DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Equipe de Elon Musk usa IA no governo e pode ter violado leis de privacidade

A equipe DOGE, liderada por Elon Musk no governo dos EUA, tem expandido o uso do chatbot de inteligência artificial Grok para analisar dados federais, levantando sérias preocupações sobre conflitos de interesse, uso indevido de informações confidenciais e possíveis violações de leis de segurança e privacidade, segundo revelou uma investigação exclusiva da Reuters com base em fontes internas e documentos revisados.

Segundo três pessoas com conhecimento direto das operações, o Grok — desenvolvido pela xAI, empresa de IA fundada por Musk — vem sendo utilizado por membros do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) para responder a perguntas, gerar relatórios e realizar análises de dados, mesmo sem a aprovação formal de órgãos como o Departamento de Segurança Interna (DHS).

Há indícios de que funcionários do DHS foram pressionados a utilizar a ferramenta, contrariando diretrizes estabelecidas.

Leia mais:

Acesso indevido a dados sigilosos

  • Cinco especialistas consultados pela Reuters alertam que o uso do Grok em dados sensíveis pode infringir normas federais, dar à xAI acesso indevido a informações estratégicas e criar vantagem desleal em contratos públicos.
  • A xAI afirma em seu site que pode monitorar os usuários para “fins comerciais específicos”, intensificando as preocupações sobre a privacidade dos dados.
  • Além disso, fontes indicam que a equipe DOGE tentou treinar o Grok para detectar falta de “lealdade” à agenda política de Trump por parte de servidores públicos — conduta que poderia violar leis federais que protegem funcionários de interferência política.
  • A situação se agrava com relatos de vigilância algorítmica em computadores de agências do Departamento de Defesa, embora o Pentágono negue envolvimento direto do DOGE nesses processos.
Ferramenta de IA da xAI estaria sendo utilizada para acessar dados confidenciais sem aprovação formal (Imagem: Joshua Sukoff / Shutterstock.com)

Suspeitas de conflito de interesses

Elon Musk, oficialmente um funcionário especial do governo, pode estar em rota de colisão com estatutos criminais que proíbem beneficiamento pessoal em decisões oficiais.

Especialistas como Richard Painter, ex-assessor ético da Casa Branca, afirmam que a atuação da equipe DOGE “dá a impressão de autopromoção”, o que, mesmo que não processável criminalmente, compromete a integridade administrativa.

Embora o DOGE afirme estar focado em combater fraudes e ineficiências, o uso de tecnologias privadas sem aprovação formal e a falta de transparência geram um cenário de risco para a segurança nacional e para os direitos civis dos cidadãos.

A Casa Branca, Musk e a xAI não responderam aos pedidos de comentário da Reuters.

Elon Musk com a boca aberta e as mãos espalmadas
Investigação aponta uso indevido da IA de Musk (Imagem: Frederic Legrand – COMEO/Shutterstock)

O post Equipe de Elon Musk usa IA no governo e pode ter violado leis de privacidade apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box