Guia de leitura de Os Cavaleiros do Zodíaco
Criado por Masami Kurumada em 1986, Os Cavaleiros do Zodíaco (CDZ) virou uma verdadeira febre entre as crianças e os jovens. Com lutas iradas, bonecos colecionáveis e diversas armaduras inspiradas nas constelações, a obra não demorou para atravessar o planeta e virar a cabeça dos brasileiros.
- 10 melhores quadrinhos de todos os tempos
- 10 HQs de super-heróis produzidas por celebridades que você nem imagina
Porém, já se passaram quase 40 anos desde a publicação de seu primeiro capítulo nas páginas da Weekly Shonen Jump e muitos ainda sentem dúvida do que devem ou não ler. Afinal de contas, a trama se expandiu bastante e traz diversas abordagens que podem ser interessantes para quem viu Seiya e seus amigos salvarem Atena no passado.
Confira diversas publicações que já chegaram ao Brasil de Os Cavaleiros do Zodíaco e o que já pode ler destas obras:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
11. Os Cavaleiros do Zodíaco
A história clássica de Os Cavaleiros do Zodíaco, nela conhecemos Seiya de Pégaso — um jovem que adquiriu sua armadura de bronze recentemente e deseja encontrar a sua irmã. Porém, com forças malignas ameaçando a paz na Terra, ele e seus novos amigos partem em uma jornada para proteger a deusa Atena.
É inegável que essa trama fez parte da infância de muitos, que viram Seiya e os outros subindo pelas 12 casas dos Cavaleiros de Ouro, enfrentando Poseidon e, por fim, confrontando as forças de Hades e seus Espectros. A série já foi publicada no Brasil diversas vezes, seja pelos volumes antigos e finos dos anos 2000 até a versão definitiva (padronizada ao formato atual).

10. Os Cavaleiros do Zodíaco: Next Dimension
Sequência direta dos eventos vistos em Os Cavaleiros do Zodíaco, na trama de Next Dimension (2006) vemos Atena tentando voltar ao passado para salvar a vida de um de seus maiores aliados. Porém, ela mais uma vez desafia os deuses e começa a enfrentar as consequências de seus atos no passado.
Enquanto isso, a lendária 13ª Armadura de Ouro — do signo de Serpentário — ressurge e bagunça toda a exploração dos cavaleiros no passado. É possível enxergar a movimentação dos deuses e o “vespeiro” que Atena mexe ao tentar salvar um dos heróis, o que pode causar uma guerra maior do que eles já enfrentaram antes.

9. Os Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas
Spin-off de CDZ, aqui a artista Shiori Teshirogi ilustra uma “prequel” da trama original em The Lost Canvas (2006). Nesta história, vemos a Guerra Santa que Dohko e Shion enfrentaram no passado — ao lado de outros grandes cavaleiros e ilustres figuras da mitologia. Ainda que não faça parte do cânone, seu foco em trazer combates e participações mais dignas aos Cavaleiros de Ouro foi um dos maiores destaques da obra.
Na trama conhecemos o trio de amigos Alone, Tenma e Sasha e como o destino moldou os três para se tornarem grandes adversários: Hades, o Cavaleiro de Pégaso e Atena. Enquanto isso, mais elementos são adicionados dentro de um conflito inevitável e que pode alterar tudo o que os fãs conhecem da franquia.

8. Os Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas Gaiden
Em The Lost Canvas Gaiden (2011), temos um “spin-off do spin-off”. A trama aborda histórias paralelas de cada um dos Cavaleiros de Ouro apresentados na obra de Shiori Teshirogi, mostrando o que ocorreu em seus passados e até mesmo no futuro de alguns deles — após a Guerra Santa contra Hades.
No Brasil, foram publicados 16 volumes que ampliam um pouco mais o universo e exploram narrativas pouco vistas na franquia. Nela vemos realidades paralelas, elementos mitológicos que não foram utilizados na trama original e várias outras que ajudam a expandir o material criado nos anos 1980.

7. Os Cavaleiros do Zodíaco: Episódio G
Outra história prequel de Os Cavaleiros do Zodíaco, só que desta vez focada nos Cavaleiros de Ouro da “atual geração”. O protagonista de Episódio G (2002) é Aiolia de Leão e o vemos enfrentando não apenas o passado de seu irmão, mas também uma nova ameaça ao Santuário: Cronos e seus Titãs.
A trama expande bastante a história de cada um dos doze dourados, os mostrando em seu cotidiano e com os dilemas que tem de lidar dentro do templo de Atena. Diferente da trama original e de The Lost Canvas, essa história é ilustrada e escrita por Megumu Okada (não por Masami Kurumada).

