DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Outlive: conheça o legado do 1º grande jogo brasileiro dos anos 2000

Você pode não conhecer, mas Outlive, lançado em 2000, foi um grande jogo de estratégia em tempo real (os famosos “RTS”) em uma época que o gênero prosperava. E, embora tenha tido inovações na área e batido de frente com gigantes, poucos conhecem suas origens brasileiras.

Agora, para celebrar os 25 anos de lançamento, a Continuum, desenvolvedora de Curitiba e responsável pela obra, se reuniu para produzir uma remasterização do game original e, no futuro, dar continuidade à IP de alguma maneira. Nós falamos com eles durante a Gamescom Latam e trazemos novidades! Venha ver!

Outlive

Imagem: Divulgação/Nuuvem

Outlive: um RTS brasileiro que fez barulho

Durante a Gamescom Latam, o Flow Games teve a oportunidade de conversar com Rafael Dolzan, game designer da Continuum, e Rodrigo Dal’Ast, cofundador da desenvolvedora e programador, para explicar um pouco sobre Outlive, um jogo brasileiro de RTS lançado em 2000 e publicado pela Take-Two, mesma publisher de GTA e outros grandes games.

Outlive é um jogo de estratégia em tempo real, bem clássico, ambientado em um futuro próximo — pelo menos o futuro de 25 anos atrás. A história envolve inteligência artificial, robôs, experiências genéticas, e se passa num contexto de crise política e busca por recursos naturais no sistema solar. A narrativa é dividida em três campanhas, ou capítulos, e o jogador controla diferentes facções: os humanos, os robôs e uma cooperativa”

Outlive tinha alguns grandes diferenciais (além de sua equipe muito reduzida de 8 pessoas que fez um jogo que brigou com grandes) para a época. Um deles era a grande ênfase em tornar a IA das unidades mais autônomas, permitindo que os jogadores pudessem controlar mais o macro do que o micro.

Outlive

Imagem: Divulgação/Nuuvem

Dessa forma, as unidades do game podiam ter parâmetros específicos, incluindo a opção de “gastar” o especial (uma espécie de habilidade) antes de morrerem, sem a intervenção do jogador. Além disso, as unidades podiam ser aprimoradas com pesquisa, havia espionagem (e até contraespionagem) e muito mais.

No Outlive, a gente criou um sistema onde você podia parametrizar o comportamento da unidade. Se a vida dela baixasse de um certo percentual, ela automaticamente voltava para a base para se curar e depois retornava ao campo de batalha”

Outro elemento muito interessante de Outlive era o multiplayer para até 16 jogadores simultâneos, algo inédito na época (que, geralmente, ia até 4 jogadores em títulos de RTS). E, embora o competitivo ganhasse esse destaque, a campanha também permitia que até duas pessoas controlassem a mesma facção, uma mecânica estreante no gênero que trazia cooperação PvE.

Outlive

Imagem: Divulgação/Nuuvem

A equipe da Continuum se conheceu na faculdade na década de 90 e desde então tinham a ambição de criar um jogo. O projeto começou de forma amadora entre 96 e 97, mas foi “oficializado” e profissionalizado em 1998, quando a Continuum nasceu.

E, como a equipe era muito fã de jogos de estratégia em tempo real, como Dune 2, WarCraft 1, WarCraft 2 e mais, decidiram que um RTS era a escolha perfeita: já entendiam o gênero e sabiam o que gostariam que games futuros tivessem – e ainda não tinham.

E, mesmo sem os facilitadores que temos hoje, como motores gráficos gratuitos, material didático, YouTube e muito mais, os membros da Continuum importaram literatura estrangeira sobre o assunto e criaram Outlive, que nasceu de um sonho e uma paixão compartilhada há 25 anos.

A gente não começou assim: “Vamos fazer um jogo”. A coisa foi evoluindo. Começou com uma ideia de projeto. A gente fazia um monte de coisa experimental, cada um fazia uma parte, aí foi ganhando corpo. E aí veio o sonho: “E se a gente fizesse um jogo mesmo?”. Aí o negócio tomou forma. “Vamos fazer algo sério, algo que vá para o mercado”. E aí criamos a empresa, buscamos incubadora, fomos atrás de financiamento… mas tudo isso começou com a paixão. A paixão que a gente tinha pelo gênero e pela criação mesmo.”

