Valve expande a verificação do Steam Deck para outros dispositivos SteamOS
Embora durante anos o Steam Deck e o SteamOS tenham se tornado quase sinônimos, isso deve mudar em questão de pouco tempo. Conforme o sistema operacional se expande para outros dispositivos, a Valve anunciou que vai criar um novo selo para indicar a compatibilidade dos jogos de sua loja com ele.
Na última segunda-feira (12), a empresa anunciou uma extensão do sistema de verificação do Steam Deck, que vai levar em consideração os novos hardwares. Uma nova solução de classificação vai indicar o quanto um título é compatível com a plataforma, mas de uma forma um tanto superficial.

Um dos primeiros exemplos disso é o Legion Go S, que vai trazer um hardware diferente do portátil criado pela dona do Steam. Dessa forma, a nova classificação se mostrou necessária, porque a empresa não tem como garantir o bom desempenho em produtos que não produziu ou testou por conta própria.
Como funciona a nova verificação do SteamOS?
Conforme a Valve explica em seu blog oficial, o novo sistema de classificação vai indicar somente se um game é compatível ou não com o SteamOS e seus middlewares. Ela espera que, logo de cara, pelo menos 18 mil jogos disponíveis em sua loja ganhem esse novo selo e, ao menos em teoria, podem rodar nos novos hardwares.
No entanto, ela deixa bem claro que as classificações “não incluem resultados de testes para desempenho e input”. Em outras palavras: um game pode ser compatível com o sistema operacional, mas isso não significa que ele vai rodar bem no Legion Go S ou qualquer outro produto lançado futuramente.

A Valve também vai informar quando um game exige algum tipo de configuração adicional ao ser executado pela primeira vez, ou depende de comandos realizados por mouse ou por uma tela de toque. A empresa também afirma que está animada com a possibilidade de seu sistema operacional ser abraçado por um número cada vez maior de empresas e desenvolvedores.
Ela também esclareceu que o novo sistema de classificação vai aparecer nas páginas dos jogos, mas somente para quem acessá-las com um hardware compatível. Além disso, os desenvolvedores que já tiveram seus títulos analisados para trabalhar com o Steam Deck não vão precisar tomar nenhuma ação adicional para exibir a nova informação.
Fonte: Valve/Steam