Equipe de universidade brasileira participa de competição de engenharia no Canadá
O Brasil estará presente em uma competição internacional de engenharia e exploração espacial representado por uma equipe do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense (UFF).
O time “The Myths Brazil” foi o único a ser selecionado no país para participar do Canadian International Rover Challenge (CIRC) 2025 entre os dias 8 a 11 de agosto na cidade de Drumheller, na província de Alberta, Canadá.
Essa é a nona edição do evento criado para estudantes do ensino superior competirem e exibirem seus rovers, veículos projetados para exploração espacial e coleta de amostras na superfície de um planeta, por exemplo.

Disputa acirrada…
- A competição foi criada para desafiar os alunos a projetar, construir e operar um rover capaz de navegar e completar tarefas em uma superfície marciana simulada, ao lado de assentamentos humanos;
- Ao longo do evento, as equipes terão de cumprir tarefas que exigem “habilidades de resolução de problemas e conhecimento técnico”, incluindo travessia de terrenos, operação de forma autônoma e manipulação de um braço hábil. Um dos cenários prevê o seguinte:
- A unidade de suporte de vida de um astronauta está sinalizando que ele sofreu um ferimento grave. Os rovers são encarregados de localizar o astronauta, determinar se ele ainda está vivo e devolvê-lo à ala médica para avaliação. Os rovers também precisam inspecionar a área do incidente e coletar evidências antes que ela seja destruída pela tempestade solar. Com base nas evidências, as equipes determinarão o principal suspeito.

Leia Mais:
- Um rover para chamar de seu? Agora você pode ter um
- Coisa de filme! Conheça o Eagle, jipinho lunar futurista
- Rover privado vai substituir modelo da NASA em Marte
Brasil bem representado
Em entrevista à Agência Brasil, a The Myths Brazil contou que vem participando de competições de engenharia nacionais e internacionais desde a formação da equipe, em 2017.
A iniciativa faz parte do Programa de Educação Tutorial em Engenharia Mecânica (PET-MEC), coordenado pela professora Fabiana Rodrigues Leta e financiado pelo Ministério da Educação.
“Esses alunos viram um rover em um evento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Niterói, e ficaram encantados com a perspectiva de desenvolver um, conversaram comigo, como tutora, e trouxeram a ideia”, relembra a professora à reportagem.
Em 2018, os alunos foram selecionados para participar do NASA Human Exploration Rover Challenge e foram premiados com o AIAA Neil Armstrong Best Design Award pela construção de um rover com três rodas, segundo o artigo.
O post Equipe de universidade brasileira participa de competição de engenharia no Canadá apareceu primeiro em Olhar Digital.