É seguro usar celular sem capinha? Entenda a verdade por trás da proteção
Por muito tempo, comprar um celular novo era sinônimo de comprar uma capinha e uma película, como acessórios essenciais para o celular. Contudo, com a evolução das resistências dos celulares modernos, surgiu uma nova tendência de usar o celular sem capinha, mas será que vale mesmo a pena deixar a capa protetora de lado?
- 7 capinhas para proteger o seu iPhone 16
- 5 acessórios para celular que foram febre e hoje ninguém usa
Para responder essa pergunta, o jornalista Thomas Germain, da BBC, ficou um mês usando seu celular sem o acessório. Além disso, tivemos relatos da redação do Canaltech sobre o cotidiano de usar o celular sem capinha e vamos contar para você nossas impressões sobre o tema.
Vale a pena usar o celular sem capinha?
Segundo os testes do jornalista da BBC e na experiência da redação do Canaltech, não vale a pena usar o celular sem capinha. Apesar dos certificados de resistência dos celulares ter evoluído significativamente nos últimos anos, sobretudo, nada disso substitui a capa protetora.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Quedas laterais, por exemplo, podem deixar marcas na construção do aparelho. Além disso, com o passar do tempo, a tendência é de que a proteção própria dos smartphones perca eficiência. Assim, o dispositivo fica mais propício a sofrer com quedas.
Ou seja, apesar dos testes rígidos das fabricantes, o ideal é manter o uso da capinha para aumentar a longevidade do celular.
A certificação militar e o vidro mais recente da Corning podem proteger o aparelho da primeira e da segunda queda, mas se você usa o celular sempre sem capinha, a chance de ele cair muitas vezes é grande, considerando que acabamentos em metal e vidro são realmente escorregadios.
Por outro lado, vale cada usuário ponderar se é necessário manter o design traseiro à mostra, claro, com cuidado redobrado para quedas.

Capinha oferece malefícios?
Também vale mencionar que a capinha pode proporcionar algumas desvantagens quando usada a todo momento. Confira abaixo alguns resultados de usar a capa protetora por tempo prolongado, que vão além do design e estética:
- Dissipação de calor: por ficar na mesma área que a bateria, durante o carregamento, a capinha pode fazer com que o celular esquente na hora de carregar. Assim, o ideal é remover a capa durante a recarga se você perceber calor excessivo;
- Ergonomia: sem a capinha, o celular tende a ficar mais leve e, consequentemente, mais confortável de usar;
- Sensação tátil: além de ficar mais leve, é comum encontrar usuários que preferem a sensação de usar o smartphone com o acabamento original, ou seja, sem a capa.
Em outras palavras, a menos que você seja extremamente cuidadoso com o celular e, em nenhuma hipótese, derrube ele, além de preferir o visual original do aparelho, o ideal é manter o uso da capinha, mesmo com a maior resistência dos celulares modernos.
Leia mais
- Como limpar uma capinha transparente de celular
- Celular rosa da Paris Hilton: Motorola Razr 50 Ultra ganha capa que vira bolsa
- Capinha com espinhos é feita para proteger celular contra ladrões
VÍDEO: Guia Prático: Escolhendo acessórios compatíveis para seu Smartphone
Leia a matéria no Canaltech.