Doom: The Dark Ages chegará com problemas em GPUs RTX 40 e 50
Doom: The Dark Ages chega nesta quinta-feira (15) para PS5, Xbox Series X|S e PC. Porém, para os PC gamers, o título virá com alguns problemas em placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX 40 e 50. A informação foi confirmada pelos próprios desenvolvedores em uma publicação no Steam, listando os potenciais problemas que persistirão no dia do lançamento.
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Na lista publicada pela equipe de desenvolvimento, não há qualquer menção às GPUs AMD Radeon, somente às GeForce RTX 40 e 50. A Bethesda indica o uso do driver 576.40, que já está preparado para receber Doom: The Dark Ages. Mesmo assim, donos de placas de vídeo Ada Lovelace e Blackwell devem enfrentar os seguintes problemas:
Problemas de Doom: The Dark Ages no lançamento | |
Problema | Resolução |
Se estiver jogando com uma GPU da série RTX 50 e ativar o G-Sync (é necessário um monitor compatível) ou o V-Sync mais o MultiFrameGen por meio do painel de controle da NVIDIA, o jogo poderá travar. | Até que uma correção de driver esteja disponível, a solução alternativa para esse problema é desativar uma dessas opções no painel de controle da NVIDIA ou, se quiser que ambas sejam ativadas, defini-las no jogo. |
Se estiver jogando em uma GPU da série RTX 40 ou 50 e ativar o MultiFrameGen ou FrameGen, o V-Sync ainda será exibido como ativado. | Esse é um pequeno problema cosmético – o jogo desativa o V-Sync nesses casos. |
Os usuários com GPUs NVIDIA podem ver que executar o Alt-Tab ao iniciar o jogo pode fazer com que ele seja iniciado em segundo plano e não fique acessível. | Esse é um problema conhecido do driver. Até que uma correção esteja disponível em uma atualização de driver, para evitar esse problema, evite pressionar as teclas Alt-Tab durante a inicialização do jogo. Se for encontrado, o problema pode ser resolvido reiniciando o PC. |
Os usuários com GPUs NVIDIA série 50 podem apresentar TDRs ou travamentos do sistema ao iniciar a gravação do jogo usando o Shadowplay com MultiFrameGen definido como 3x ou 4x. | Para evitar esse problema, não use as configurações de MFG mencionadas ou grave o jogo com um aplicativo diferente. |
O jogo pode travar ao redimensionar manualmente a janela do jogo com o FrameGen do FSR ativado. | Para evitar esse problema, não redimensione manualmente a janela do jogo com o FrameGen do FSR ativado. |
Os problemas acima são referentes somente ao uso das GPUs da NVIDIA, além de tecnologias de geração de quadros da AMD. A Bethesda ainda lista outros problemas envolvendo softwares de gravação como o OBS Studio, uso de dois monitores, overlay com MSI Afterburner e Riva Turner, entre outros. Além desses, fica um destaque para PCs com CPUs Intel Core de 13ª e 14ª gerações, que podem travar o jogo, mesmo com as GPUs mais modernas e os drivers necessários instalados.
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Alguns desses problemas devem ser resolvidos pela NVIDIA via atualização de driver, já outros por terceiros como a Intel e o OBS, além de outros que estão nas mãos dos próprios desenvolvedores.
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