AMD FSR 4 ‘Redstone’ promete melhorar qualidade gráfica e ray tracing
A AMD aproveitou sua presença na Computex 2025 para compartilhar os primeiros relances do FSR 4 ‘Redstone’, tecnologia que vai fazer sua estreia na segunda metade de 2025. Segundo a companhia, o upgrade para sua solução de upscaling vai garantir que jogos conciliem bom desempenho a uma qualidade de imagem surpreendente.
Uma das novidades da atualização é aquilo que a fabricante chama de “Neural Radiance Caching”. A solução promete “aprender continuamente como a luz rebate em uma cena para prever e armazenar a iluminação indireta”. Com isso, ela deve ser mais capaz de reproduzir corretamente cenas com elementos de ray tracing avançados.

O AMD FSR 4 ‘Redstone’ também promete adotar duas novas soluções de aprendizado por máquina para lidar melhor tanto com o ray tracing quanto com a geração de quadros. A primeira dessas soluções deve trabalhar de forma semelhante ao DLSS 3.5, da NVIDIA, que reduz a complexidade necessária para que uma cena receba iluminação em tempo real.
AMD FSR 4 ‘Redstone’ vai chegar com limitações
Para demonstrar como a nova versão do FSR 4 funciona, a AMD exibiu uma imagem estática de um carro esportivo na cor vermelha. Usando uma série de slides, a companhia mostrou como a solução Redstone é eficiente em oferecer imagens de alta qualidade e com menos ruídos perceptíveis em uma primeira análise.

A má notícia para os presentes é que a nova versão da tecnologia não vai ser disponibilizada para o público em geral. Somente aqueles que investirem na compra da um GPU RDNA 4 vão ter acesso à solução, o que significa que seu impacto inicial pode acabar sendo bastante limitado — isso provavelmente é uma consequência do fato de que a solução depende de hardwares específicos para funcionar bem.
Apesar de ter afirmado que o FSR 4 ‘Redstone’ chega na segunda metade de 2025, até o momento a AMD não trabalha com uma data específica. Isso dá fortes indícios de que a tecnologia ainda está em desenvolvimento e vai ser preciso esperar algum tempo até que demonstrações mais amplas sejam disponibilizadas ao público.
Fontes: VideoCardz.com, PC Gamer