Destroços de barco medieval são escavados em Barcelona
Arqueólogos descobriram restos de um grande barco medieval que teria afundado durante uma tempestade há 500 ou 600 anos quando Barcelona estava submersa. A escavação foi feita em um local onde já funcionou um antigo mercado de peixes na capital catalã.
A área está sendo escavada para a construção de um novo centro dedicado à biomedicina e à biodiversidade. A mesma região rendeu a descoberta de um abrigo antiaéreo da Guerra Civil Espanhola e ruínas da cidadela de Barcelona do século XVIII.
“Pensávamos que poderiam ser encontrados vestígios arqueológicos de um barco neste sítio, que fica perto do porto e do cais de pedra artificial que o protegia, e que era uma zona de trabalho nos séculos XV e XVI”, disse o arqueólogo-chefe, Santi Palacios, em uma coletiva de imprensa. “Dois anos depois, tivemos a sorte de encontrar um barco.”

Barco foi batizado de “Ciutadella I”
O fragmento escavado a uma profundidade de 5 metros abaixo do nível do mar tem quase 10 metros de comprimento e três metros de largura, atravessado por mais de 30 nervuras curvas de madeira.
A estrutura foi construída com pregos de madeira e ferro, uma característica comum de barcos medievais encontrados no Mediterrâneo e em toda a Europa a partir de meados do século XV, de acordo com a equipe.
A areia contribuiu para manter a alta umidade e o bom estado de conservação da madeira. “Quando a transportarmos, teremos que desmontá-la peça por peça para podermos continuar nossa pesquisa”, disse Delia Eguiluz, restauradora.
A embarcação foi batizada de “Ciutadella I” em homenagem ao parque Ciutadella nas proximidades. Todas as peças estão sendo etiquetadas para que os destroços possam ser tratados com cera solúvel em água em uma instalação especial.

Leia Mais:
- Naufrágio “Viking” revela ser outra coisa e surpreende arqueólogos
- Moedas de ouro roubadas de naufrágio de 1715 são recuperadas
- Naufrágio misterioso pode ser de navio de Vasco da Gama
Mais descobertas por vir
O valor arqueológico do navio constitui uma fonte única de conhecimento sobre as técnicas de navegação e construção naval usadas em Barcelona nos séculos XV e XVI, segundo comunicado da cidade.
A análise da madeira ajudará a estabelecer onde ele foi feito. Arqueólogos estimam que ainda precisam escavar até 15% do sítio, aumentando a possibilidade de descobrir outras partes do navio ou mais evidências do naufrágio.
A descoberta se soma à escavação de uma embarcação semelhante perto da Estació de França, chamada Barceloneta I, em 2008. Ao contrário do Ciutadella I, esse barco era originário do Mar Cantábrico, e não mediterrâneo.
“Esta é uma descoberta muito importante”, disse Palacios. “Não se trata apenas de encontrar um barco, pois agora temos dois exemplos de construção naval perfeitamente documentados na cidade de Barcelona.”
O post Destroços de barco medieval são escavados em Barcelona apareceu primeiro em Olhar Digital.