DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Google usa IA do Gemini para estudo de idiomas; saiba como funciona

O Google lançou três experimentos de inteligência artificial (IA) para ajudar usuários a aprender idiomas. O projeto chamado “Pequenas Lições de Idiomas” foi desenvolvido a partir dos modelos do Gemini e se divide em aprendizagem de frases específicas, técnicas para soar menos formal e o uso da câmera para aprender palavras de objetos ao redor. As novidades estão disponíveis no Google Labs. 

O experimento do Google é dividido em ferramentas como o “Tiny Lesson”, em que é possível descrever uma situação cotidiana como “ir ao mercado” e receber sugestões de conversas e dicas de vocabulário adaptadas ao contexto sugerido. Assim, o usuário poderá aprender a iniciar uma conversa fiada com alguém ou quebrar o gelo em algum tipo de situação. 

Outro experimento é o “Slang Hang” é um recurso que auxilia o novo falante a soar menos formal no outro idioma e conseguir ter uma pronúncia mais “natural”. Isso foi implementado porque o processo de aprendizado geralmente ensina o formato formal da língua e a ferramenta consegue ajudar na fala mais coloquial, assim como no aprendizado de gírias. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O terceiro recurso chamado “World Cam” ajuda o usuário no processo de conhecer e entender o ambiente ao seu redor. Assim, com o uso da câmera é possível apontar para algum objeto para aprender seu nome e pronúncia. 

(Imagem: Captura de tela/Emanuele Almeida/Canaltech)
Google lançou três experimentos de inteligência artificial (IA) para ajudar usuários a aprender idiomas (Imagem: Captura de tela/Emanuele Almeida/Canaltech)

Como o projeto funciona

O projeto em testes pelo Google é similar aos modelos de aprendizagem aplicados pelo Duolingo, referência na aplicação de estudo de idiomas em dispositivos móveis, mas consegue oferecer opções multimodais de aprendizagem, como o uso da câmera, por exemplo. 

Segundo o Google, a criação dos experimentos foi possível através de prompts iniciais simples como “Você é um tutor de [língua-alvo] que é bilíngue em [língua-alvo] e [idioma de origem] e um especialista em criar conteúdo educacional que seja adaptado às metas de uso da linguagem dos alunos”. A partir do prompt base, foi possível refinar e estabelecer outros parâmetros de criação dos modelos de aprendizagem com os recursos da API do Gemini. 

Teste os exercícios

As “Pequenas Lições de Idiomas” podem ser acessadas pela plataforma Google Labs, que reúne recursos experimentais de IA da empresa, e tem suporte ao português. Para conferir os exercícios, acesse o site oficial (https://labs.google/lll/pt).

Leia mais:

VÍDEO: Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box