Review: Odyssey G5 é um monitor gamer QHD com bom custo-benefício
A Samsung possui muitos monitores em seu portfólio e ampliou a sua seleção de modelos gamer com o Odyssey G5. O monitor possui nada menos que 32 polegadas e taxa de atualização de 165 Hz, sendo que ainda se enquadra como uma opção custo-benefício.
O Flow Games recebeu uma unidade do Odyssey G5 para testes e, após jogar muito nele, conta o que achou neste review. Confira!
Design e acabamento
O Odyssey G5 apresenta um acabamento mais simples, de acordo com sua faixa de preço, que traz alguns contras. Para começar, apesar de ser gamer, ele não conta com iluminação RGB, mas suas bordas têm as arestas um pouco ressaltadas na parte de baixo.
Algo que chama a atenção para o lado positivo é sua curvatura 1000R. Ela pode ser considerada um pouco mais acentuada do que a vista em outros modelos, mas que eu pessoalmente gosto por conta da imersão. Não apenas isso, ela casa bem com um modelo de 32 polegadas, sendo útil para quem não for tomar muita distância da tela poder enxergar tudo.

Imagem: Alvaro Neto/Flow Games
Já o ponto que mais desaponta no acabamento está no fato do Odyssey G5 não trazer qualquer opção para o ajuste de altura ou sequer de inclinação da tela. A sua base, entretanto, mantém a tela bem firme, ou seja, ela não balança com facilidade.
As entradas do Odyssey G5 ficam em sua parte traseira, sendo que acessá-las é bem simples. Estas são as principais conexões:
- 1 entrada HDMI 2.0
- 1 entrada DisplayPort 1.2
- 1 saída para fones de ouvido
Para a organização dos cabos, a Samsung traz apenas um tipo de gancho com uma pequena abertura. Honestamente, este gancho até cumpre o seu papel, mas admito que esperava uma solução melhor, como a de outros monitores da própria Samsung que trazem uma pequena tira de borracha para isso para manter os cabos presos.

Imagem: Alvaro Neto/Flow Games
Mais um ponto negativo a ser notado é que, ao trazer uma saída para fones de ouvido, o Odyssey G5 não conta com alto-falantes.
Imagem e som
O Odyssey G5 está disponível em versões com 27 e 32 polegadas. O modelo recebido pelo Flow Games foi o de 32 polegadas com resolução QHD (2560×1440 pixels), taxa de atualização de 165 Hz e tempo de resposta de 1ms.
O primeiro ponto que me agradou no monitor foi a sua definição, que é excelente e não deixa nada a desejar mesmo quando comparada a outros modelos mais caros. Por outro lado, um ponto que me desapontou um pouco foi as cores, mesmo para um painel do tipo VA.




As fotos acima talvez não representem o que foi visto ao vivo, mas é possível notar que os cenários coloridos carecem um pouco de saturação, mesmo ao tentar fazer calibrações manuais.
Os tons de preto ficam dentro do esperado para um painel VA. Dessa forma, enquanto eles não são excelentes no Odyssey G5, eles também não deixam a desejar.


Um outro ponto de destaque no Odyssey G5 é o seu nível de brilho, que é bem alto e não deixa reflexos aparecerem. Ainda assim, o nível de contraste do monitor poderia ser um pouco melhor, mas essa questão não chega a incomodar muito.
Software
Para a questão do software, o Odyssey G5 conta com o mesmo sistema presente nos monitores mais recentes da Samsung. De forma geral, as principais informações, como Taxa de atualização e FreeSync, ficam dispostas na parte superior.

Imagem: Alvaro Neto/Flow Games
Além delas, o monitor também traz alguns presets específicos para certos gêneros de jogos e funções simples, mas úteis, como é o caso da mira virtual.
A única parte que me causou estranheza foi no fato do monitor ter vindo, em sua configuração padrão, limitado a 60 Hz. A solução aqui foi simples, bastou trocar a taxa de atualização manualmente ou ligar o VRR. Por outro lado, no HDMI, eu só consegui utilizar o monitor com 144 Hz, enquanto no DisplayPort pude utilizar 165 Hz.
Preço e disponibilidade
O monitor Odyssey G5 foi lançado no mês de fevereiro no Brasil. A versão de 32 polegadas, que foi analisada pelo Flow Games, tem o preço sugerido de R$ 1.599 e pode ser encontrado à venda no site oficial da Samsung.
Odyssey G5 vale a pena?
O Odyssey G5 é um monitor gamer interessante para quem busca uma opção custo-benefício com resolução QuadHD. O nível de definição de sua imagem é excelente, assim como seu tempo de resposta, mas a falta de saturação nas cores é um contra.
Outro ponto negativo a ser notado no monitor é que, apesar de o seu acabamento ser bom, a sua base não permite regular a altura e nem mesmo sua inclinação. Ainda assim, na sua faixa de preço, dado o seu tamanho e outras características, o Odyssey G5 ainda é uma excelente opção.