DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

INSS manda notificação em aplicativo para vítimas de fraude

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai mandar notificação, por meio do aplicativo Meu INSS, para nove milhões de aposentados e pensionistas nesta terça-feira (13), segundo o governo federal. O assunto: descontos feitos por associações em benefícios (e possíveis fraudes).

A notificação vai ser o seguinte: “Aviso importante para você. Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã [14] você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.

A notificação será feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. Ou seja, não haverá contato por telefone nem mensagem SMS sobre este assunto. Em caso de dúvidas, os cidadãos podem ligar na central de atendimento do órgão. O número é 135.

“Por isso, uma dica importante é acessar o app Meu INSS agora mesmo no seu celular, clicar no sininho que aparece no topo do lado direito, em seguida em ‘Configurar Notificações’ e daí selecionar a opção ‘Permitir notificações’”, diz nota publicada no site do governo federal.

Vítimas de fraude do INSS poderão verificar qual associação descontou (e o valor descontado) nesta semana

Os segurados notificados poderão verificar qual associação realizou o desconto e o valor descontado a partir de quarta-feira (14). Isso poderá ser feito por meio de dois canais: o app Meu INSS e a central de atendimento 135.

A partir dessas informações, o associado deverá reconhecer se realmente autorizou a cobrança ou se o desconto é irregular por conta de fraude. Não será necessário incluir documentos ou comprovantes para afirmar que não autorizou a cobrança. E não há prazo para reclamar.

INSS
Aposentados e pensionistas poderão verificar qual associação realizou o desconto e o valor descontado a partir desta semana (Imagem: rafastockbr/Shutterstock)

O ressarcimento será para os descontos realizados nos últimos cinco anos, a partir de março de 2020. Caso o segurado preencha no sistema que não autorizou o desconto, o INSS vai gerar automaticamente uma cobrança para a associação que recebeu o dinheiro.

A associação terá 15 dias úteis para comprovar o vínculo com o segurado. Para isso, vai precisar juntar no sistema: comprovação de associação, autorização do desconto e documento de identidade do segurado.

Caso a associação não comprove o vínculo, ela terá os mesmos 15 dias úteis para realizar o pagamento ao INSS, que será repassado ao segurado por meio de folha suplementar. Se a associação não pagar, o caso será encaminhado à Advocacia-Geral da União (AGU) para medidas de ressarcimento.

Os segurados que reclamaram e não tiveram comprovação do vínculo receberão o dinheiro, segundo o governo. A devolução vai ocorrer entre 26 de maio e 6 de junho, segundo o G1.

Leia mais:

Como baixar o aplicativo Meu INSS

Como calcular o reajuste de pagamento do INSS
Aplicativo Meu INSS está disponível para iPhone na App Store (Imagem por rafastockbr/Shutterstock)

Para baixar e instalar o aplicativo Meu INSS, é assim:

  • Baixe o aplicativo Meu INSS (disponível para celular Android e iPhone);
  • Vá em “Entrar com gov.br
  • Digite o número do seu CPF e toque em “Continuar“;
  • Digite a senha da sua conta “gov.br” (a que você usa para logar no site do governo federal);
  • Toque em “Concordo” para aceitar os termos de uso (após lê-los, claro);
  • Toque em “Autorizar” para deixar o aplicativo usar as informações pessoais listadas.

Feito isso, o beneficiário terá acesso a serviços e histórico de informações no aplicativo. Mas, um aviso: no teste feito pelo Olhar Digital, a tela de carregamento após o último passo da lista acima enroscou várias vezes. Então, você vai precisar de paciência.

O post INSS manda notificação em aplicativo para vítimas de fraude apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box