DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Doom: The Dark Ages chegará com problemas em GPUs RTX 40 e 50

Doom: The Dark Ages chega nesta quinta-feira (15) para PS5, Xbox Series X|S e PC. Porém, para os PC gamers, o título virá com alguns problemas em placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX 40 e 50. A informação foi confirmada pelos próprios desenvolvedores em uma publicação no Steam, listando os potenciais problemas que persistirão no dia do lançamento.

Na lista publicada pela equipe de desenvolvimento, não há qualquer menção às GPUs AMD Radeon, somente às GeForce RTX 40 e 50. A Bethesda indica o uso do driver 576.40, que já está preparado para receber Doom: The Dark Ages. Mesmo assim, donos de placas de vídeo Ada Lovelace e Blackwell devem enfrentar os seguintes problemas:

Problemas de Doom: The Dark Ages no lançamento
Problema Resolução
Se estiver jogando com uma GPU da série RTX 50 e ativar o G-Sync (é necessário um monitor compatível) ou o V-Sync mais o MultiFrameGen por meio do painel de controle da NVIDIA, o jogo poderá travar. Até que uma correção de driver esteja disponível, a solução alternativa para esse problema é desativar uma dessas opções no painel de controle da NVIDIA ou, se quiser que ambas sejam ativadas, defini-las no jogo.
Se estiver jogando em uma GPU da série RTX 40 ou 50 e ativar o MultiFrameGen ou FrameGen, o V-Sync ainda será exibido como ativado. Esse é um pequeno problema cosmético – o jogo desativa o V-Sync nesses casos.
Os usuários com GPUs NVIDIA podem ver que executar o Alt-Tab ao iniciar o jogo pode fazer com que ele seja iniciado em segundo plano e não fique acessível. Esse é um problema conhecido do driver. Até que uma correção esteja disponível em uma atualização de driver, para evitar esse problema, evite pressionar as teclas Alt-Tab durante a inicialização do jogo. Se for encontrado, o problema pode ser resolvido reiniciando o PC.
Os usuários com GPUs NVIDIA série 50 podem apresentar TDRs ou travamentos do sistema ao iniciar a gravação do jogo usando o Shadowplay com MultiFrameGen definido como 3x ou 4x. Para evitar esse problema, não use as configurações de MFG mencionadas ou grave o jogo com um aplicativo diferente.
O jogo pode travar ao redimensionar manualmente a janela do jogo com o FrameGen do FSR ativado. Para evitar esse problema, não redimensione manualmente a janela do jogo com o FrameGen do FSR ativado.

Os problemas acima são referentes somente ao uso das GPUs da NVIDIA, além de tecnologias de geração de quadros da AMD. A Bethesda ainda lista outros problemas envolvendo softwares de gravação como o OBS Studio, uso de dois monitores, overlay com MSI Afterburner e Riva Turner, entre outros. Além desses, fica um destaque para PCs com CPUs Intel Core de 13ª e 14ª gerações, que podem travar o jogo, mesmo com as GPUs mais modernas e os drivers necessários instalados.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Alguns desses problemas devem ser resolvidos pela NVIDIA via atualização de driver, já outros por terceiros como a Intel e o OBS, além de outros que estão nas mãos dos próprios desenvolvedores.

 

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box