Exclusivo: Sandisk fala como SSDs Creators Series podem revolucionar mercado
A Sandisk lançou recentemente a sua nova linha de dispositivos de armazenamento Creator Series, voltada para criadores de conteúdo, como a produção de materiais gráficos, edição de vídeos e outras atividades que streamers e youtubers necessitam em seu cotidiano.
- Sandisk anuncia plano de lançar SSDs com 1 petabyte
- Review WD Black SN770 | SSD gamer para quem quer desempenho sem gastar muito
O Canaltech falou com o engenheiro de aplicações e suporte ao cliente de distribuição na América Latina da Sandisk, João Van Dinteren, e com o Country Manager da companhia, João Almeida, sobre os diferenciais destes novos produtos e quais são os planos da Sandisk para 2025 e além.
Além da entrevista, a reportagem teve acesso a diversas informações sobre como as inovações tecnológicas da Creator Series podem representar um salto para a Sandisk na nova fase pós-cisão com a Western Digital.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Avanço da Sandisk em desempenho
O engenheiro João Van Dinteren destacou o caminho que tomaram para trazer a Creator Series ao mercado, que traz foco em performance e correção de problemas em produtos passados.
“Quando você fala em criadores, eles precisam de performance, durabilidade e confiabilidade nos dados. Então, tudo isso foi levado em consideração durante o projeto, bem como lições aprendidas de problemas ou acontecimentos no passado em projetos e em firmware, as melhorias vêm incorporadas em todos os produtos”, afirma João Van Dinteren.
De acordo com o especialista, o projeto da linha Creator Series da Sandisk traz aprimoramentos em capacidade de armazenamento, durabilidade e na velocidade de operação de cada um de seus novos SSDs, cartões microSD e outros que pertencem à família.
Um dos grandes destaques da linha é o SSD portátil Creator Pro, um modelo compacto que consegue atingir taxas de transferência de até 2.000 Mbps em dispositivos compatíveis. A proposta da Sandisk é oferecer opções “premium” para os criadores de conteúdo.
“Existem alguns celulares que são USB 3.2 Gen 2×2. Nesses dispositivos, se você conectar o Creator Pro, você vai ter essa performance. O que limita a velocidade máxima dele é o host, ou seja, quem controla ele. Existem celulares hoje e outros equipamentos que conseguem conectar e atingir essas taxas”, reforça João Van Dinteren.

Além de ter o dispositivo compatível com a tecnologia, Dinteren também ressalta que é importante ter os acessórios que auxiliem nisto, como cabos que dão suporte a essas velocidades. De acordo com o profissional, a aquisição do Creator Pro já conta com um conector que atinge esse desempenho.
Diferenças da Creator Series
João Van Dinteren também reforça em que a Creator Series se destaca em comparação aos demais produtos da Sandisk disponíveis no mercado.
“Quando você olha as especificações dele e de outros produtos, podem soar idênticas. Mas não são. Você começa a ter questões de ‘endurance’. Apesar de não ser descrita nas specs do produto, quando você fala sobre a Creators, você tem que ter essa ‘endurance’ garantida. Ele vem com testes de qualidade que garantem isso. Outra coisa, o firmware é voltado para atender ao fluxo de dados, que vem constantemente do produto, então eles têm essa diferenciação de fluxo de dados nessa linha”, afirma o engenheiro de aplicações e suporte ao cliente de distribuição na América Latina da Sandisk.
Outra grande diferencial é que a Creator Series chega aos profissionais com pacotes de assinatura, que podem auxiliar os projetos em que estão trabalhando e impulsionar o desempenho do que apresentam ao público.
“Falei de firmware e de especificação, mas ele vem com um mês grátis de Adobe Creator. Dependendo do produto, você tem acesso a certos serviços do Adobe. E, em cima disso, você consegue visualizar o que você pode estar gerando com os produtos”, afirma João Van Dinteren.

Investimentos da Sandisk no Brasil
Com a separação das atividades entre a Sandisk e Western Digital, a companhia decidiu seguir investindo no mercado nacional e trazer mais de seus produtos de alto desempenho ao país. Ao lado do Country Manager, João Almeida, nós pudemos explorar mais sobre os planos para o Brasil.
E o principal tema do papo foi de como eles desejam aproveitar essa nova fase para criar oportunidades na região.
“Começamos com a nova Sandisk em fevereiro deste ano, quando nos separamos da antiga Western Disk. Esse é o primeiro evento que trazemos a nova Sandisk. Você já percebe, visualmente, um novo logo. É um logo totalmente diferente do anterior, onde a gente quer aproximar a nova Sandisk ao público gamer, ao público mais jovem”, afirma João Almeida.