6. Os Cavaleiros do Zodíaco: Episódio G Assassino e Requiem
Tanto CDZ: Episódio G Assassino (2014) quanto CDZ: Episódio G Requiem (2020) são sequências diretas dos eventos vistos em Episódio G — com Megumu Okada levando o público a conhecer mais dos deuses e dos Cavaleiros de Ouro, nem que isso precise se expandir para um verdadeiro multiverso.
É a trama que mais se afasta do universo criado por Masami Kurumada e, apesar de ter artes espetaculares, não lê-las não impactará diretamente no que acompanhou da franquia. Ou seja, se acredita que já tem “muita coisa” ao redor da saga de Seiya e dos outros, pode delimitar aqui um ponto que não fará diferença nos demais que pode ler.

5. Saintia Shô
Na trama de Saintia Shô (2013), conhecemos as Saintias: guerreiras que fazem parte da guarda pessoal de Atena, antes mesmo dela ter a companhia de Seiya, Hyoga, Shiryu, Shun e Ikki. Ali conhecemos Shoko, uma garota que deseja encontrar a sua irmã e acaba recebendo a armadura de Cavalo Menor.
Durante a sua narrativa, temos um embate direto entre Atena e Éris — assim como as forças de cada uma das deusas. Claro, para ajudar neste embate, temos a presença de diversos Cavaleiros de Ouro, o que ajuda a consolidar a trama dentro da vasta franquia.

4. Saint Seiya: Dark Wing
Dark Wing (2020) é mais um spin-off de Os Cavaleiros do Zodíaco, que mostra a vida do jovem Shoichiro — um garoto comum e sem qualquer tipo de habilidade que desperta no Mundo dos Mortos. Lá, ele descobre fazer parte dos 108 Espectros de Hades e em uma alta posição.
Apesar de integrar a cúpula do deus dos mortos, ele percebe que diversos colegas de escola e até professores também foram parar no meio desta guerra entre os deuses — tanto como aliados como adversários, que integram o time de Cavaleiros da deusa Atena.

3. Saint Mariya
Em Saint Mariya (2025) conhecemos a jovem Mariya, uma estudante da Academia Graad que acaba herdando a lendária armadura de Pégaso. A trama se passa anos depois dos eventos do original, já que apresenta o personagem Kiki como o Grande Mestre do Santuário.
A obra é voltada para o público feminino, inovando em alguns aspectos para atrair as garotas: as armaduras agora não são carregadas em caixas, mas sim em cards. Além disso, é a primeira vez que o traje de Pégaso é mostrado oficialmente em um personagem que não seja masculino (e muito parecido com o próprio Seiya).

2. Saint Seiya: ReRise of Poseidon
Em Saint Seiya: ReRise of Poseidon (2022), a deusa Nemesis surge para vingar a morte de Thanatos, Hypnos e Hades e seu objetivo é destruir a Terra. Com Atena e seus Cavaleiros ausentes, sobra para Poseidon defender nosso planeta ao lado de seus Generais Marinas — que antes tentaram afogar todo o mundo e agora buscam evitar uma verdadeira catástrofe.
É importante notar que, ao lado de Dark Wing, esta é uma das únicas publicações que focam em grupos que se opuseram às forças de Atena. Toda a trama é focada no deus dos mares e nos seus guerreiros ressuscitados, mostrando vários dilemas e trazendo mais aprofundamento para enriquecer a narrativa que foi criada na obra original.

1. Os Cavaleiros do Zodíaco: Odisseia do Tempo
Diferente dos demais materiais que são spin-offs, em Os Cavaleiros do Zodíaco: Odisseia do Tempo (2022) na verdade temos uma nova forma de contar a história dos protetores da Terra. Ao invés de ser publicada como um mangá, ela na verdade é uma HQ oficial produzida na França.
A trama é focada em Ikki e mostra o Cavaleiro de Fênix enfrentando as forças do destino e do próprio tempo. Assim como visto em Episódio G, o vilão desta história é Cronos — que deseja se tornar o 13º deus do panteão grego. A história em quadrinhos já é publicada no Brasil, através da editora New Pop (porém, não são muitos volumes que estão disponíveis ao público por enquanto).

Leia sabiamente Os Cavaleiros do Zodíaco
Com essas informações em mãos, você poderá decidir melhor o que ler ou não dentro do universo de Os Cavaleiros do Zodíaco. São muitos spin-offs, o que pode confundir muitos leitores, mas ao menos é importante conhecer sobre o que se trata cada uma e como elas impactam a narrativa central.
Neste guia, você conheceu:
- Os Cavaleiros do Zodíaco: Odisseia do Tempo
- Saint Seiya: ReRise of Poseidon
- Saint Mariya
- Saint Seiya: Dark Wing
- Saintia Shô
- Os Cavaleiros do Zodíaco: Episódio G Assassino e Requiem
- Os Cavaleiros do Zodíaco: Episódio G
- Os Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas Gaiden
- Os Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas
- Os Cavaleiros do Zodíaco: Next Dimension
- Os Cavaleiros do Zodíaco
Leia mais no Canaltech:
- As 10 melhores batalhas dos X-Men nas HQs da Marvel
- 6 coisas que precisa saber antes de assistir Karatê Kid: Lendas
- 6 grandes representações de super-heróis fora das HQs da DC e Marvel
Leia a matéria no Canaltech.