desfibrilador para primeiros socorros. Há ainda uma barra em led azul de 360º no spoiler traseiro, que funciona em conjunto com uma sirene elétrica.

2. BMW M2
Durante o Salão do Automóvel de Essen (ALE) de 2024, a empresa de customizações AC Schnitzer apresentou um conceito de viatura do BMW M2. Apesar de não ser um carro efetivamente da polícia alemã, o veículo foi desenvolvido em comemoração aos 20 anos da “Tune It! Safe!”, movimento que prega conscientização nas modificações de carros.
O projeto foi realizado em parceria da fabricante de pneus Hankook, o Ministério Federal de Assuntos Digitais e Transporte da Alemanha e o próprio Salão do Automóvel.
O veículo foi cedido pela BMW e totalmente modificado pela AC Schnitzer. A potência foi aumentada em mais de 100 cv, com o motor seis cilindros passando a entregar 560 cv e 66,2 kgfm.
Além da pintura, o M2 policial também recebeu película de segurança em todos os vidros, sistema de alerta, giroflex e muito mais.

1. Porsche 911
O Brasil não está fora desta lista. Recentemente a Polícia Federal (PF) de Santa Catarina realizou a apreensão de um Porsche 911 Turbo durante uma investigação contra lavagem de dinheiro e tráfico internacional de drogas.

Com motor 3.7 de seis cilindros e mais de 500 cv, o esportivo integra a frota de carros da polícia catarinense apenas para exposição. O veículo recebeu a pintura da PF após autorização judicial e tem como objetivo “conscientizar a população sobre o combate ao crime organizado”.
Mas o modelo não integrará a frota policial por muito tempo. Ele será mantido em posse da PF de Santa Catarina até sua destinação final ou leilão.
Leia também:
- Como funciona a tração de um carro e quais são seus tipos?
- Carro automático: por que usar o “D” em ladeiras é ruim?
Leia a matéria no Canaltech.