Para o Country Manager, a gamescom latam 2025 foi a oportunidade ideal de atingir o público-alvo de sua nova linha de produtos — tanto a Creator Series quanto dos demais SSDs, cartões microSD e diversos outros que estavam expostos no seu estande.
“Queremos trazer esse público para cá. Nada melhor do que você lançar uma linha Creator dentro de uma feira gamer. Porque você tem muitos creators que são gamers e muitos gamers que são criadores de conteúdo. Eles conversam perfeitamente. Fora isso, a gente está lançando produtos da linha gamer, principalmente o SSD portátil e evoluções da linha SSD Black, que atingem um mercado muito promissor no Brasil”, revela o executivo.
Em nossa “caminhada”, ele mostrou algumas parcerias realizadas ao longo dos últimos meses: como SSDs portáteis com design baseado no PlayStation e Fortnite, cartão microSD com diversos Pokémon e outros que se aproximam mais dos fãs destas marcas e dos produtos.
João Almeida até nos demonstrou o SSD portátil do PlayStation, que tem o diferencial de ser emborrachado e trazer um alto desempenho voltado a jogos. Inclusive, possui uma grande durabilidade: o executivo o pegou e jogou no chão, bem diante da reportagem, depois revelando que ele estava perfeitamente operacional — o que surpreendeu bastante.
“Estamos falando do mercado gamer e do mercado do criador de conteúdo, que são os que mais crescem, são exigentes, que desejam e compram a performance. Então, quando vem uma novidade para o mercado, é o público que quer ter rápido esses produtos. Então, para nós, a Creator Series é uma linha superimportante para ser desenvolvida e um dos nossos focos principais dentro das cinco unidades de negócios que trabalhamos”, afirma o executivo.
O Country Manager reforça que este será um dos maiores destaques da companhia para o ano de 2025, garantindo maior proximidade com os consumidores do meio gamer.
“Dentro do guarda-chuva da Sandisk, você tem Data Center, Client Solutions, Internet das Coisas (IoT) e, entre outras coisas, Gamer e Consumer. Então, esses dois últimos pilares é o que estamos trabalhando fortemente aqui para criar oportunidades. E, obviamente, ter o contato com o consumidor final é muito bom, porque você ouve as recomendações, os problemas, o que eles querem, você entende isso e leva para dentro para tentar trazer soluções para esse público”, revela João Almeida.
Salto com inteligências artificiais
Com a inteligência artificial se tornando um grande elemento dentro da indústria tecnológica desde 2023, a Sandisk está se preparando para trazer um foco maior aos serviços e diferentes tipos de utilização.
“Existem alguns pontos técnicos que são cruciais nesse momento. Um deles é a capacidade. Precisamos de capacidades cada vez mais altas. Se você pegar todas as linhas que estamos trazendo, por exemplo, de SSD interno agora, a gente cortou 250 GB. A gente cortou 250 GB e estamos lançando a partir de 500 GB, além de subir de 2 TB para 4 TB”, afirmou João Almeida.

Além da capacidade, outro aspecto que merece destaque é a performance. Desta forma, o executivo aponta que inteligências artificiais podem trabalhar com uma maior quantidade de dados com esta melhoria.
“É importante ter velocidade de transferência, que é o desempenho, porque ajudará a trabalhar com muito conteúdo e com muita qualidade, com tudo sendo transferido no mesmo momento. Então você precisa dessas duas coisas no gerador. Além, claro, da segurança de softwares”, afirma o Country Manager.
Por fim, João Almeida reforça que a Sandisk está preparada para trazer um maior desempenho com equipamentos compatíveis com as exigências de mercado.
“Tudo isso vem após a forte chegada da inteligência artificial. Ela trouxe muito mais informação, dados mais pesados. Você precisa de equipamentos que consigam fazer essa transferência para um lado ou para o outro. A velocidade é muito maior e a tendência é só aumentar”, revela João Almeida.
Para o Country Manager, as companhias têm de acompanhar o ritmo da evolução para atingir em cheio a indústria tecnológica.

