Goiás prepara homenagem a delegado que rastreou bitcoin de suspeitos em Operação BitTrack

O delegado Felipe Ribeiro Ferreira, da Polícia Civil do Estado do Pará, está prestes a receber uma homenagem no Estado do Goiás, recebendo o Título Honorífico de Cidadania. Ele é um dos profissionais que atuou na Operação BitTrack, que resultou no rastreio de bitcoin e consequente identificação de alguns suspeitos.
Apresentado no início de abril de 2025 pelo Deputado Estadual Delegado Eduardo Prado (PL-GO), o projeto de lei 81/2025 chegou na Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO) e contou com sua aprovação na última terça-feira (29).

O delegado agora aguarda a sanção do Governador Ronaldo Caiado (União), que precisa aprovar a homenagem. Caso o governador não aprove, pode vetar o projeto aprovado na ALEGO.
Grandes contribuições ao Estado de Goiás, como participação em operação que rastreou criptomoedas de suspeitos, levou a criação de projeto de lei
Ao justificar o novo projeto de lei, o parlamentar de Goiás destacou os principais pontos na trajetória do delegado Felipe Ribeiro Ferreira, vinculado a PCPA.
Atualmente, o policial civil está lotado no Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Assim, tem tido papel de destaque na investigação e inteligência de crimes praticados no ambiente digital, inclusive em operações de grande relevância nacional.
De acordo com a Agência Assembleia de Notícias de Goiás, o delegado também coordenou e apoiou diversas operações integradas com o Estado em 2024. Duas das principais são as operações “Código Falho” e “Alvará Criminoso”, todas interligadas com outras policias civis de outros estados, em investigação de boletos falsos e lavagem de dinheiro.
O delegado também apoiou a operação “Bittrack“, com o objetivo de desarticular as organizações criminosas envolvidas na prática de fraudes bancárias em gerenciadores financeiros utilizando criptomoedas, numa ação conjunta com outras polícias. O resultado foi o cumprimento de 64 mandados de busca e apreensão e a recuperação de R$ 377 mil em espécie e US$ 2 mil em criptoativos.
Homenagem a delegado por combate a crimes no mercado de criptomoedas é pioneira no Brasil
A nova homenagem a um profissional da polícia que atuou no combate a crimes com criptomoedas é a primeira do Brasil.
Como um mercado emergente, as autoridades ainda se capacitam sobre o tema, ou seja, a homenagem mostra que o combate aos crimes de criptomoedas ganham destaque crescente.
De qualquer forma, se aprovado, o delegado deverá comparecer na ALEGO para cerimônia de entrega da homenagem.
Fonte: Goiás prepara homenagem a delegado que rastreou bitcoin de suspeitos em Operação BitTrack
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.