DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Neon lança Pix por Aproximação, mas iPhone fica de fora por falta de suporte

Clientes do banco Neon já podem configurar suas contas na Carteira do Google para utilizar o Pix por Aproximação. A novidade foi anunciada pela instituição financeira nesta segunda-feira (12), mas é exclusiva para Android, uma vez que o iPhone ainda não tem suporte à nova modalidade do Banco Central.

A atualização expande a carta de instituições com suporte à Carteira do Google que, desde o ano passado, oferece pagamentos via Pix com auxílio do Open Finance.

Com a integração, os usuários podem utilizar a carteira digital disponível em celulares Android para fazer as transações por aproximação ou através de outros meios, como a leitura de QR Code ou ao inserir a chave e o valor.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A Carteira do Google também tem suporte ao Pix Copia e Cola, que opera através de um código único para fazer pagamentos de compras online.

Outras instituições, como o Digio, Banco do Brasil, Inter, PAN, Bradesco, BTG Pactual, C6 Bank, Caixa, Itaú, Mercado Pago, Nubank, PagBank, PicPay, Santander e Sicredi, também oferecem integração com a carteira do Google.

Exclusivo para Android

Até o momento, o Pix por Aproximação está disponível somente em celulares Android, através da Carteira do Google. A exceção é encontrada apenas em bancos que criaram soluções próprias para usar o recurso, como é o caso do Nubank.

O iPhone, no entanto, ainda não tem suporte ao Pix por Aproximação, uma vez que a Apple ainda não solicitou autorização para operar o serviço, informou o banco Neon.

Para operar o Pix por Aproximação, empresas responsáveis por carteiras digitais, como a Apple, Google e Samsung, precisam de um registro no Banco Central como iniciadora de pagamento.

O serviço começou a ser liberado em novembro e, atualmente, apenas a Carteira do Google tem autorização para oferecer o serviço, que opera através do Open Finance.

Segundo o portal UOL, em resposta ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Apple informou que não aceita Pix por Aproximação pois a legislação brasileira devido à taxas.

Neste caso, a defesa da fabricante observou que a legislação brasileira não tem nada “que impeça a Apple de cobrar uma taxa pelos seus serviços”. A resposta surgiu devido à acusação do Cade de que a empresa dificulta o acesso de outras carteiras no iPhone.

Questionada sobre o caso pelo Canaltech, a Apple não retornou as tentativas de contato até o momento.

Não há previsão de lançamento do recurso em celulares da Apple e na Samsung Wallet.

Confira outras matérias do Canaltech: 

VÍDEO: PIX por aproximação vs Débito NFC social | Dicas| #shorts

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box