Filtros, feed cronológico e mais: 5 recursos do Instagram que deixaram saudades
O Instagram passou por inúmeras mudanças nos últimos anos. Nesse vai e vem, recursos que foram removidos da plataforma da Meta, como filtros criados pelos usuários, feed cronológico e conferir quem viu os stories após 24 horas, deixaram saudades nos usuários, e são lembrados até hoje.
- Instagram deixa você criar a sua própria IA para conversar; veja como usar
- Instagram lança feed de vídeos compartilhados com amigos; veja como funciona
5 funções que foram removidas do Instagram
A seguir, relembre 5 recursos do Instagram que deixaram saudades:
- Filtros criados pelos usuários;
- Feed com posts quadrados;
- Conferir quem visualizou os destaques;
- Conferir quem viu seus stories após 24 horas;
- Feed cronológico.
1. Filtros criados pelos usuários
Os filtros criados pelos usuários no Instagram foram removidos em janeiro de 2025, após o fim da plataforma Meta Spark, que era usada para criar os efeitos. Diante da alteração, vários usuários reclamaram da decisão da Meta nas redes sociais e até começaram a pensar em alternativas. Seria a volta do Snapchat?
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

2. Feed com posts quadrados
O Instagram alterou o layout do feed e as imagens quadradas foram substituídas pelo formato vertical. Essa mudança desconfigurou vários perfis e gerou descontentamento entre os usuários da plataforma, que pedem a versão antiga de volta — mas existem algumas dicas para você organizar suas fotos e vídeos na sua página.
3. Conferir quem visualizou os destaques
Quando os destaques foram adicionados nos perfis, o Instagram mostrava a lista de quem visualizou as seleções. Agora, essa funcionalidade não existe mais e você não consegue mais saber quem viu os stories que fixou na sua página.
4. Conferir quem viu seus stories após 24 horas
Assim como os destaques, não é possível ver quem visualizou os stories após 24 horas da publicação. Então, não dá para saber quem está te acompanhando ou verificar se alguém em específico visualizou sua postagem, caso o tempo expire.

5. Feed cronológico
O feed padrão do Instagram é organizado por algoritmos, que analisam as interações do usuário com os conteúdos para sugerir posts mais relevantes. Lá em 2010, esse feed era cronológico e trazia postagens apenas dos perfis que você seguia.
Apesar de o Instagram permitir que o usuário visualize os posts por ordem cronológica desde 2022, a opção não pode ser escolhida como padrão e fica escondida — para acessar, é preciso entrar na tela inicial, tocar em “Instagram” e, depois, escolher a opção “Seguindo”.
Leia mais:
- Como redefinir as recomendações de conteúdo no Instagram
- 4 pontos para entender o botão de “dislike” no Instagram
- Como entender os dados do Instagram Insights
VÍDEO: O algoritmo do seu YouTube, Instagram e Threads está ruim nas recomendações? | Confira:
Leia a matéria no Canaltech.