OpenAI lança Codex, um agente de IA focado em programação
A OpenAI apresentou hoje, em versão prévia, o Codex — um agente de inteligência artificial focado em programação. Alimentado pelo novo modelo codex-1 da empresa (versão especializada do modelo de raciocínio o3), a ferramenta visa auxiliar engenheiros de software no desenvolvimento e testes de seus projetos.
Disponível para usuários do ChatGPT Pro, Team e Enterprise, o Codex pode ser acessado na barra lateral da versão do chatbot para a web e funciona com base em prompts, permitindo que os usuários gerem códigos com funcionalidades a partir de uma simples linha de texto ou que façam perguntas sobre seus projetos.
Visando manter a segurança e evitar um uso mal-intencionado da ferramenta, ela funciona de maneira isolada, sem acesso à internet ou a APIs 1 externas, podendo também operar em um ambiente virtual (sandbox) para corrigir bugs, executar testes ou sugerir mudanças em códigos já existentes.
Processadas isoladamente, as tarefas realizadas pelo Codex podem levar de 1 a 30 minutos para serem concluídas — tempo que a OpenAI pretende expandir futuramente. O agente também pode ser integrado ao GitHub — o que o permite pré-carregar repositórios ou abrir pull requests automaticamente.
De início, o Codex pode ser usufruído sem custo adicional pelos assinantes e com um “acesso generoso” — embora limites deverão ser estabelecidos nas próximas semanas, com a possibilidade de compra de créditos adicionais. Também há planos para expandir o acesso ao Codex para usuários do ChatGPT Plus e Edu em breve.