“Essa questão da inteligência artificial está acelerando muito. Você vê que a empresa está tentando acelerar na mesma velocidade para suprir”, afirma o executivo.
Saindo na frente com a linha Creators
A Sandisk está muito satisfeita com o lançamento da linha Creators no mercado, já que ela é a primeira existente que é voltada justamente para influencers, YouTubers, vloggers e outras formas de produzir audiovisual para o público geral.
“Não existe competição específica hoje com uma linha formada para criadores de conteúdo. Em armazenamento em flash, é a primeira linha específica para esse nicho no mercado. É isso que a gente quis trazer de novidade. Exatamente para ter essa identificação. Para a hora que o criador de conteúdo procurar armazenamento, ele não ter dúvida. Ele automaticamente vai procurar os Sandisk Creators”, revela o executivo.
João Almeida afirma que seu design e especificações atingem um ponto em particular, onde os criadores de conteúdo poderão encontrar a sua linha sem qualquer dificuldade.
“Por isso são produtos tão específicos, com capacidades tão específicas e com visual específico para esse tipo de consumidor. Ele encontra todas as soluções de armazenamento, desde um pendrive, um micro SD, um SD card, um SSD portátil, um desk drive, dentro dessa linha. Essa é a principal ideia. Foi criada para suportar a carga de trabalho desse público”, diz João Almeida.
Estratégia da Sandisk
Para o lançamento da linha Creators, a Sandisk trabalhou em parceria com o KaBuM! e esta é a única loja virtual que está comercializando os novos produtos dentro do Brasil. No entanto, de acordo com o Country Manager, cada produto terá sua própria análise de propostas em nosso mercado.
“Essa estratégia que trouxemos para a gamescom junto com o KaBuM!, de fazer o lançamento exclusivo da linha Creators, não é uma novidade para a gente. Esse tipo de parceria, ela faz parte da estratégia da empresa. O que define a gente fazer exclusivo com um player ou não é o produto, a linha, quem que a gente quer atingir, se o player é forte nisso, é fraco naquilo. Então isso já faz parte do nosso DNA”, revela João Almeida.
De acordo com o executivo, a análise deles passa pelo público-alvo até o potencial que o e-commerce pode atingir para determinar se realizará um acordo do tipo ou se seguirão de forma mais ampla.
“Pode acontecer em breve outras parcerias semelhantes a essa e funciona muito bem, porque a gente coloca todos os esforços no mesmo lugar. São lugares que têm fluxo muito grande e com perfil muito parecido do que a gente quer atingir”, conclui o Country Manager da Sandisk.

Durante a entrevista, também foi comentado sobre o que eles trarão ao país e quais são os planos que eles têm para o público daqui. E se vimos uma evolução nos últimos anos, a estratégia é manter o ritmo que só cresce.
“Estamos muito focados no desenvolvimento da linha Creators, que é a nossa queridinha nesse momento. A linha Gamers, no mercado mundial, continua crescendo muito fortemente e no Brasil não é diferente, basta ver por este e outros eventos que estão aqui. Vamos continuar muito focados em trazer produtos com alta tecnologia, performance, qualidade Sandisk, que eu acho que é a grande fortaleza da empresa”, afirma João Almeida.
Além disso, o objetivo é encurtar ainda mais os espaços que há entre os lançamentos globais e a chegada destes produtos no Brasil.
“Todos que visitaram o stand ficaram surpresos, porque não esperavam ter uma linha de produtos diferentes, falando de armazenamento. Queremos focar muito em relação a isso e trazer sempre novidades. Quando lança lá fora, no passado a gente tinha aquele espaço de três meses para chegar no Brasil. Estamos encurtando, agora lançamos na mesma semana ou até duas depois”, diz o executivo para tranquilizar o público.
Também há uma questão econômica, principalmente quando falamos das taxas e impostos que existem no Brasil — fora as tarifas e conversão de valores como o euro e o dólar. Porém, ele acredita que isso também é um problema que vem sendo reduzido.
“Essas capacidades altíssimas a gente não trazia no passado, porque o produto ficava muito caro. Agora trazemos vários, como o de 8 TB. Conseguimos diminuir essa diferença de preço que tinha, que era outro problema. Estamos focados em trazer todas as soluções de uma forma rápida para esse público fiel, que é o público brasileiro de Sandisk”, revela João Almeida.

O que virá em 2025 e adiante?
A linha Creators não será a única que virá ao Brasil no ano de 2025, com a Sandisk planejando trazer diversos lançamentos para o nosso país de forma similar.
“Temos alguns produtos no roadmap, agora pro final do ano. Produtos que vão trazer muita performance pro mercado, muito desempenho. A empresa lançou oficialmente o microSD Express. Então, é um produto que a gente já está trabalhando para trazer no Brasil, para o Brasil, que é o primeiro microSD com tecnologia PCIe NVMe”, afirma o executivo.
João Almeida afirma que o produto trará um novo tipo de desempenho ao mercado, principalmente quando se fala de cartão microSD. Vale lembrar que este tipo de produtos chegará em um momento estratégico, já que o modelo é o único compatível com novos dispositivos como o Nintendo Switch 2.
“Você terá um microSD que dentro tem um SSD NVMe. Ele é 4.4 vezes mais rápido que o Xtreme Pro. Com 8.8, você consegue transferir um vídeo de 8K. É uma evolução nessa parte de microSDs, que vai ser um salto agora, você está trazendo o produto para um outro patamar. Estamos trabalhando para trazer o quanto antes para ter esse produto no Brasil. Micro SD Express, 256 GB, 512 GB e possivelmente 1 TB”, afirma o Country Manager.
Leia também no Canaltech:
- Preço dos jogos vai aumentar, mas sabia que já foi muito pior?
- Peças de PC podem ficar até 24% mais caros com as tarifas de Trump
- Western Digital tem SSD PCIe 5.0 mais rápido do mundo, com quase 15.000 MB/s
Leia a matéria no Canaltech.