DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Baseadas em Zen 6, APUs Medusa Point podem ter até 22 núcleos [RUMOR]

A próxima geração da arquitetura da AMD para núcleos de processadores, conhecida atualmente como Zen 6, pode fazer sua estreia em notebooks na série Medusa Point de APUs. Rumores recentes indicam que esses novos componentes podem alcançar uma contagem considerável de núcleos, chegando a 22 para o Ryzen 9.

Como todo rumor, as informações aqui devem ser vistas com certo ceticismo. Elas partem do “vazador” conhecido como HXL, que tem bom histórico de credibilidade com seus vazamentos sobre hardware.

Captura de post de HXL falando de Medusa Point
Fonte: HXL

A captura de tela acima mostra o post em que HXL detalha que APUs Medusa Point intermediárias – modelos Ryzen 5 e 7 – terão uma contagem de 4 núcleos de performance (Zen 6), 4 para densidade (Zen 6c) e outros dois novos de baixo consumo de energia (Low Power, LP). Temos um total de 10, acompanhados de 8 Compute Units da iGPU, baseada em “RDNA 3.5+”.

Slide da AMD descreve RDNA 3.5
Fonte: AMD

O post indica para um design monolítico nesses processadores, enquanto passando apra o Ryzen 9 teríamos um layout estilo MCM (Multi Chip Module). Isso significa um CCD de 12 núcleos Zen 6, acompanhado de outro com a mesma configuração anterior: 4 + 4 + 2. A iGPU também se manteria com a mesma quantidade de CUs.

Medusa Point está prevista somente para 2027

É importante ressaltar para o rumor da vez que ainda estamos um tanto distantes do lançamento das primeiras APUs Medusa Point. Isso significa que, mesmo que as informações estejam corretas, podemos ter mudanças de planos até lá.

Antes de vermos as primeiras APUs baseadas em Zen 6, a AMD ainda prepara um refresh para sua série atual de processadores, o Ryzen AI 300, também conhecidos como Strix Point. Esses seriam os novos componentes Gorgon Point, previstos para 2026, ainda usando núcleos Zen 5. Assim, as APUs Medusa Point são estimadas apenas para 2027.

Notícias relacionadas:

Na parte de gráficos, ainda não temos vazamentos sobre RDNA 4 em gráficos integrados. A AMD segue fazendo atualizações de RDNA 3 para iGPUs, e muito recentemente tivemos os primeiros rumores de placas de vídeo dedicadas baseadas em RDNA 4 para notebooks, mas nada em APUs até o momento.

Fonte: Tom’s Hardware

Facebook Comments Box