Clair Obscur: Expedition 33 supera as 2 milhões de cópias vendidas
Doze dias após o lançamento oficial, Clair Obscur: Expedition 33 ultrapassou a marca de 2 milhões de cópias vendidas. Desenvolvido pelo estúdio francês Sandfall Interactive, o RPG foi lançado em 24 de abril para Xbox Series X/S, PlayStation 5 e PC. A desenvolvedora contabilizou apenas as cópias vendidas, sem incluir os jogadores que acessaram o jogo pelo Game Pass.
Nos primeiros três dias após o lançamento, Clair Obscur: Expedition 33 já havia atingido 1 milhão de unidades vendidas. Apenas no primeiro dia, foram mais de 500 mil cópias comercializadas, o que já indicava que o jogo poderia apresentar melhora nos números com o decorrer das semanas.

Além disso, o título também teve bom desempenho na plataforma Steam, onde a Alinea Analytics registrou mais de 785 mil cópias vendidas na primeira semana. Esse número é quase o dobro das vendas de Metaphor: ReFantazio e Final Fantasy 7 Rebirth, jogos do mesmo gênero lançados por empresas tradicionais como Atlus e Square Enix.
Clair Obscur se destaca no Game Pass e nas vendas
De acordo com dados do SteamDB, Clair Obscur alcançou mais de 145 mil jogadores simultâneos no pico na plataforma da Valve. A repercussão positiva também se estendeu às redes sociais, onde o jogo ganhou destaque com o apoio de influenciadores e até mesmo do presidente francês.
A presença do jogo no Game Pass aumentou significativamente a visibilidade. Um relatório recente revelou que cerca de 55% dos jogadores estão nas plataformas Xbox, tornando o console a principal base da comunidade. No entanto, a média de tempo de jogo é relativamente baixa. Isso porque usuários de Xbox jogaram, em média, 2,2 horas. Em comparação, jogadores no PlayStation 5 e no PC registraram cerca de 4,4 horas.
De acordo com Guillaume Broche, CEO da Sandfall Interactive, uma empresa maior levaria cerca de 25 anos para desenvolver um projeto desse porte. Entretanto, uma equipe de menos de 40 pessoas produziu o RPG como homenagem aos tradicionais JRPGs e se inspirou em nomes consagrados do gênero.
Fonte: Eurogamer