DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Boosteroid no Brasil: como estão as filas após o lançamento

O Boosteroid chegou a menos de um mês com servidores no Brasil e trouxe ao público brasileiro uma nova opção de jogos na nuvem (cloud gaming). O sucesso do serviço foi maior do que o esperado, gerando filas de espera para a jogatina, problema que se tornou a principal reclamação do público assinante, que passou a esbarrar na demora para acessar os servidores.

Resolvemos testar a demora nestas filas e identificar o melhor horário para jogar no serviço, que entrega uma ótima qualidade de imagem e uma latência baixa (17 ms na média na região de São Paulo).

Boosteroid

Qual o horário com menor fila no Boosteroid?

Foram realizados diversas medições para identificar o número de jogadores na fila em diferentes horários, além de testes para medir o tempo de espera na fila.

No primeiro dia, optei por escolher horários aleatórios para verificar o tamanho da fila, iniciando os testes às 12h37min e esbarrando com uma fila de 198 pessoas já na primeira medição, em um horário comercial de uma segunda-feira.

Ao realizar outras três entradas na fila até as 16h20min, a posição na fila só aumentou, chegando a iniciar na 262ª posição. Com mais tentativas durante o período da noite, fui surpreendido com a posição 424 às 18h49min, um aumento de 114% no tamanho da fila se comparado ao encontrado na primeira medição.

Pesquisa: Juliano Aires

A fila só foi diminuir para a entrada na posição 242 quando fiz a tentativa as 23h23min, o que ainda representou uma longa espera para a jogatina. Em uma última tentativa antes de dormir, às 00h52min, consegui entrar na fila na 82ª posição.

No segundo dia, comecei os testes às 12h10min, com uma fila de 154 pessoas e logo às 12h31min encontrei fiquei na 186ª posição, valor que se assemelha ao que foi encontrado no primeiro dia.

Juliano Aires

Desta vez o objetivo foi identificar mais claramente em quais horários ocorrem a subida e a queda da fila no Boosteroid, portanto, intensifiquei as medições, encontrando 235 pessoas na fila às 16h, valor que foi só aumentando até chegar no pico de 408 pessoas às 20h, que começou a despencar lentamente até chegar abaixo de 100, com uma 91ª posição, às 00h30min.

Essa tal de fila do Boosteroid, demora?

Em outro dia de testes, durante a primeira entrada às 12:10, foi possível jogar após 30 minutos de espera, o que mostra que o período da manhã oferece um tempo de espera razoável para conseguir uma jogatina no Boosteroid. Durante a madrugada as filas somem ou ficam com pouquíssimas pessoas, voltando a aumentar por volta das 8h.

Boosteroid

No período da tarde, mesmo variando o número na fila, a espera foi por volta de 1 hora, com a demora na fila chegando a até 2 horas de espera no período da noite.

Os testes foram realizados em dias úteis, portanto, as filas e a demora pode ser maior durante os finais de semana.

Confira abaixo a posição de entrada na fila e o tempo de espera que obtive nos testes.

HorárioPosição de entrada na filaTempo de espera12:1014030min13:4217958min14:4121359min15:441971h05min16:5021254min17:452401h02min18:472981h38min20:293191h52min22:232821h14min

Melhorias a caminho no Boosteroid Brasil

O Boosteroid já anunciou que irá ampliar os servidores no Brasil, e prometeu uma ampliação para a redução das filas em um prazo de três meses. Além da ampliação de seu data center em São Paulo, a empresa também revelou que pretende instalar servidores em outro local do país futuramente.

Há inclusive um aviso dentro do Boosteroid que avisa aos jogadores que é possível evitar filas utilizando servidores remotos de outros países. Porém, nestes casos o valor alto na latência pode ser uma grande barreira.

Boosteroid

Vale a pena assinar o Boosteroid?

Deixando de lado a questão das filas, que é totalmente uma barreira que o jogador terá pela frente até mudanças nos servidores locais, o Boosteroid entrega uma ótima qualidade de imagem, com altas resoluções de até 4K com até 120 FPS, além disso, sua latência é excelente para moradores próximas do estado de São Paulo, não deixando percepção visual que atrapalhe a jogatina.

Em questão de qualidade, o Boosteroid me entregou um serviço mais completo do que o GeForce Now e o xCloud. O primeiro, tem a barreira da latência por ter seus servidores no Uruguai, enquanto o xCloud, entrega uma baixa qualidade de imagem.

Portanto, o jogador que esperar pela ampliação nos servidores para assinar, já pode esperar por uma ótima qualidade de streaming. Os que forem se aventurar desde já, terão que se adaptar com os horários, sabendo das dificuldades encontradas no momento.

Divulgação/Boosteroid

Vale lembrar que a experiência pode variar dependendo da região do usuário e de sua conexão com a internet.

Quanto custa para assinar o Boosteroid no Brasil?

Com centenas de jogos no catálogo, os jogadores podem usufruir do Boosteroid diretamente do Windows, Mac, Linux, iOS, Android, ChromeOS ou TVs inteligentes. Assim como GeForce Now, o serviço conta com um vasto catalogo que inclui os principais jogos do mercado, mas que necessita que o usuário tenha o jogo adquirido em alguma loja parceira, como a Steam.

As máquinas do Boosteroid prometem jogatina com resolução 4K, 120 FPS e baixa latência ao público brasileiro, equipados com CPU AMD EPYC Zen 4, RAM DDR5 28GB e GPU Radeon RX 7900 XT 20GB GDDR6, apresentando compatibilidade com o AMD FSR Frame Generation.

Great news for gamers with ultra-wide monitors!

Boosteroid has expanded its list of supported resolutions, allowing you to enjoy ULTRA gaming on ultra-wide displays.

Check out the full list of supported resolutions here:https://t.co/7FVmL9cSqc pic.twitter.com/1Ande0vtQv

— Boosteroid Cloud Gaming (@Boosteroid_main) February 7, 2025

Sem uma precificação nacionalizada, estão disponíveis dois planos de assinatura, mensal e anual. É possível realizar o pagamento com cartão de crédito internacional, Google Pay e PayPal. Confira abaixo os valores.

Boosteroid mensal (1 mês): 9,89 euros (cerca de 59 reais em conversão direta)

Boosteroid anual (12 meses): 89,89 euros (cerca de 536 reais em conversão direta)

ASSINAR BOOSTEROID

…..

O que você achou das filas para jogar nos servidores brasileiros do Boosteroid? Pretende assinar o serviço? Participe nos comentários com a sua opinião!

REVIEW | GeForce RTX 5080 – poucos ganhos de uma placa sem concorrentes

REVIEW | GeForce RTX 5090 – A placa de vídeo mais rápida do mundo!

OLHA ESSA TELA no GABINETE! As peças muito diferentes em um PC HYTE!

PS6 chega só em 2028, acredita Shuhei Yoshida

Facebook Comments Box