DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

BYD tenta romper tradição no Japão com novo mini elétrico

Para muitos, a BYD desbancou a Tesla e já é a maior montadora de carros elétricos do mundo. Os resultados financeiros do ano passado mostraram isso. A companhia chinesa também vem batendo com frequência os rivais americanos nas vendas mensais.

Mesmo com esse crescimento expressivo, a BYD não parece satisfeita e planeja voos ainda mais altos. Para isso, no entanto, a empresa deve enfrentar grandes desafios. E o primeiro já ocorre no quintal da casa deles.

Leia mais

O Japão é um dos maiores mercados automotivos do mundo, atrás apenas da China, dos Estados Unidos e da Índia. O japonês, no entanto, tem gostos muito específicos para carros – e preferência pelas marcas locais.

A Toyota é líder isolada de vendas no país. Foram mais de 1,53 milhões de unidades em 2024. Entre os EVs, o Nissan Sakura e o Mitsubishi eK X responderam por 40% de todos os emplacamentos no mesmo período.

São números que demonstram a dificuldade que as montadoras estrangeiras enfrentam no território. A BYD, porém, parece ter encontrado uma forma de romper essa barreira.

A BYD busca a liderança global isolada no mercado de elétricos – Imagem: LewisTsePuiLung/iStock

Um mini carro – ou um kei car?

  • Segundo informa o site gringo Electrek, a marca chinesa planeja lançar um novo mini EV no mercado japonês em 2026.
  • E ele será mini mesmo: deve ser um pouco maior do que o Honda N-Box, que tem 3.395 mm de comprimento, 1.475 mm de largura e 1.790 mm de altura.
  • Para você ter uma ideia, um Renault Kwid 2025, que é um carro compacto, tem 3.731 mm de comprimento, 1.759 mm de largura e 1.481 mm de altura.
  • Esses veículos pequeninos têm um nome específico no país: são os K-Car, ou kei car.
  • São carros de tamanho reduzido, eficientes, acessíveis e regulamentados pelo governo japonês.
  • Essa modalidade nasceu após a Segunda Guerra Mundial
  • , numa tentativa de estimular a indústria local.
  • E o tamanho faz todo sentido: estamos falando de um país com uma grande população, mas com uma extensão territorial pequena.
  • É justamente por isso também que as SUVs e caminhonetes não fazem tanto sucesso por lá.

Modelo secreto – por enquanto

O Electrek fala apenas sobre a disposição da BYD em entrar no mercado dos kei cars no Japão. Não há, porém, nenhuma outra informação sobre características desse novo modelo.

conceito de minicarro com dois lugares da nissan
Esse é o conceito de um kei car da Nissan – Imagem: Reprodução/Nissan

A aposta é de que ele será barato – barato a ponto de incomodar a liderança das montadoras japonesas no país. O novo mini elétrico deve custar a partir de 2,6 milhões de ienes, ou aproximadamente US$ 18 mil. É o mesmo preço do Nissan Sakura, o elétrico mais vendido no Japão no ano passado.

Vale destacar que a BYD já fabrica carros elétricos ultra acessíveis no mundo todo. E tem como vantagem, nesse caso, a proximidade com a China e as suas próprias baterias BYD Blade.

De concreto, a empresa já começou a recrutar talentos com “ampla experiência” no setor de veículos leves no país. E, tendo em vista os últimos anos, a BYD deve entrar no negócio para valer.

As informações são do Electrek.

O post BYD tenta romper tradição no Japão com novo mini elétrico apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box