DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Android, Google Lens e mais: 8 lançamentos icônicos do Google I/O

O Google I/O chega para mais uma edição em 2025 e promete trazer uma série de lançamentos da Gigante de Mountain View. A conferência para desenvolvedores já serviu de espaço para o anúncio de muitas novidades no catálogo de produtos da empresa desde sua primeira versão, em 2008.

O evento ocorre anualmente (só não aconteceu em 2020 por causa da pandemia de Covid-19) com uma apresentação principal e outros paineis específicos para diferentes serviços do Google. O I/O já foi muito centrado no Android e sempre rendia muita expectativa pelo anúncio de novas versões do sistema, mas mudou o foco para IA nos últimos anos.

Para relembrar mais de 15 anos de conferências, o Canaltech reúne os principais lançamentos que já ocorreram por lá:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

8 principais lançamentos do Google I/O

Veja a lista:

  1. Anúncio do primeiro Android (2008)
  2. Google Fotos (2015)
  3. Google Assistente (2016)
  4. Google Lens (2017)
  5. Reformulação visual do Android (2021)
  6. Busca integrada com IA (2023)
  7. Gemini Live (2024)
  8. Projeto Astra (2024)

1. Anúncio do primeiro Android (2008)

O Google apresentou a primeira versão do Android ao público durante a estreia do I/O, em 2008. O sistema já havia sido divulgado pela empresa, mas a conferência serviu para trazer os detalhes técnicos e visuais do Robozinho, além de mostrar a entrada no mercado de dispositivos móveis, numa época em que os usuários de PC ainda eram maioria.

Apresentação do primeiro Android durante o Google I/O de 2008 (Imagem: Reprodução/Google)

2. Google Fotos (2015)

A biblioteca do Google Fotos foi anunciada na edição de 2015 do I/O, derivado de um dos recursos do já extindo Google+. O Fotos já tem mais de 10 bilhões de usuários somente no Android e é considerado um dos principais apps de galeria para o sistema.

Google Fotos simplificou a biblioteca de imagens e vídeos do Android (Imagem: Reprodução/Google)

3. Google Assistente (2016)

Muito antes do Gemini, havia o Google Assistente. A ferramenta operada via comandos de voz foi revelada no I/O de 2016, substituindo o então Google Now, e deu um importante passo para a evolução das plataformas inteligentes desenvolvidas pela empresa.

4. Google Lens (2017)

O Lens usa a câmera do celular para identificar uma imagem e fazer pesquisa visual, com opções para identificar plantas, extrair textos, traduzir e até realizar operações matemáticas. A tecnologia foi revelada em 2017 e atualmente é incorporada ao recurso Circule Para Pesquisar.

Google Lens se tornou essencial para pesquisas visuais (Imagem: Reprodução/Google)

5. Reformulação visual do Android (2021)

O Android 12, de 2021, adotou um novo padrão de design chamado Material You e mudou completamente o visual do SO. A atualização contou com elementos ainda mais arredondados e a opção de personalizar a paleta de cores para cada app ou dispositivo.

Padrão de design Material You foi mudança revolucionária no Android (Imagem: Divulgação/Google)

6. Busca integrada com IA (2023)

O Google I/O recalculou a rota para falar de IA em 2023, diante do crescimento de ferramentas como o ChatGPT. Na época, um dos anúncios da conferência foi uma nova opção de busca com inteligência artificial para resumir as respostas antes dos primeiros links — o correspondente às visões gerais de IA da pesquisa atual.

7. Gemini Live (2024)

Os esforços com IA continuaram no ano seguinte e seguiram um caminho multimodal. Uma das novidades do I/O de 2024 foi o anúncio do Gemini Live, ferramenta para conversar por voz em tempo real com o assistente

A ferramenta foi amplamente liberada nos meses seguintes e já pode ser usada no Brasil.

8. Projeto Astra (2024)

O Projeto Astra foi outra novidade interessante no ano passado: uma IA integrada à câmera do celular capaz de enxergar o que acontece ao redor e interagir em tempo real com todas as informações. O recurso foi revelado como um protótipo em 2024 e aos poucos começa a ser testado no Gemini para Android.

Projeto Astra usa IA para interagir com ambiente pela câmera (Imagem: Reprodução/Google)

Como assistir ao I/O 2025

Quer acompanhar as novidades deste ano? A apresentação principal do Google I/O ocorre nesta terça-feira (20) a partir das 14h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no YouTube do Google (youtube.com) e cobertura no Canaltech.

Leia também:

VÍDEO: S25 vs S25 +: Iguais, mas diferentes [COMPARATIVO]

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box