ASRock lança novas placas-mãe para chips AMD
A ASRock acaba de apresentar sua nova linha de placas-mãe na Computex 2025, com versões atualizadas de seus modelos de ponta Taichi OCF e Taichi Creator AM5. A empresa também trouxe opções intermediárias e de entrada, garantindo soluções para todos os tipos de usuários, independentemente do orçamento ou necessidade.
Com as novidades para os chipsets AMD, chama a atenção a ausência de novos modelos para Intel. A situação é bem diferente do ano passado, quando a ASRock lançou placas-mãe para ambas as principais marcas do setor.
Ainda assim, a empresa demonstrou como a IA da Intel pode aprimorar a experiência de jogo e apresentou a H810TM-ITX, uma placa-mãe mini-ITX para processadores Intel Core Ultra (Série 2), voltada para AIOs e mini-PCs.
Notícias Relacionadas:
- Empresa apresenta dispositivo de armazenamento externo com 976TB e velocidade de até 28 GB/s
- Maxsun revela GPU RTX 50 com refrigeração líquida e iluminação RGB impressionante
- AMD defende existência da Radeon RX 9060 XT com 8GB
Overclockers extremos e Confiabilidade
Entre as novidades, destaca-se a X870E Taichi OCF, projetada para entusiastas que querem levar seu hardware ao limite. É o primeiro chipset AMD a receber o tratamento OCF (Overclock Formula), tecnologia já utilizada por overclockers que buscam quebrar recordes mundiais com processadores Intel.
O desafio da X870E Taichi OCF é levar a AMD ao posto de líder em overclock.
Com foco em expansão e conectividade, a X870 Taichi Creator permite até 256GB de memória DDR5, conta com dois slots PCIe 5.0 x16, um PCIe 3.0 x16, quatro M.2, 15 portas USB (incluindo duas USB4 Type-C), além de suporte a redes de 10 Gbps + 5 Gbps LAN e Wi-Fi 7.
Modelos Gamers e Econômicos
Os gamers que querem alto desempenho sem funcionalidades extras podem optar pela X870E Nova WiFi, que traz um slot PCIe 5.0 x16, um PCIe 3.0 x16 e um PCIe 3.0 x1, removendo a LAN de 10 Gbps da versão Taichi Creator. Mesmo assim, suas especificações garantem um desempenho excepcional para qualquer jogo.
A empresa também lançou modelos mais acessíveis, como a Live Mixer WiFi e a Pro-A WiFi. Os modelos vinham equipados com o chipset B850, agora contam com o X870, desbloqueando o potencial total de overclock para CPUs AM5 e memórias DDR5. Além disso, ambos vêm com suporte padrão para Wi-Fi 7 e USB4
Fonte: Tom’s Hardware.