Vídeo mostra protótipo da RTX Titan Ada, da série RTX 40, com testes de desempenho
A série RTX 40 de placas de vídeo, também conhecida como a geração Ada Lovelace, acabou não oferecendo um modelo Titan comercialmente, mas a NVIIDA chegou bem perto de disponibilizar esses produtos. Tão perto que existem até protótipos da chamada RTX Titan Ada, e o famoso overclocker “Der8auer” conseguiu colocar suas mãos em um deles.
Roman “Der8auer” Hartung é famoso pelos seus vídeos de hardware, tanto que até começou a vender produtos em uma empresa própria, a Thermal Grizzly. Em seu vídeo mais recente, o entusiasta mostra em detalhes um protótipo da chamada RTX Titan Ada, apresentando inclusive resultados de testes de performance e comparativos.
Em termos gerais, o protótipo fica acima da RTX 4090 e abaixo da RTX 5090. A placa Titan incorpora duas conexões de 16 pinos 12V-2×6, mas mantém um TGP de 450W, indicativo de que o BIOS e driver usados não estão devidamente otimizados para essa GPU tão titânica.

Inclusive, é importante ressaltar que esses testes com o protótipo não refletem como o produto poderia ter se saído se tivesse sido efetivamente lançado. Drivers devidamente otimizados podem fazer muita diferença, e seria interessante ver a placa aproveitar realmente a quantidade de energia que duas conexões de 16 pinos poderiam oferecer.

RTX Titan Ada é a maior placa que “Der8auer” já testou
“É a maior GPU que já tive em mãos”, diz o overclocker em determinado momento do vídeo. Em comprimento e altura a Titan Ada tem mais ou menos o mesmo tamanho de uma RTX 4090 Founder Edition, mas a espessura é visivelmente maior, alcançando um design quad-slot.

Em termos de especificações, temos uma GPU AD102 completamente ativada, com 144 streaming processor e 18.432 núcleos CUDA. A memória alcança 48GB GDDR6X, em 24 módulos de 16Gb.
Notícias relacionadas:
- NVIDIA Titan ADA: protótipo teria 48 GB DDR6 e 18.432 núcleos CUDA
- Thermal Grizzly vai vender o Ryzen 7 9800X3D com delid e garantia de 2 anos
- YouTuber russo desmonta e testa NVIDIA GeForce RTX 4090 com 48 GB de memória
É bem provável que a NVIDIA desistiu da RTX Titan Ada devido aos preços de manufatura, que resultariam num produto final caro demais para o público. Para comparação, o Tom’s Hardware menciona as RTX 6000 Ada, para workstations, que usam o AD102 parcialmente desativado e já custam entre US$ 7.000 e US$ 10.000.