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GM e LG criam bateria que pode baratear veículos elétricos

A General Motors (GM) e a LG vão passar a vender células de bateria prismáticas ricas em manganês e lítio (LMR, na sigla em inglês) para futuras picapes elétricas e SUVs de grande porte. A estadunidense pretende se tornar a primeira montadora a implementar baterias LMR em veículos elétricos.

Os cátodos de bateria requerem materiais, como cobalto, níquel e manganês, sendo o cobalto o mais caro. Essas células utilizam proporção maior de manganês, mais acessível, ao mesmo tempo em que oferecem maior capacidade e densidade energética.

Engenheiros das duas empresas desenvolveram nova bateria que desbloqueia uma densidade de energia 33% maior em comparação às células de fosfato de ferro-lítio (LFP, na sigla em inglês) de melhor desempenho — a um custo comparável, segundo o comunicado.

Eletrodos em uma amostra de ânodo são alinhados por funcionário (Imagem: GM/Divulgação)

Início das produções

  • A Ultium Cells, joint venture entre GM e LG, planeja iniciar a produção comercial de células prismáticas LMR nos Estados Unidos até 2028;
  • A pré-produção prevista para começar em uma unidade da LG no final de 2027;
  • O projeto final de produção dessas células de bateria LMR será validado no Centro de Desenvolvimento de Células de Bateria da GM em Warren, Michigan (EUA), bem como nas instalações da companhia sul-coreana.

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Bateria com mais eficiência

A GM diz ser líder na autonomia de caminhões elétricos, que, atualmente, utilizam química de alto níquel. Com as baterias LMR, a GM pretende oferecer mais de 640 km de autonomia nesse segmento, além de economias “significativas” em relação ao conjunto atual.

“À medida que buscamos desenvolver a bateria ideal para cada veículo em nosso diversificado portfólio de veículos elétricos, a LMR complementará nossas soluções com alto teor de níquel e fosfato de ferro para expandir as opções dos clientes, impulsionar a inovação em baterias nos Estados Unidos e criar empregos no futuro”, disse Kurt Kelty, vice-presidente de baterias, propulsão e sustentabilidade da GM.

A LG detém o maior portfólio de propriedade intelectual de tecnologia LMR do mundo, tendo garantido mais de 200 patentes nesta área, sendo a primeira de 2010. Na GM, a pesquisa sobre células de bateria de íons de lítio ricas em manganês teve início em 2015.

GM iniciou pesquisas sobre nova célula rica em manganês em 2015 (Imagem: JHVEPhoto/iStock)

“Os futuros caminhões da GM movidos por essa nova química são forte exemplo do nosso compromisso compartilhado em oferecer diversas opções de veículos elétricos aos consumidores”, disse Wonjoon Suh, vice-presidente executivo e chefe da divisão de Baterias Automotivas Avançadas da LG Energy Solution.

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