Portal RTX recebe suporte ao DLSS 4 e tecnologias de iluminação neural com nova atualização
A NVIDIA liberou nessa semana uma nova atualização para Portal with RTX, adicionando suporte completo ao DLSS 4 com Multi Frame Generation, além de melhorias no sistema de iluminação por traçado de raios e otimizações de desempenho. A atualização também implementa o RTX Neural Radiance Cache (NRC), tecnologia que utiliza redes neurais para aprimorar a iluminação indireta de forma mais eficiente.
Com o novo patch, Portal with RTX passa a oferecer suporte ao DLSS 4, permitindo que usuários com placas GeForce RTX 50 Series ativem o recurso de Multi Frame Generation, capaz de gerar até três quadros adicionais por quadro renderizado.

Além disso, a atualização inclui o novo modelo Transformer para Ray Reconstruction e DLAA (Deep Learning Anti-Aliasing).
Para ativar o DLAA, o jogador deve acessar o menu de configurações gráficas avançadas e selecionar a opção “Full Resolution” no menu do DLSS. O Ray Reconstruction com o modelo Transformer já é ativado automaticamente ao selecionar as novas opções de DLSS 4.
RTX Neural Radiance Cache melhora iluminação global
Outro destaque da atualização é a adição do RTX Neural Radiance Cache (NRC), uma técnica que combina aprendizado de máquina e ray tracing para estimar de forma mais precisa a iluminação indireta em tempo real.
Essa tecnologia ajusta automaticamente seu nível de qualidade com base no preset gráfico ativo, mas também pode ser configurada manualmente através do menu avançado, na seção “indirect illumination”.

O NRC contribui para que a iluminação global em ambientes fechados e superfícies refletivas tenha maior realismo, ao mesmo tempo em que reduz a carga de trabalho da GPU, otimizando o desempenho.
Novas otimizações de desempenho e melhorias no carregamento de texturas
A atualização também implementa um novo sistema de streaming de texturas, que adapta a qualidade dos ativos visuais de acordo com a quantidade de VRAM disponível.
Outras melhorias incluem ajustes nos presets gráficos padrão, redução no tempo de compilação de shaders através da otimização do processo interno do RTX Remix, e a inclusão de um aviso visual na tela indicando quando os shaders estão sendo gerados em segundo plano.
Além disso, a biblioteca NVIDIA Real-time Denoising (NRD) foi atualizada para a versão 4.13, prometendo uma denoização mais rápida e com maior nitidez nas áreas com iluminação complexa.
Os novos recursos já estão disponíveis para todos os usuários de Portal with RTX no PC.
Notas de atualização completas de Portal RTX:
- Adicionado DLSS 4 com Geração de Múltiplos Quadros e os novos modelos de transformadores de IA para Reconstrução de Raios DLSS e DLAA. Proprietários da série RTX 50 agora podem multiplicar as taxas de quadros com os modos 3X e 4X, gerando até 3 quadros adicionais por quadro renderizado, enquanto todos os usuários RTX podem experimentar o modelo de transformador para Reconstrução de Raios e DLAA para elevar a qualidade da imagem com maior detalhe, estabilidade aprimorada e redução de ghosting. Para ativar o DLAA, navegue até o menu gráfico avançado e escolha “Resolução Completa” no menu de modo DLSS.
- Adicionado o Cache de Radiação Neural RTX (NRC), um shader neural que utiliza redes neurais para estimar a iluminação indireta de forma mais precisa e eficiente. Com o NRC, a iluminação totalmente rastreada por raios não apenas parece melhor, mas também é mais responsiva. O NRC possui vários níveis de qualidade, cada um selecionado automaticamente com base no predefinição gráfica sendo usada. Os níveis de qualidade do NRC também podem ser ajustados manualmente a partir do menu gráfico avançado, nas opções de “iluminação indireta”.
- Adicionado um novo sistema de streaming de texturas que otimiza o uso de VRAM para maximizar a qualidade da textura dentro do orçamento de memória de vídeo disponível.
- Feitas várias melhorias de desempenho e otimizações de uso de memória.
- Alterado o comportamento das predefinições gráficas padrão.
- Otimizado o processo de compilação de shaders do RTX Remix, reduzindo o tempo de compilação de shaders. Também adicionado uma notificação na tela quando os shaders estão sendo compilados ativamente.
- Atualizada a biblioteca NVIDIA Real-time Denoising (NRD) para a versão 4.13 para melhor desempenho, bem como desnitrificação mais nítida e estável.
Fonte: Steam News.