É possível instalar SteamOS em outros consoles portáteis além do Steam Deck?
Sistema operacional da Valve voltado para jogos, o SteamOS ficava limitado apenas ao console portátil Steam Deck e produtos da empresa de Gabe Newell. Porém, no final de 2024, a empresa oficializou que começaria a liberá-lo para dispositivos parceiros. Na época, a companhia revelou um novo selo “Powered by SteamOS” com os seguintes dizeres na tradução livre:
“O logo Powered by SteamOS indica que um dispositivo de hardware vai rodar SteamOS e entrar no sistema ao ser ligado. Parceiros e fabricantes vão enviar hardware com uma imagem da Steam na forma oferecida e/ou desenvolvida em colaboração próxima com a Valve”.
Além disso, em março deste ano o sistema operacional recebeu uma atualização, a qual veio acompanhada da compatibilidade inicial para outros consoles portáteis além do Steam Deck. Entretanto, ela é uma prévia e ainda não está disponível para todos os usuários. Na sequência deste conteúdo, você vai saber onde já é possível ter o SteamOS.
Leia mais:
- Quais as melhores alternativas ao Steam Deck?
- 6 coisas que você precisa saber antes de comprar um Steam Deck
- 4 motivos para você comprar um console Steam Deck
O que é e para que serve o SteamOS?
O SteamOS é o sistema operacional da Valve baseado na distribuição Arch Linux, com recursos específicos e interface voltada a jogos. Além disso, ele oferece uma otimização para o desempenho dos jogos em relação ao Windows, por exemplo.
Esse sistema consegue extrair o máximo de desempenho dos recursos dos consoles portáteis.
É possível instalar SteamOS em outros consoles portáteis além do Steam Deck?
Como já dito neste texto, a Valve já havia anunciado que começaria a liberar o SteamOS para outros consoles portáteis.
Todavia, antes mesmo disso, no início de 2024, a Ayaneo, empresa chinesa de portáteis para jogos e mini PCs, anunciou o primeiro produto a rodar o sistema operacional SteamOS, o Next Lite. Ele foi apresentado como uma ótima opção de equipamento em relação ao custo-benefício para quem deseja ter um PC portátil rodando SteamOS.
Além disso, no início de 2025, foi anunciado que o Legion Go S, o qual faz parte da segunda geração de consoles portáteis Legion Go, é equipado com o SteamOS. Por meio dele, o dispositivo pode salvar o progresso dos jogos na nuvem, dando maior integração com os PCs.
No entanto, o sistema ainda não está liberado oficialmente em outros consoles importantes, como é o caso do ASUS ROG Ally. Nele, o SteamOS 3.8 já roda, mas a sua instalação só é possível de forma não-oficial no modelo com processador AMD Ryzen Z1 Extreme.
Porém, testes realizados pelo youtuber The Phawx, famoso por seu conteúdo técnico sobre handhelds, mostraram que o sistema na versão vanilla (básica), apesar de ter um bom funcionamento, ainda não torna o portátil da ASUS melhor do que o Steam Deck no quesito desempenho, principalmente em relação ao controle térmico e à eficiência energética.
Outro console portátil que roda o SteamOS por meio do BazziteOS – uma distribuição Linux de código aberto desenvolvida como alternativa ao SteamOS 3 da Valve – é o Ayaneo 2, o qual apresenta um bom desempenho com o sistema.
Nele, há a possibilidade de instalar o sistema por meio da ChimeraOS, uma distro que também foi feita para rodar o SteamOS em outros equipamentos. Apesar de a maioria dos consoles portáteis citados ainda não ter oficialmente o SteamOS, é provável que em um futuro próximo isso aconteça, pois é um dos principais objetivos da Valve.
O post É possível instalar SteamOS em outros consoles portáteis além do Steam Deck? apareceu primeiro em Olhar Digital.