Conheça a tecnologia que recicla xixi para um bem maior
Sediada em uma ilha no Mar Báltico, a empresa sueca Sanitation 360 criou um sistema de reciclagem de urina em vasos sanitários. Em conjunto com a Universidade de Ciências Agrícolas (SLU) da Suécia, a equipe cria um fertilizante seco, granular e rico em nitrogênio.
De acordo com a empresa, a urina diária de uma pessoa contém nutrientes suficientes para fertilizar um campo que produz 500 gramas de trigo, o suficiente para fazer um pão inteiro.
Além disso, a companhia se apresenta como uma alternativa à má gestão dos resíduos, que contribui para a florações de algas nocivas em rios — apenas 7% das águas residuais do mundo recebem tratamento avançado.
“Em vez de extrair cada vez mais nutrientes (finitos) do nosso planeta, podemos simplesmente reutilizar nossos excrementos. Nossa solução transforma vasos sanitários de uma fonte de poluição em uma fonte local de fertilizantes.”

Como funciona?
O estabilizador criado pela empresa pode ser instalado diretamente abaixo do vaso sanitário, onde a urina é estabilizada e desidratada aumentando o pH. Esse processo retém 80% do nitrogênio e 100% do fósforo e do potássio, enquanto remove 95% da massa por meio da secagem por convecção.
Não há necessidade de tubulações volumosas ou grandes recipientes para coleta e armazenamento de urina, segundo a empresa.
O fertilizante à base de urina contém o mesmo tipo e concentração de nutrientes vegetais encontrados em fertilizantes comerciais. A implementação em larga escala da tecnologia de tratamento alcalino de urina poderia substituir 19% do nitrogênio e 21% do fósforo usados anualmente em fertilizantes comerciais em toda a Suécia, por exemplo.

Leia Mais:
- Novo concreto feito de urina pode revolucionar a construção civil
- Xixi de baleia pode ajudar a salvar a vida marinha
- Mictório perfeito? Cientistas mostram o formato ideal do objeto
Xixi para produzir cerveja
Em abril, a companhia instalou dez banheiros químicos no festival do Dia de Walpurgis, uma celebração europeia tradicional anual que marca o início da primavera e a chegada do verão, em Uppsala, uma cidade perto de Estocolmo.
Uma rede de segurança foi colocada sobre cada tigela para evitar que os visitantes deixassem qualquer coisa além de xixi, de acordo com reportagem do site “Whats the Jam”. O banheiro foi projetado para poder ser usado tanto em pé quanto sentado.
Os organizadores esperavam coletar mais de 20 mil litros de urina para produzir um fertilizante seco que será aplicado em campos onde a cevada maltada é cultivada para a produção de cervejas.
A empresa também testou o primeiro protótipo de mictório unissex de cerâmica durante a Conferência Nacional de Esgoto e Meio Ambiente, realizada na Suécia. O objetivo era proporcionar acesso igualitário a mictórios para todos os gêneros e promover hábitos de higiene mais sustentáveis por meio da reciclagem da urina.
O post Conheça a tecnologia que recicla xixi para um bem maior apareceu primeiro em Olhar Digital.