Outlive

Imagem: Divulgação/Nuuvem

Todo o jogo foi feito do zero em C e C++, com DirectX na parte de gráficos, e o projeto tomou forma. Outlive foi lançado em 2000 no Brasil, mas neste mesmo ano a equipe participou de uma E3 e conseguiu um contrato com a Take-Two, que se interessou bastante pelo game e fez a distribuição internacional do título – algo que o torna um dos primeiros jogos brasileiros a ter repercussão global.

Segundo Rafael Dolzan, a Take-Two precisava de um jogo de RTS no portifólio na época e ficou surpresa com a demonstração (enviada por CD na época) já praticamente pronta. Dessa forma, Outlive foi publicado em 2001 em outras regiões além do Brasil, batendo de frente com grandes games da época, mas com uma equipe muito menor.

O vice-presidente de distribuição da Take-Two, falou: “Eu joguei o jogo de vocês. Está fantástico. É divertido.” E eles acharam o jogo pronto, assim, sabe? Normalmente eles recebiam jogos com problemas, bugs, coisas pra resolver. O nosso jogo estava liso, prontinho. Ele falou: “Cara, o jogo de vocês é só pôr na prateleira que está pronto.” Eles ficaram abismados com o nível que o jogo estava. Estava batendo de frente com todos os outros no mercado, e eles queriam um estratégico. Então eles ficaram superanimados e, obviamente, ofereceram para ser os publicadores. A gente topou. Mas essa reunião lá na E3 foi o que selou o acordo. Depois eles enviaram o contrato para assinatura e foi tudo em frente.”

Outlive

Imagem: Divulgação/Continuum

Entretanto, a equipe da Continuum se desfez logo depois. Por mais que Outlive tenha vendido relativamente bem e feito seu nome em outros países, a equipe da Continuum decidiu não dar sequência à franquia e se desfez em 2002 após outros projetos (o que inclui o famoso jogo do Big Brother Brasil), com cada membro do time seguindo caminhos diferentes – mas com muita experiência profissional.

Após Outlive, a Continuum fez alguns projetos menores, incluindo o jogo de Big Brother Brasil, mas o investimento para uma sequência era muito alto e a companhia se desfez

E, agora, 25 anos depois, uma remasterização está programada para chegar ainda neste ano e dará uma oportunidade de um clássico renascer.

Outlive 25 vem aí e você poderá jogá-lo remasterizado

Segundo Rodrigo Dal’Ast e Rafael Dolzan, ter a Continuum de volta sempre foi um sonho, seja para um Outlive 2 ou algum outro game. E, agora, a equipe se reuniu novamente em parceria com a Nuuvem para lançar Outlive 25, uma remasterização do primeiro jogo, e pensar em planos futuros.

Neste ano, Outlive 25 chegará ao PC como um remaster do título original. A nova versão traz melhorias gráficas e sonoras, aproveitando os arquivos originais sem compactação para uma qualidade muito superior – dadas as limitações dos PCs na época de lançamento original, esses arquivos precisavam ser o mais leve possível.

Outlive 25

Imagem: Divulgação/Nuuvem

Curiosamente, esse foi um dos tópicos abordados durante nossa entrevista. Felizmente, a equipe da Continuum manteve o código-fonte preservado em décadas, mas ainda contou com a sorte de os DVDs e HDs estarem intactos.

Achamos os códigos-fonte. A dúvida era: será que abre ainda? Estava tudo em CD, e CD, com o tempo, começa a estragar. Tinha uns HDs externos também, uma parte estava em CD, outra em HD. Dá pra abrir? Opa, está abrindo! Beleza. Tem arquivo corrompido? Não, não está corrompido. Então a gente pegou aquilo e pensou: como mexemos esse código? Sempre fomos muito organizados nessa parte, todos nós somos da área técnica, do TI. A gente sempre construiu o Outlive em camadas, já pensando no futuro.”

O jogo também oferecerá suporte para resoluções e monitores modernos, proporcionando uma experiência mais imersiva. Também trará um dos seus recursos mais aclamados, o Editor de Campanhas, totalmente reconstruído, permitindo criar e compartilhar mapas e missões personalizadas com mais facilidade.

Outlive 25

Imagem: Divulgação/Nuuvem

E uma boa notícia para quem quiser enfrentar oponentes reais: Outlive 25 terá um modo multiplayer via Steam, um dos recursos mais pedidos pela comunidade, permitindo partidas intensas entre os jogadores. Outra novidade é que o game estará disponível na gamestore Nuuvem – que também fará a publicação do jogo – facilitando ainda mais o acesso.

Outlive 25 está previsto para chegar ao PC ainda em 2025 e agora a Continuum voltou de vez com planos de novos jogos e, quem sabe, até uma sequência para Outlive.

Facebook Comments Box