DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Apple notifica possíveis vítimas de ataque por spyware em 100 países

Ciro Pellegrino, jornalista supostamente alvo de spyware

Desde que a Apple começou a notificar donos de iPhones que podem ter sido alvos de ciberataques, múltiplos usuários ao redor do mundo passaram a compartilhar a ocorrência.

Nesta semana, por exemplo, a Maçã enviou notificações a várias pessoas em 100 países que a empresa acredita terem sido alvo de spyware governamental, de acordo com informações do TechCrunch.

Até o momento, apenas duas pessoas teriam se manifestado para revelar que estavam entre as que receberam as notificações da Apple — uma delas é Ciro Pellegrino, um jornalista italiano. Ele escreveu um artigo, alegando que recebeu um email e uma mensagem de texto da Apple ontem (29/4), notificando-o de que havia sido alvo de um “ataque mercenário de spyware”.

A segunda pessoa que revelou receber uma notificação da Apple foi Eva Vlaardingerbroek, uma ativista holandesa que publicou uma mensagem em suas redes sociais. Em sua resposta, ela disse que o ocorrido se tratava de uma tentativa de a “intimidar e silenciar”.

Ainda não está claro a qual campanha de spyware, se conhecida, as notificações da Apple se referem. A companhia já chegou a notificar usuários em dezenas de países de que eles foram alvos de spyware não especificados.

Não podemos fornecer mais informações sobre o que nos levou a enviar esta notificação, pois isso pode ajudar invasores de spyware mercenários a adaptar seu comportamento para evitar detecção no futuro. Notificações de ameaças da Apple como esta nunca solicitarão que você clique em links, instale um aplicativo ou perfil, ou forneça a senha ou o código de verificação da sua Conta Apple por email ou telefone.

Usuários que receberam o alerta têm como opção a ativação do Modo de Bloqueio (Lockdown Mode), que implementa um nível de segurança extremo para evitar esse tipo de ataque em iPhones.

Facebook Comments Box