Elenco de Mufasa: O Rei Leão fala sobre jornada e complexidade dos personagens
Estreia na próxima quinta-feira (19) nos cinemas de todo o Brasil o filme Mufasa: O Rei Leão. Animação fotorrealista, o título é ambientado após os eventos do remake de O Rei Leão (2019), mas conta por meio de flashbacks uma história anterior ao filme, que mostra a jornada de Mufasa para tornar-se rei.
Dirigido por Barry Jenkins, o filme teve sua coletiva mundial realizada no último dia 9, quando além do cineasta e do compositor Lin-Manuel Miranda, parte do elenco de vozes da produção também participou do evento. O Canaltech esteve presente na entrevista virtual e conta abaixo alguns dos principais assuntos de destaque na conferência.
Mufasa tem trajetória inesperada
Dedicado à memória de James Earl Jones – a voz original de Mufasa, que morreu em setembro deste ano –, o novo filme da Disney é narrado por Rafiki, que conta como o pequeno órfão Mufasa é salvo pelo jovem príncipe Taka (mais tarde conhecido como Scar), e torna-se tão próximo dele quanto um irmão.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Uma história de origem diferente daquela que sempre foi considerada canônica na franquia, e que coloca agora Taka como o verdadeiro herdeiro da linhagem real.
“Foi muito legal ler o roteiro de Jeff [Nathanson] e ver que todas essas coisas que concretizamos ao longo de 30 anos sobre como alguém se torna o pai perfeito e o líder perfeito – assim como minhas suposições sobre qual era esse caminho –, não estavam totalmente corretas”, contou o diretor do filme durante a coletiva de imprensa.
Jenkins, que contou vir de uma infância parecida a de Moonlight (título dirigido pelo cineasta sobre um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami), disse nunca ter imaginado que poderia trilhar o mesmo caminho de alguém como Mufasa. Uma percepção que foi alterada ao ter contato com o filme da Disney.
“Quando li o roteiro pela primeira vez, percebi que, bem, espere um segundo, Mufasa cresceu com uma família que o encontrou – da mesma forma que eu. Eu consegui me ver em Mufasa por meio dessa narrativa […] e percebi que o público também se sentiria mais próximo se fizéssemos nosso trabalho, escolhêssemos as pessoas certas e nos inclinássemos a construir uma vida na qual as pessoas pudessem se ver”, revelou.
Tendo o roteiro em mãos, a equipe mergulhou então na melhor forma de contar essa narrativa, que promete mostrar uma jornada muito diferente – e bem mais sofrida – do que a maioria dos fãs de O Rei Leão poderia prever.
“O início dessa jornada envolveu ser separado de sua família, tornar-se órfão, ser condenado ao ostracismo, ser degradado e dispensado. E, apesar de todas essas circunstâncias, abraçar tudo isso e canalizar [essas dores] para algo que o eleva e eleva as pessoas ao seu redor. E então tornar-se, você sabe, o rei”, explicou Aaron Pierre, ator que faz a voz de Mufasa já crescido.
Filme garante diversão com Timão e Pumba
Timão e Pumba serão novamente feitos por Billy Eichner e Seth Rogen (Imagem: Divulgação/Disney)
Apesar de todo o drama que promete circundar os personagens principais da história, o tom cômico de Mufasa está garantido pela presença de Timão e Pumba, que dublados por Billy Eichner e Seth Rogen, respectivamente, prometem adicionar comentários bastante engraçados à história contada por Rafiki.
Dupla conhecida por sua veia cômica, Eichner e Rogen já deram vida ao adorável suricato e seu camarada javali no live-action de 2019. E, agora, além de terem improvisado uma “quantidade absurda”, nas palavras do próprio Eichner, puderam gravar suas cenas juntos – algo incomum para esse tipo de filme, mas que permitiu aos atores divertirem-se como se estivessem em uma comédia de ação ao vivo tradicional.
“Acho que eles [Timão e Pumba] são personagens relacionáveis em muitos aspectos. Acho que em um filme que trata de muitos atos heroicos – e de pessoas que se colocam à disposição de maneira espetacular –, eu realmente me identifico com os dois caras que estão sentados à margem, brincando“ contou, entre risos, o ator Seth Rogen.
História pretende mostrar nuances dos personagens
Filme quer estabelecer diálogo com crianças e adultos sobre como nem todos nascem bons ou ruins (Imagem: Divulgação/Disney)
Com trilha sonora de Nicholas Britell, Hans Zimmer e Pharrell Williams, além de canções do aclamado compositor Lin-Manuel Miranda, Mufasa chega com grandes expectativas às telonas de todo o mundo.
Além de dar continuidade ao legado de uma das animações mais clássicas da história do cinema, o longa pretende estabelecer uma conversa entre pais e filhos, mostrando que ninguém nasce mocinho, ninguém nasce bandido. E a história de Mufasa e Taka, até chegar ao Rei Leão, tem nuances, assim como na vida real.
“Ninguém nasce vilão, entende o que quero dizer? Qualquer pessoa que esteja com muita raiva provavelmente foi muito machucada em algum momento”, finalizou o ator Kelvin Harrison Jr., que dá vida a Taka já crescido.
Mufasa: O Rei Leão estreia em 19 de dezembro nos cinemas brasileiros.
Leia também:
O ciclo da vida: 25 anos de O Rei Leão O Rei Leão bate Frozen e lidera ranking de maiores animações da Disney Teaser de Mufasa: O Rei Leão é tudo o que primeiro filme deveria ser
Leia a matéria no Canaltech.